fbpx

Saiba mais sobre a versão de Desktop do Telegram

O Telegram se torna mais popular à medida que os outros apps de troca de mensagens apresentam problemas de funcionamento, como no início de 2019. Em março daquele ano, outros aplicativos apresentaram problemas de funcionamento.

Assim, mais de três milhões de usuários aderiram ao uso do aplicativo, no intervalo de 24 horas, sendo essa uma das vantagens do Telegram sobre outras redes sociais, como o Whatsapp: a estabilidade do serviço. Mas você sabe como funciona a versão desktop, o Telegram Web?

Confira nosso texto sobre o Telegram web!

Telegram web
Com grupos que comportam até 200 mil participantes, o Telegram vem crescendo cada vez mais I Foto: Unsplash

O que é o Telegram?

O Telegram é um aplicativo gratuito de troca de mensagens que vem se tornando cada vez mais popular a cada ano que passa. Ele foi desenvolvido por Pavel Durov (que já havia desenvolvido uma rede social de sucesso, a VK) e lançado no dia 14 de outubro de 2013 e assim como Whatsapp, também possui recursos como chamadas de voz e vídeo e tem como principais qualidades a velocidade e a segurança.

 O aplicativo está disponível na app store, para aplicativos do sistema IOS e na Play store para Android, e pode ser usado tanto por smartphones, quanto tablets, notebooks e desktops.

O que é o web Telegram?

O aplicativo agora possui uma versão web, o Telegram Desktop, que é compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux, Chrome e macOS. E, assim como o Whatsapp web, permite que o usuário faça o uso do aplicativo por meio do seu computador ou laptop. Isso o torna extremamente útil para conversas profissionais, pois não é necessário pegar o smartphone, que normalmente possui outros apps que podem distrair o profissional.

Como usar o Telegram no desktop?

O Telegram Web possui um sistema muito intuitivo e fácil de ser utilizado. Acompanhe o passo a passo de como utilizar o Telegram Web:

  1. Primeiro passo: Primeiro, é necessário acessar o site do Telegram Web
  2. Segundo passo: Após acessar o site, será necessário confirmar o número de telefone, informando também o DDD ou abrir o Telegram pelo smartphone e utilizar o QR code.
  3. Terceiro passo: Após inserir o número de telefone, você receberá uma mensagem com o código de confirmação. Esse código também será enviado no próprio app do Telegram.
  4. Quarto passo: Agora basta digitar o código no próprio site do Telegram Web.
  5. Quinto passo: Depois de inserir o código, você irá automaticamente para a tela inicial do Telegram.

Assim como a versão mobile, a versão web do Telegram mantém praticamente todas as funções, como o envio de áudios, fotos, documentos, mensagens e vídeos.

Qual a diferença entre o Telegram web e o WhatsApp web?

Por serem os dois maiores aplicativos de mensagens, é inevitável o surgimento de comparações entre os dois apps, sobre qual o melhor ou qual é o mais completo. Essa comparação pode ser muito útil para quem deseja iniciar a utilizar as plataformas na versão web, seja para conversas casuais ou até mesmo profissionais.

Mas afinal, quais as diferenças entre os dois serviços de mensagens para desktop?

Log in

Em primeiro lugar, é possível analisar a forma de como se conectar aos aplicativos, no caso do Whatsapp Web é necessário escanear o código QR que aparece na tela do computador. Vale ressaltar a necessidade do smartphone estar conectado à internet durante toda a experiência do uso do app. Caso o celular se desconecte, aparecerá uma notificação à esquerda da tela, pedindo para que o usuário conecte o smartphone à internet.

 Existem duas opções para iniciar o Telegram Web: ou escanear o código QR assim como o Whatsapp ou enviar um código de confirmação para o smartphone. Após receber a confirmação via mensagem ou pelo próprio aplicativo, basta digitar o código e pronto, o Telegram irá iniciar.

Diferente do Whatsapp, aqui não é necessário que o smartphone esteja conectado à internet, uma vez conectado ao computador, as conversas ficarão armazenadas na nuvem, portanto, caso acabe a bateria do smartphone, o usuário poderá continuar enviando suas mensagens.

Segurança

Em relação à segurança, cada app possui o seu próprio sistema para proteger a privacidade dos seus usuários, o Whatsapp conta com a criptografia de ponta a ponta, que faz com que apenas você e a pessoa com quem está conversando tenham acesso ao conteúdo desse diálogo, assim como na versão mobile. O Telegram não possui esse sistema de criptografia, porém, essa plataforma permite que o usuário crie uma senha, que deve ser digitada toda vez que for entrar no app.

Ferramentas

No Whatsapp web, é possível encontrar todas as funções básicas da versão mobile, como a troca de mensagens, envio de fotos, áudios, GIFs, figurinhas, emojis e vídeos de até 100 megabytes. É possível visualizar os Status e criar ou participar de grupos. O Telegram possui ferramentas parecidas, como trocas de mensagens, imagens, stickers, emojis, áudios e vídeos de até 2 gigabytes, interação de robôs nas conversas, que orientam novos usuários de grupos e também fazem a tradução de mensagens, ligações de áudio ou vídeo e a exportação do histórico de conversas também é possível.

Em relação à criação de grupos, o Telegram sai na frente pelo fato de serem criados grupos que suportam até 200 mil usuários, diferente do Whatsapp que suporta apenas 256 participantes. Uma ferramenta muito interessante do aplicativo russo, que foi citada anteriormente são os bots, robôs que podem ser programados para diversas funções como recepcionar novos integrantes de grupos, enviar uma mensagem programada, entre outras.

Interface

Nesse quesito, os dois apps são dois parecidos. Na tela inicial existem dois espaços: à esquerda está a lista de contatos e grupos e à direita, o chat. O Telegram apresenta uma variedade de opções de personalização, existem quatro temas e diversas cores para o plano de fundo das conversas, onde também é possível upar fotos da galeria do próprio computador.

O Whatsapp possui dois temas, o claro e o escuro, e também possui várias opções de planos de fundos do próprio app e diversos tons de cores para preencher o fundo das conversas.

Qual o melhor?

No final das contas, a melhor plataforma de mensagens é aquela que se encaixa na rotina de conversas do usuário, sejam elas casuais e particulares ou profissionais. Por serem ambos bem completos, fica à escolha do usuário qual o melhor app de mensagens.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda tudo sobre o marketing indireto

O marketing é uma área essencial para qualquer empresa. Todo empreendedor deve reconhecer que ele interfere nos resultados obtidos pela companhia, afinal suas ações são

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *