fbpx

Saiba como promover seu canal no Youtube

Como promover seu canal no YouTube? Saber como criar um canal no YouTube e mantê-lo em alta com conteúdos de qualidade pode ser um desafio. Porém, o segredo está na divulgação do seu material.

Sabe aquele ditado “a propaganda é a alma do negócio”? Então, com o seu canal no YouTube, a linha de raciocínio é a mesma. É necessário investir em técnicas e particularidades para que seu canal cresça e seja conhecido.

Neste artigo, vamos te mostrar como promover seu canal no YouTube através de dicas simples e fáceis, sem precisar comprar seguidores no YouTube. Confira!

Como promover meu canal no YouTube? | Foto: Freepik.

Invista em SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que em português é Otimização para Mecanismos de Buscas.Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.

Investir em SEO não está sendo colocado como a primeira técnica por acaso. Sem essas técnicas, não existe conteúdo que consiga atingir um bom posicionamento, seja no YouTube ou em qualquer outro buscador.

Para um conteúdo ser visto e “aprovado” pelo público, ele precisa, primeiramente, ser encontrado. É justamente essa a grande vantagem que o SEO vai trazer para a estratégia de como promover seu canal no YouTube.

Além de dar ao seu conteúdo as características necessárias para que ele possa ser encontrado, vai levá-lo para as primeiras posições nos sites de busca da Internet. Conforme o usuário pesquisa, é muito importante que seu conteúdo apareça logo de cara.

Para promover canal no YouTube, é preciso trabalhar muito bem alguns pontos. O primeiro é a palavra-chave. Ela corresponde à palavra ou a expressão exata que o usuário digita na sua busca. A ideia é que o visitante faça a sua pesquisa e o YouTube apresente o seu vídeo como uma das primeiras opções para ele conhecer.

Em relação à palavra-chave, dois conceitos são importantes:

  • Volume de buscas: a palavra-chave deve ser de interesse do usuário e ter um bom número de pesquisas por mês.
  • Adequação à persona: o termo utilizado como palavra-chave precisa ter relação com os interesses do seu público. Isso garante que as pessoas certas vão ser atraídas ao seu canal.

Além disso, pensar em um título chamativo, fazer uma boa thumbnail e selecionar as melhores tags para o seu vídeo também são formas de colocar o seu vídeo como destaque.

Divulgue os vídeos em seu site

Para saber como promover seu canal no YouTube, a ajuda de outras plataformas é bastante útil. Se você possui um site ou um blog na Internet, não deixe de postar seus vídeos junto com os artigos que divulga neles sempre que tiver oportunidade.

Você também pode fazer isso com blogs parceiros que são voltados ao mesmo público que você pretende atingir. Essa é uma ótima chance para que os usuários que ainda não estejam inscritos no seu canal conheçam melhor seus conteúdos.

Além de auxiliar a como promover canal no YouTube, essa estratégia é uma boa maneira de fazer com que seu blog ou seu site fiquem ainda mais rico, dando a eles maior autoridade a respeito do segmento no qual você atua. Conteúdos multimídias tornam as páginas mais interessantes e completas.

Divulgue os vídeos nas redes sociais

Use as redes sociais para promover seu canal no YouTube. | Foto: Freepik.

Do mesmo modo que promover seu canal no YouTube em sites e blogs é importante, divulgá-lo nas redes sociais também é fundamental. Assim que fizer um novo upload no YouTube, você deve correr para avisar nas redes sociais, tanto para aqueles que já são inscritos no canal quanto para os que não são.

Divulgue seus vídeos no máximo de redes sociais que você puder, mas caso você já saiba em quais redes o seu público está ativo, é melhor ainda. Dessa forma, suas estratégias ganham um direcionamento mais efetivo.

O Facebook e o Instagram, por exemplo, são plataformas de divulgação essenciais. Vale usá-las para anunciar os novos vídeos e também criar um suspense e despertar a curiosidade dos seguidores sobre conteúdos futuros.

O Facebook conta com mais de 125 milhões de usuários mensais só no Brasil. Ele ainda lidera entre as redes mais populares do mundo e abrange um público bem diversificado. Mesmo que você não consiga atingir a todos com suas divulgações, há uma grande chance de atingir muitas pessoas.

Nessas redes, você pode divulgar um trecho do vídeo, como um teaser, convidando as pessoas a assistirem na íntegra no seu canal no YouTube. Além disso, um bom conteúdo é compartilhado e divulgado de forma orgânica pelos seus seguidores. Tudo isso ajuda a gerar engajamento, levando o público a se identificar com o canal e com seu conteúdo.

Faça parcerias

Como promover seu canal no YouTube fazendo parcerias? Se o seu canal já tem alguns conteúdos publicados, você pode pensar em realizar parcerias para aumentar as visualizações.

As parcerias com canais que já contam com uma boa audiência são ótimas para atrair usuários para seus vídeos. Porém, é claro que não pode ser qualquer canal. Você deve avaliar o tema do seu conteúdo e as preferências do seu público.

Você pode propor um material colaborativo também. Por que não fazer um vídeo em conjunto? Assim, enquanto você atrai mais audiência, a marca tem seus produtos divulgados.

Considere também a opção de fazer parcerias com influencers, que atuam e são referência no seu segmento, para promover seu material, gerando mais audiência para ambos os lados.

Nesse sentido, o próprio YouTube disponibiliza um recurso na plataforma para te ajudar a conseguir parcerias com marcas relacionadas ao seu canal e ao seu público.

Use CTA

O CTA, Call to Action, é  chamar a atenção de alguém para que realize uma ação específica. Para saber como promover seu canal no YouTube e conseguir resultados positivos, você pode convidar o espectador para:

●       Deixar um like e compartilhar o vídeo;

●       Inscrever-se no seu canal;

●       Deixar um comentário;

●       Clicar em um link para o seu site ou algum outro endereço;

●       Assinar uma newsletter;

●       Realizar uma compra.

Procure comunidades

Para saber como promover seu canal no YouTube por meio de comunidades, é essencial ter em mente que você deve buscar por comunidades que tenham tudo a ver com seu nicho e limitar as divulgações nesses locais específicos.

Além disso, preocupe-se em preparar mensagens personalizadas sobre seus vídeos para cada grupo e em postar com frequência.

Crie bons títulos

Importância de saber como promover seu canal no YouTube. | Foto: Freepik.

O título é a primeira informação que o usuário vai olhar. Ele é o primeiro contato do conteúdo com a pessoa, funcionando como um cartão de visita. Por isso, é importante que ele seja atrativo e honesto.

Seu conteúdo deve entregar exatamente aquilo que o seu título prometeu, pois não é legal enganar o público dessa maneira. Seu título também deve ser criativo e chamar a atenção do público. Linguagem vulgar, exagerada, sensacionalista ou excesso de caixa alta são práticas negativas para a imagem do seu canal.

Faça boas miniaturas

Assim como o título, a miniatura também é um quesito importante para saber como promover seu canal no YouTube. Ela também é uma porta de entrada e deve ser sincera, chamar atenção e ser visualmente agradável.

Por isso, escolha imagens vibrantes e de alta resolução, cuja qualidade se mantenha independentemente do tamanho da miniatura. Afinal, as pessoas podem estar olhando para o vídeo pelo notebook ou pelo celular.

90% dos vídeos mais assistidos no YouTube têm thumbnails customizadas. Portanto, é bom pensar em formas mais ou menos padronizadas para que os usuários consigam identificar os conteúdos do seu canal mais facilmente.

Tenha frequência de postagens

Se você quer saber como promover seu canal no YouTube, precisa ter em mente que a frequência nas postagens é essencial. Não dá para esperar uma audiência fiel se você decide publicar cinco vídeos em uma semana e zero na seguinte. Além disso, sem frequência, o algoritmo do YouTube vai entender que seu canal não merece muita relevância.

Se você já tem um canal no YouTube, mas não consegue atingir os resultados que espera, o Método Sirius pode te ajudar. Ele é uma iniciativa da empresa Ser Notável e conta com materiais exclusivos e acompanhamento de profissionais para te ajudar a crescer na plataforma. Saber como promover seu canal no YouTube fica fácil com o Método Sirius. Acesse o site e conheça mais sobre essa ferramenta.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.