O YouTube é uma das maiores redes sociais do mundo. Os criadores de conteúdo da plataforma estão sempre se reinventando e trazendo propostas diferentes para seus canais. Um estilo de vídeo que se popularizou muito foi o vlog, uma vez que ele traz uma maior aproximação entre o youtuber e seus espectadores.
Não é tão difícil compreender o significado de vlog. Você provavelmente já deve ter visto algum! O nome “vlog” é derivado da união entre “blog” e “vídeo”, ou seja, um vlog é como um conteúdo produzido para um blog, mas em formato de vídeo. Existem diversos tipos de vlog para o YouTube em que podem ser abordados uma série de assuntos diferentes.
Através de um vlog, é possível compartilhar ideias, contar histórias engraçadas, ensinar algum tutorial e até mesmo fazer publicidade de algum produto ou marca. Tudo isso com a proximidade que o formato em vídeo pode trazer. Basta ligar a câmera, começar a gravar, trazer algum assunto interessante e postar no YouTube.
O formato do vlog se tornou tão popular na plataforma que muitos produtores de conteúdos, conhecidos como youtubers, passaram a trabalhar totalmente com a internet. Eles chegam a acumular milhões de seguidores que querem acompanhar seu dia a dia ou ouvir suas histórias, dicas e opiniões.
Além do formato em vídeo agradar muito os espectadores e usuários das redes sociais, um vlog também pode trazer um grande retorno financeiro para o dono do canal. Por isso, muitos criadores de conteúdo passam a trabalhar somente com a internet. Isso é possível pois no YouTube existe a opção de monetizar os vídeos, de forma que o youtuber recebe proporcionalmente à quantidade de visualizações em seu vlog e anúncios que aparecem antes de começar.
Também é possível adquirir uma renda a partir do YouTube por meio das parcerias com outras marcas. É muito comum que os youtubers famosos sejam contratados por empresas para fazer publicidade de algum produto e divulgar a marca em seu canal, uma vez que eles possuem grande visibilidade.
O YouTube é um ambiente muito amplo para a criatividade e um espaço em que é possível trazer diversos tipos de conteúdos. Existem vários formatos de vlog. Aqui vão alguns exemplos caso você precise de ideias de vídeos para seu canal.
O daily vlog é um formato de vídeo em que o youtuber mostra o seu dia a dia para o público. Sua rotina desde a hora que acorda, até seu trabalho, seu momento de lazer e a hora que vai dormir. É um formato de vídeo bem informal, em que a pessoa vai mostrando partes do seu dia. A intenção é realmente aproximar seus espectadores ou fãs.
O YouTube também pode ser um espaço educativo. Através de um vlog de tutorial é possível compartilhar dicas e ensinar o público sobre diversos assuntos. Os mais comuns são os tutoriais de maquiagem, mas também existem vídeos que ensinam a mexer em alguma plataforma ou software, editar fotos e até mesmo fazer artesanato.
Se você tem alguma habilidade e acredita que ensiná-la pode ajudar mais pessoas, o YouTube é um ótimo espaço para compartilhar seus conhecimentos.
O vlog de viagem, assim como o daily vlog, visa compartilhar com o público partes do seu dia, mas dentro de um outro contexto, uma viagem para algum lugar diferente.
Você pode compartilhar seu roteiro, mostrando os lugares que visitou e ajudando as pessoas a montarem o plano de viagem delas; pode comentar sobre as despesas e dar dicas para quem está pensando em conhecer o mesmo lugar.
Um outro formato de vlog muito conhecido são os “tours”. Tour pelo apartamento, quarto, escritório, closet, universidade, ou qualquer outro espaço interessante que as pessoas possam querer conhecer.
Neste formato de vlog, o criado vai mostrando partes do ambiente enquanto conversa com a câmera e vai fazendo comentários.
Se você tem alguma história interessante, engraçada ou inspiradora para contar, o YouTube é um ótimo lugar para compartilhá-la. Um vlog de storytelling basicamente consiste em ligar a câmera e falar sobre algum acontecimento, como se estivesse contando a um amigo.
Como já mencionado, trabalhar com o YouTube – e com a internet em si – pode ser muito rentável, além do grande reconhecimento que você pode adquirir caso seus vídeos tenham muitas visualizações.
Cada vez mais as redes sociais têm demonstrado que o público está aderindo fortemente ao formato de conteúdos em vídeos. Investir na criação de vlog para o YouTube é uma ótima forma de embarcar nessa tendência.
Além disso, a estratégia de vlog se popularizou no YouTube já tem algum tempo, portanto já existem vários canais famosos para se inspirar.
Aqui vão algumas dicas e o passo a passo de como produzir um bom vlog para que seu canal no YouTube se torne um canal de sucesso:
O YouTube é o meio mais escolhido pelos vloggers para postar seus vídeos. Isso ocorre porque a plataforma é uma das maiores redes sociais do mundo e seus conteúdos são exclusivamente em formato de vídeos.
Para saber como fazer um vlog para o seu canal, você pode assistir a vídeos dos canais de outros youtubers. Com isso, você pode conhecer novos formatos, se inspirar e aprender algumas dicas.
O mais importante para que um canal no YouTube tenha sucesso é que ele agrade o público. Defina quais assuntos você gostaria de tratar para atrair um público que se interesse por esse tipo de conteúdo e se fidelize ao seu canal, sempre voltando para assistir aos seus novos vídeos e interagindo nos comentários do seu vlog, dando likes e compartilhando.
Para que seu vlog tenha qualidade e o público tenha uma boa experiência assistindo aos seus vídeos, se possível, invista em bons equipamentos. Preze por uma boa imagem, qualidade de som, boa iluminação, estabilidade da câmera e faça uma boa edição no vídeo quando terminar de gravar. Assim, o público pode te ver e te escutar com clareza.
Entretanto, sabe-se que o investimento nestes equipamentos nem sempre é muito acessível. Apesar de ser um diferencial, você ainda pode criar bons vídeos com os equipamentos que já têm em casa, como seu próprio celular. Basta ter criatividade na hora de produzir seu vlog e dar o seu melhor para o público.
É importante criar um roteiro para seu vlog para que ele não fique disperso e suas ideias estejam organizadas. Com organização, você consegue comunicar com clareza – sem se esquecer de nada ou se enrolar – aquilo que quer compartilhar.
A organização do roteiro também ajuda e facilita na hora de editar o vlog.
Estabeleça um planejamento de conteúdos e esteja sempre presente no YouTube. Defina se deseja postar um vlog ou mais por semana e cumpra o calendário. Mantenha seu canal atualizado para que as pessoas possam te acompanhar cada vez mais e seus vídeos alcancem um público maior.
Caso você se interesse também pelo formato tradicional de blog escrito, basta abrir um site em algum programa específico para criação de sites, definir a identidade visual do seu blog, o público-alvo e o tipo de conteúdo que vai querer compartilhar, escreva suas matérias e publique!
A Ser Notável é uma empresa que atua no ramo digital e busca ajudar pequenos canais no YouTube a se tornarem grandes negócios. Se você se interessou pelo conteúdo de como criar um vlog para o YouTube e está pensando em ingressar nessa área, a Ser Notável pode te ajudar nessa caminhada.
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…