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Startup: como criar e aprimorar um modelo de negócio

Uma startup pode ser definida por um grupo de pessoas, não necessariamente uma empresa, que criou um modelo de negócios considerado escalável e repetível. Normalmente, suas ideias são inovadoras e dependem da tecnologia para funcionar. Ela é marcada por extrema incerteza em relação a investimentos e continuidade. Entretanto, se a corporação cresce, ela é capaz de gerar cada vez mais lucros.

Uma startup é formada por um grupo de pessoas com ideais similares | Foto: Mario Gogh

Além de saber o que é uma startup, é importante entender o que os integrantes de uma fazem para ter um negócio de sucesso. Confira a seguir!

Como criar uma startup?


Primeiramente, você precisa entender que a sua ideia pode dar errado, por mais que pareça sustentável e eficiente. Por isso, o cenário é bastante incerto. Foque em transformar o seu trabalho em algo rentável, ou seja, que gere receita. Um exemplo de modelo de negócio utilizado pelo Google é a geração de anúncios monetizáveis. Outras empresas garantem o seu dinheiro por meio da venda de royalties. Entretanto, existem diversos outros modelos para inspiração.

A definição de “startup” engloba o termo repetível. Isso significa que você deve ser capaz de entregar o mesmo produto quantas vezes for necessário, sem muitas adaptações. Você deverá vender o mesmo item ou serviço, independente da demanda. Já o termo “escalável” é basicamente a essência da startup: crescer sempre, sem que o modelo de negócios seja afetado. Nesse momento, é preciso crescer em receita, mas sem aumentar consideravelmente os custos, para que o lucro não seja diminuído. 

Mas como é isso na prática?

É preciso definir a persona, ou seja, o seu perfil de cliente ideal. O Produto Viável Mínimo (MVP) é um tipo de teste que deve ser feito para ver se o seu produto vai funcionar ou não. Além disso, o modelo de negócios, exemplificado anteriormente, é fundamental: ele envolve as principais tomadas de decisão sobre a sua startup. Lembre-se que você ainda pode optar por criar um marketplace. Se os seus resultados forem negativos, corrija as possíveis falhas e o modelo de negócios para a criação de algo viável e que prospere.

Para criar uma startup, é preciso ter ideias e transformá-las em realidade | Foto: Mika Baumeister

Contar com uma equipe dedicada e responsável é muito importante para o sucesso da sua empresa emergente. Contrate pessoas qualificadas. Se esses colaboradores compartilharem dos mesmos valores e propostas, é mais fácil que as tarefas sejam bem executadas.

Passos fundamentais

1. Validação

Para validar o seu modelo de negócios, você precisa definir segmentos como: intenção/motivação com o produto; público-alvo e suas necessidades; funcionalidades do produto (devem relacionar-se com a proposta de valor) e valores (motivos para investir no produto e objetivos com ele).

2. Modelo de negócio

Como já foi abordado, ele deve ser criado logo após a validação das hipóteses iniciais. Além disso, é importante escutar os clientes e possíveis clientes para a tomada de melhores decisões.

3. Validação da solução

Ofereça sua solução automática, primeiro, de forma manual. É preciso introduzir sua resposta no mercado, mesmo que ela não esteja totalmente pronta. Isso é chamado também de MVP Concierge. Existem startups que desenvolvem essa função por: Facebook, blogs, sites, WhatsApp ou até  pessoalmente. A monetização começará aqui: existe um perfil  de cliente que costuma pagar por uma solução mesmo que ela não esteja completa, pois acredita na proposta de valor envolvida.

Se você seguir todos os passos e continuar se dedicando, provavelmente a receita vai começar a crescer. Assim, pense em adquirir uma nova leva de investimentos para que a startup comece a ter características mais sustentáveis.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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