fbpx

Verificação em duas etapas: por que usar e passo a passo para ativar

As pessoas nunca tiveram tantas informações em um só lugar como nos dias de hoje. Só na tela do celular, é possível encontrar desde informações básicas como a data de nascimento, CPF e RG até mesmo senhas e registros de bancos, contas e muitas outras coisas.

Por um lado, isso é bom, pois as informações estão todas no mesmo lugar, de forma organizada e prática. Por outro lado, é necessário redobrar a atenção e a segurança das informações presentes no meio digital.

É neste contexto que surge a autenticação, a famosa verificação em duas etapas nos aplicativos. Você já ouviu falar desse  tipo de autenticação? Então, confira nosso artigo!

Entenda como fazer a verificação em duas etapas I Foto: Unsplash

O que é a verificação em duas etapas?

A verificação em duas etapas ou também conhecida como autenticação de senhas em duas etapas é um sistema de segurança que, assim que o usuário se conecta a um app, e-mail ou alguma rede social, um código de verificação é solicitado.

O nome é “verificação em duas etapas” pelo fato de ser composto por duas verificações, primeiro o login e a senha do usuário ao entrar na rede social e o segundo, o código enviado ou no e-mail ou no próprio celular.

Esse código normalmente é temporário, e muda a cada vez que é feita uma nova verificação. Um momento onde praticamente todos já tiveram contato com a autenticação de duas etapas é o de sacar o dinheiro em um caixa, onde o cliente do banco insere o cartão no leitor da máquina (primeira etapa) e depois digita a senha da conta (segunda etapa).

Qual a importância desse tipo de verificação?

Esse sistema de início pode parecer algo bastante banal, mas pode ser crucial para a proteção das informações pessoais ou profissionais presentes nesses apps ou redes sociais.

O processo para ativar essa ferramenta normalmente é bem simples, por meio de um código que é enviado ou via e-mail ou no próprio smartphone. Esse processo simples protege as contas de serem hackeadas ou clonadas, algo muito recorrente nos dias de hoje.

Depois que a verificação é ativada, sempre que o usuário acessar a sua conta em outro dispositivo, a verificação será feita. Assim, a pessoa deverá permitir o acesso à conta para que seja possível visualizar o conteúdo daquele app (conversas, posts ou fotos).

Anualmente, milhares de pessoas são vítimas de golpes digitais, onde há risco de ter arquivos pessoais expostos, e até mesmo o dinheiro roubado. Tendo isso em vista, grandes empresas como Facebook, Instagram, Whatsapp, Linkedin, Apple e até mesmo o Google aderiram a esse sistema de proteção nos últimos anos.

Grande parte das redes sociais já adotaram a verificação em duas etapas I Foto: Freepik

Em quais redes usar

Está vendo como esta autenticação é relevante? Pois bem, a verificação em duas etapas existe nas seguintes redes sociais: Whatsapp, Facebook, Instagram, Linkedin, Conta Google e Conta Apple. Confira, agora, como proceder com a verificação em duas etapas nas diferentes redes sociais.

Whatsapp

Por ser um app que contém muitas conversas pessoais armazenadas, é recomendado que o usuário ative a verificação em duas etapas Whatsapp I Foto: Freepik
  1. Primeiro passo: Ao abrir o whatsapp, clique no ícone dos três pontos, no canto superior direito da tela.
  2. Segundo passo: Após clicar no ícone, uma pequena janela com algumas funções da plataforma aparecerá, clique em “Configurações”.
  3. Terceiro passo: Na página de configurações do app, clique em “Conta”.
  4. Quarto passo: Selecione “Confirmação em duas etapas”.
  5. Quinto passo: Clique em “Ativar” para iniciar a configuração do recurso.
  6. Sexto passo: O app irá pedir para você criar uma senha de seis dígitos, e depois confirmá-la na próxima aba.
  7. Sétimo passo: Informe e confirme um endereço de e-mail, para recuperar o código de segurança caso você o esqueça futuramente.
  8. Oitavo passo: Pronto! Agora a verificação em duas etapas está ativada no WhatsApp, clique na opção “OK” para sair da aba e voltar para a tela inicial do app.

Instagram (H2)

  1. Primeiro passo: Na tela inicial do app, clique no ícone do seu perfil no canto inferior direito.
  2. Segundo passo: Após ir para a tela do seu perfil, clique nas três barras no canto superior direito do visor.
  3. Terceiro passo: Clique em “Configurações”.
  4. Quarto passo: Na página das configurações, clique na opção “Segurança” e logo em seguida, selecione a opção “Autenticação de dois fatores”.
  5. Quinto passo: Após abrir a página da Autenticação de dois fatores, dois comandos aparecerão, o método do aplicativo de autenticação ou por SMS.
  6. Sexto passo: Caso escolha a opção SMS, um código será enviado para o smartphone, copie o código no campo da página da autenticação de dois fatores, no próprio Instagram e clique em “Avançar”.

Após seguir esses sete passos simples, a Autenticação de dois fatores do seu Instagram estará ativada!

Facebook

As redes sociais que pertencem ao Facebook já possuem a opção de ativar a verificação em duas etapas. (Foto: Freepik I Foto: Freepik
  1. Primeiro passo: Na tela inicial do Facebook, procure pelo ícone “Configurações” à esquerda do visor.
  2. Segundo passo: Na tela das configurações, clique em “Segurança”.
  3. Terceiro passo: Clique na opção “Editar”, e procure o espaço “Exigir um código de segurança para acessar minha conta a partir de navegadores desconhecidos”.
  4. Quarto passo: Uma janela de instruções sobre as aprovações de login irá se abrir, após lê-la clique em “Começar”.
  5. Quinto passo: Adicione o seu número de telefone.
  6. Sexto passo: Após receber o código, insira-o no formulário e confirme sua senha.

A partir de agora, sempre que tentar acessar a sua conta por um dispositivo desconhecido, o Facebook lhe enviará um código em seu smartphone. Apenas com esse código você poderá acessar a conta. Pronto, está feita a autenticação em duas etapas.

Linkedin

Veja como é a verificação em duas etapas no Linkedin.

  1. Primeiro passo: Selecione o ícone “Eu”, no canto superior direito da tela inicial.
  2. Segundo passo: Vá até “Configurações e privacidade”.
  3. Terceiro passo: Feito isso, clique em “Acesso e segurança” e depois selecione “Verificação em duas etapas”.
  4. Quarto passo: Selecione “Ativar”. Após isso, uma página com as opções de formas de verificações irá abrir, escolha uma delas e clique em “Continuar”.
  5. Quinto passo: Digite o código de verificação que foi enviado para o seu smartphone, e clique em “Continuar”.

Conta Google (Android)

  1. Primeiro passo: Abra sua Conta Google, em um desktop ou no smartphone.
  2. Segundo passo: Selecione a opção “Segurança”, no painel de navegação.
  3. Terceiro passo: Selecione “Verificação em duas etapas”, na opção “Como fazer login no Google”.
  4. Quarto passo: Clique em “Primeiros passos” e siga as etapas exibidas na tela, de como ativar a autenticação em duas etapas.

Após ativar a verificação em duas etapas, será necessário verificar sua identidade. Após seguir esses passos, sua conta estará protegida com a ferramenta de verificação em duas etapas.

iCloud Apple (IOS)

O passo a passo de como ativar a autenticação em duas etapas ou verificação de duas etapas na conta Apple ou iCloud pode ser usado tanto no iPhone, quanto no iPad ou iPod touch.

  1. Primeiro passo: Acesse a área de ajustes e selecione seu nome.
  2. Segundo passo: Após isso, clique em “Senha e segurança”.
  3. Terceiro passo: Selecione a opção “Ativar Autenticação de Dois Fatores”.
  4. Quarto passo: Depois de clicar em continuar, insira o número de telefone que irá receber os códigos de verificação sempre que uma sessão for iniciada. Você também pode configurar para que o código chegue via mensagens de texto ou ligações automáticas para o telefone.
  5. Quinto passo: Agora basta inserir o código de verificação e confirmar o número de telefone, para ativar a autenticação de dois fatores.

Gostou de aprender sobre verificação em duas etapas? A autenticação ou verificação em duas etapas é mesmo muito importante para a sua segurança e de seus dados.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Benefícios do marketing terceirizado

A terceirização é um assunto bastante recorrente no mundo corporativo. Geralmente, terceirizar serviços traz maior flexibilidade e eficiência em alguns casos. Se você é um

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *