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TikTok: saiba mais sobre a rede social que virou febre no Brasil

As marcas têm percebido que construir um relacionamento próximo com o consumidor é um caminho inteligente para o sucesso. Então, não é à toa que aplicativos como o TikTok Brasil têm feito sucesso no mundo corporativo.

Segundo a Statista, em poucos meses após seu lançamento, o TikTok se tornou um dos aplicativos com o crescimento mais rápido do mundo. A empresa afirma, também, que o Brasil foi dono de mais de 10% de todos os downloads do TikTok feitos durante janeiro de 2020.

Quer entender sobre a repercussão do TikTok no Brasil e como ele pode ser uma excelente porta de entrada para o sucesso na internet? Continue a leitura!

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O TikTok Brasil é excelente para ganhar visibilidade na internet. | Foto: Unsplash /Solen Feyissa.

O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social focada no compartilhamento de vídeos curtos. O TikTok é bastante conhecido pelos famosos “challenges”, desafios, em tradução livre, e as “trends”, tendências, em tradução livre.

Além disso, o TikTok é famoso por revelar novos talentos, visto que diversas pessoas que fizeram sucesso no TikTok conseguiram replicar essa fama em outros locais da internet, como o Instagram. O TikTok serve como entretenimento, além de ser uma ferramenta de trabalho. Por isso, novos usuários surgem todos os dias.

Como essa rede social chegou ao Brasil?

O TikTok já fazia sucesso lá fora e foi muito bem aceito quando chegou ao Brasil. Por ter fama de dominar o mercado das redes sociais, o país é bastante visado pelas empresas que trabalham com esse tipo de produto.

Segundo o Canaltech, o Brasil é o país da América Latina mais presente nas redes sociais. E, em entrevista ao portal, Rodrigo Barbosa, community manager do TikTok no país, disse que por adorarem conteúdo de humor, serem criativos e divertidos, os brasileiros são seus usuários preferidos.

Rodrigo ainda conta que o TikTok foi criado para o consumo e a produção de conteúdo criativo, por isso se deu tão bem no Brasil. A Statista aponta que em janeiro de 2020 o TikTok foi baixado 10,9 milhões de vezes no país. Esse dado só confirma o carinho dos brasileiros pelo app.

Quais são as principais Trends do TikTok no Brasil?

As trends são destaques no TikTok Brasil. O TikTok chegou há pouco tempo no país, mas já é conhecido por lançar tendências na internet. E, essas trends do TikTok são excelentes para pessoas que estão começando agora e querem ganhar visibilidade. Pois, esse estilo de vídeo tem muita possibilidade de viralização.

As dancinhas já são a cara do TikTok, muitas pessoas ficaram famosas apenas inventando e reproduzindo passos de dança no TikTok. Mas, não são só as dancinhas que viralizam no TikTok. Então, para você ficar por dentro das trends do app que está conquistando o Brasil, fizemos uma lista com quatro das principais. Confira!

1. Eu estava ocupada pensando sobre…

Essa trend do TikTok é baseada na música “Boys” da Charli XCX. E, consiste, basicamente, em fazer um vídeo com a parte da música onde ela fala: “I was busy thinking about…” (Eu estava ocupada pensando sobre, em tradução livre). No geral, as pessoas colocam algo engraçado para mostrar no que elas estavam pensando, essa é a essência da trend.

2. Cinderela

Nem a música da Fada Madrinha escapou de entrar para a lista das TikTok trends. Os tiktokers usam a música para anunciar uma transformação radical. Funciona em vários contextos. Aliás, as principais trends do TikTok compartilham essa característica.

3. Apresentando os funcionários

Já faz um tempo que estourou no TikTok uma trend na qual uma pessoa dizia apresentar seus funcionários que, na verdade, eram ela mesma apenas agindo de forma diferente. Essa trend ganhou muita força no TikTok entre empreendedores iniciantes e fez bastante sucesso por lá.

4. Contando histórias

Contar histórias não é bem uma trend do TikTok, funciona mais como uma categoria da rede social. Pois, assim como as dancinhas, já é algo que fez tanto sucesso que já faz parte permanentemente do app. Muitas pessoas ficam famosas contando histórias da própria vida no TikTok, inclusive empreendedores iniciantes. 

Como estar por dentro do TikTok?

O TikTok é uma rede social que, como qualquer outra, exige frequência dos que querem ter sucesso. Por isso, é preciso ficar sempre por dentro do que está acontecendo no TikTok, as novas trends, dancinhas e desafios. Acompanhar o TikTok de perto vai te fazer ter ideias e crescer mais rápido.

Para ficar por dentro do que acontece no TikTok, a melhor dica é criar uma conta e acompanhar os vídeos no aplicativo. Afinal, um bom produtor de conteúdo também consome. Acompanhar o reels do Instagram também é interessante para ficar sabendo das novidades do TikTok.

TikTok: Uma ferramenta para empresas?

Já deve ter dado para perceber que o TikTok é muito mais do que um simples aplicativo para passar o tempo. Essa rede social é uma excelente porta de entrada para aqueles empreendedores que estão começando a estabelecer sua presença na internet. Também, é um ótimo lugar para os que já têm sua presença estabelecida mas querem ampliá-la.

Aliás, prova disso é que recentemente foi lançado o TikTok for Business no Brasil. A plataforma é voltada para anunciantes e serve para os que têm mais pressa em crescer no TikTok. Nessa modalidade seus vídeos aparecem como anúncios para os outros usuários.

Mas, ainda é possível crescer e divulgar seu negócio no TikTok organicamente. Inclusive, essa é uma das características que mais chama atenção no TikTok, seu alto poder de viralização. Veja a seguir algumas coisas que você pode fazer para promover sua marca no TikTok.

Adapte as trends do TikTok

Adaptar as trends do TikTok para divulgar serviços é algo que muitos empreendedores já estão fazendo. Utilizando a criatividade é possível adaptar até as famosas dancinhas para divulgar produtos ou serviços.

Construa um relacionamento com os seus seguidores do TikTok

O TikTok, como qualquer outra rede social, pede interação. Por isso, é essencial investir tempo para interagir com seus seguidores. Além de responder os comentários, vale assistir os vídeos de outras pessoas no TikTok e interagir com elas.

Saiba qual é o limite da exposição

Existe um limite entre se aproximar do seu público e se expor mais do que o necessário. Principalmente quando se fala de empresas que querem divulgar seus serviços no TikTok. Pois, é preciso conseguir manter o clima de descontração da rede, sem perder o profissionalismo.

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Fazer uma trend do TikTok é uma excelente maneira de ganhar visibilidade na internet. | Foto: Unsplash /Solen Feyissa.

Portanto, o TikTok Brasil é para todos. Para aqueles que querem ganhar fama com a internet e para os que precisam estabelecer sua presença on-line a fim de promover seus serviços. A rede social é um fenômeno no Brasil, por isso é uma ótima porta de entrada para os que estão começando.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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