De acordo com uma pesquisa recente da Emarsys, plataforma austríaca de Marketing, 3.2 bilhões de pessoas utilizam pelo menos uma rede social, o que corresponde a 42% de toda a população mundial. A facilidade que os aplicativos proporcionam faz com que as versões mobile sejam as mais acessadas. E, diante de um cenário de multiplataformas, algumas redes sociais destacam-se para determinados perfis de pessoas. Afinal, os usuários não são somente números: são eles que permitem o engajamento e a evolução desses meios tecnológicos.
Algumas redes sociais são destaque, devido ao grande número de adeptos. De acordo com um relatório de 2020 da We Are Social, em parceria com a HootSuite, o Facebook, WhatsApp, YouTube e Instagram são, respectivamente, as redes sociais mais utilizadas no Brasil no ano passado. Na lista também entram Facebook Messenger, LinkedIn, Pinterest, Twitter e TikTok. Em meio a tantas opções, entenda qual combina mais com o seu perfil profissional e quais são as ferramentas que você poderá explorar em seu trabalho.
O Facebook está entre as redes sociais mais usadas. No Brasil, são mais de 130 milhões de contas ativas. Com ele, você pode conhecer outras pessoas e manter contato com as já conhecidas. Além disso, é uma alternativa para gerar negócios por meio da monetização de anúncios (Facebook Ads) da criação de fanpages, do agendamento de posts e das estratégias de Inbound Marketing.
O aplicativo permite o envio de mensagens instantâneas. Devido à possibilidade de compartilhamento de informações e notícias, além das conversas pessoais e em grupos, é considerado uma rede social. Você ainda tem a possibilidade de criar um perfil comercial. Com ele, você disponibiliza catálogos, cardápios, fotos dos produtos, informações sobre o negócio e horário de atendimento. Além disso, é possível criar algumas mensagens padronizadas para atendimento em larga escala e otimizado.
O YouTube já conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Lá, você pode publicar vídeos mais densos e longos sobre os conteúdos da sua empresa e sobre os produtos ou serviços que você vende. Além disso, é um “local” para expor materiais relacionados à sua vida profissional. A rede social é indicada para qualquer tipo de negócio devido à credibilidade transmitida. As pessoas, ao conhecerem a sua imagem por meio dos materiais audiovisuais, passam a confiar mais no seu trabalho.
O Instagram, assim como o YouTube, é uma rede social basicamente visual. Por isso, investir em imagens de qualidade para o seu feed é primordial. Atente-se ao foco e iluminação das fotos: aplique filtro e edite-as, se necessário. E, se você deseja aumentar as vendas do seu negócio, não deixe de trabalhar com as ferramentas disponíveis. Para ter acesso a elas, transforme a sua conta para comercial ou de produtor de conteúdo
O Instagram permite a monetização de anúncios, assim como o Facebook. Além disso, você pode postar vídeos mais curtos no IGTV, criar reels, postar stories e construir um layout personalizado. Para saber a melhor hora de postar, clique na aba “informações” do perfil. Essa mesma ferramenta informa também qual a faixa etária e o sexo das pessoas que te seguem, para que você consiga direcionar o seu conteúdo.
Uma boa alternativa para ter sucesso com seu negócio é apostar em todas as redes sociais, cada uma com as suas especificidades de conteúdo. Assim, você consegue manter contato com diferentes perfis de clientes e possíveis clientes. Um exemplo é criar uma versão menor de um vídeo do YouTube para o IGTV (Instagram). Ao fazer isso, você consegue “alimentar” as duas redes sociais com a mesma ideia de conteúdo, mas com linguagens distintas.
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