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Quais conteúdos postar no YouTube?

A influência das redes sociais na vida das pessoas é grande. Em tempos onde tudo pode ser feito digitalmente, investir no Instagram, YouTube, Facebook e tantas outras mídias é essencial para quem quer crescer. Mas como produzir conteúdo para YouTube? Como se diferenciar em meio a tantos usuários?

Segundo a Tubics, há mais de 37 milhões de canais no YouTube. Esse número demonstra como a  plataforma de vídeos cresce constantemente e é procurada por diversas pessoas. A verdade é que existem vídeos sobre os mais variados temas para agradar todos os tipos de pessoas.

Neste artigo, vamos mostrar como se destacar e ser diferente ao produzir conteúdo para YouTube. Confira nossas dicas.

Produzir conteúdo para YouTube de forma autêntica. | Foto: Freepik.

Como ser autêntico nos conteúdos para YouTube?

O conteúdo autêntico é aquele que tem produção própria, que trabalha em cima do discurso que adota e expõe para o seu público. O conteúdo para YouTube deve imprimir o olhar do dono do canal a respeito de determinada categoria.

É importante escolher um nicho para seu canal. Após eleger o tema central, é preciso se especializar no assunto, ter propriedade para criar as publicações e tratar de pontos de vista diferenciados e não repetir o discurso de outras pessoas. Esses pontos são importantes para trabalhar a autenticidade dos produtores de conteúdo para YouTube.

Outro fator que garante mais autenticidade para seu vídeo é a proximidade com a realidade. O conteúdo digital não pode ser separado das conexões humanas e deve ser próximo do público. A comunicação tecnológica deve criar e facilitar a identificação.

6 formas de destacar a produção do seu canal do YouTube

Existem mais de 37 milhões de canais no YouTube, por isso, se você tem vontade de criar um canal para produzir conteúdo para YouTube, é preciso se diferenciar. Muitas pessoas pensam que, para produzir vídeos, basta ligar a câmera e começar a falar, mas não é só isso.

Alguns fatores influenciam o reconhecimento e a visibilidade que o canal ganha. É importante destacar que o sucesso dos canais não devem ser medidos apenas por número de inscritos ou de views, mas também pelo alcance de seus objetivos.

Confira, a seguir, as dicas que separamos para ajudar seu canal a crescer com qualidade e engajar as pessoas.

Investir em equipamento de qualidade para gravação e edição

Equipamentos e bons profissionais de gravação e edição fazem toda diferença nos vídeos. Um bom editor permite cortes, inclusão de cores, efeitos, legendas, animações e muito mais. Mas por que isso é importante?

Mesmo que seu conteúdo seja muito interessante, um vídeo de 10 minutos sem nenhum tratamento pode ser entediante e fazer a mensagem principal se perder. Com uma alta qualidade de som e de vídeo, a permanência do usuário nele será muito maior. Da mesma forma, a qualidade influencia na vontade das pessoas de se inscreverem e mandarem o link para conhecidos.

É importante lembrar que a permanência no vídeo é um critério que o algoritmo do YouTube valoriza bastante para recomendar para outras pessoas. Por isso, invista em equipamentos e em uma equipe para garantir qualidade no conteúdo para YouTube.

Pense em nichos diferentes e novas abordagens

Além da dica técnica, o assunto a ser explorado no seu vídeo também é um ponto que deve ser tratado de forma criteriosa. Após escolher o nicho do seu canal, dê uma olhada no que já foi produzido com esse tema e pense em uma forma diferente de abordar a questão.

Não tem problema nenhum ser mais tradicional ou abordar assuntos que outros vídeos já mostraram, mas o ideal é achar seu nicho. Sua intenção deve ser conseguir um espacinho na cabeça das pessoas que crie uma vontade de ver um vídeo que mostre a sua opinião e a sua visão sobre um assunto.

 

Maquiagem é um dos nichos de vídeos. | Foto: Freepik.

Conteúdo especializado

Como criador de conteúdo, é preciso ter responsabilidade a respeito do que é falado para não dar margem para as pessoas interpretarem de forma errada ou serem lesadas com seu conteúdo. Um alto alcance é ótimo, mas lembre-se: quanto maior o seu alcance, maior o poder e a responsabilidade.

Sendo assim, busque sempre conhecimento. Se você não for um especialista na área, tenha muito cuidado ao passar uma opinião como verdade. Pesquise e converse com especialistas antes de expor algo em seus vídeos. Um conteúdo para YouTube analisado e tratado de forma clara é sempre positivo.

Regularidade

A regularidade das postagens de conteúdo para YouTube é um dos fatores para se diferenciar e ser valorizado pelo algoritmo da plataforma. Não há uma regra, mas é importante que exista uma lógica até para as pessoas inscritas em seu canal saberem o que esperar.

Ter o compromisso de postar vídeos regularmente passa uma imagem de profissionalismo e também ajuda o seu canal a se diferenciar de tantas outros. Um ponto estratégico e importante é que se não existir tema para dois conteúdos semanais dentro do nicho que você está inserido, tente fazer apenas um, mas com a qualidade ideal.

Falando sobre a duração dos vídeos, os mais longos monetizam melhor na plataforma, mas só invista nesse formato se for algo natural e tiver assunto. Enrolar o inscrito não é uma boa opção. Ser valorizado pelo algoritmo é ótimo, mas é a pessoa inscrita que consome, recomenda e interage. Portanto, valorize seus inscritos.

Dê espaço para seus inscritos

Não é novidade nenhuma que dar espaço e mostrar respeito aos espectadores é uma parte essencial de produzir conteúdo para YouTube. Afinal, sem os espectadores não há razão para fazer vídeos.

Há diversas formas de criar um espaço para seus inscritos. Você pode pedir sugestões de temas nos comentários ou por meio de e-mail, responder dúvidas ou até conversar com um inscrito em uma chamada on-line. Não faltam maneiras de incluir quem segue seu conteúdo. Como consequências positivas dessa inclusão, o engajamento no canal e respeito pelo seu trabalho crescem.

Trazer convidados

Uma forma estratégica de atrair novos públicos e ganhar mais atenção é trazendo convidados. Você pode chamar especialistas, espectadores e também outros youtubers para fazerem parte do seu vídeo.

Com a presença de alguma pessoa que seja bem-sucedida na plataforma, você atinge os inscritos dessa pessoa. Além disso, se fizer um conteúdo para YouTube legal e interessante, o número de likes e inscrições cresce rapidamente. Se você quer conferir outras dicas e ficar por dentro das últimas atualizações sobre as mídias sociais, o Método Sirius pode te ajudar. Esse projeto, desenvolvido pela empresa Ser Notável, disponibiliza materiais exclusivos e acompanhamento de profissionais para te ajudar a crescer nas redes. Produzir conteúdo para YouTube fica mais fácil com o Método Sirius. Acesse o site e confira.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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