Criar postagens de qualidade nas redes sociais, ou seja, que apresentem um bom conteúdo e uma boa aparência, exige bastante estudo e dedicação. Afinal, atingir o público-alvo da melhor forma não é para qualquer um. Como já abordamos em outras publicações, é muito importante definir a sua persona e o nicho de mercado a ser trabalhado. Só assim será possível construir um bom design e pensar em assuntos que agradem aos seus seguidores.
Você não deve pensar somente em postar foto no Facebook, mas em alimentar o seu Instagram com imagens bem feitas e legendas criativas. Afinal, é uma das redes mais utilizadas atualmente. Se você já criou o seu perfil comercial mas não sabe como cuidar do seu feed com diferentes tipos de postagem, atente-se às próximas dicas!
Para que as pessoas criem o hábito de acompanhar o seu perfil, é fundamental estipular dias e horários durante a semana para as suas publicações e lives. Ter um planejamento de produção também engloba definir temas e criar um cronograma com todos os assuntos que poderão ser abordados.
É claro que imprevistos podem acontecer e você acabar não postando o que planejou para determinado momento. Entretanto, com uma maior organização, será mais fácil lidar com empecilhos. Você poderá escrever programações semanais ou mensais e até mesmo agendar posts com alguns aplicativos disponíveis. Lembre-se que as versões digitais de agendas também podem ser utilizadas neste momento se você costuma perder as suas anotações.
É cada vez mais perceptível que as redes sociais prezam por uma linguagem mais concisa. Não só no Instagram, como também no Facebook, textos menores são lidos e transmitidos com maior rapidez e chamam mais a atenção do leitor. Além disso, temos um outro exemplo: no Twitter, as mensagens podem conter, no máximo, 280 caracteres. Nesse cenário, pense sempre naquela frase clichê: “menos é mais”.
Como o Instagram é uma rede basicamente visual, as legendas das fotos devem ser pequenas, porém criativas. Afinal, é a imagem que deve chamar a atenção. Se você desenvolve layouts para o feed e é adepto aos carrosséis, pense em frases impactantes para a capa, ou seja, títulos que despertem curiosidade em relação ao que está por vir.
A identidade visual é construída também por meio do design. Para começar a construí-la, você deve sistematizar algumas perguntas e construir um briefing. Descreva o seu produto; tenha em mente seu concorrente principal e os concorrentes secundários; defina seu diferencial em relação aos outros e seja fiel ao seu nicho de mercado.
É importante atentar-se também às ferramentas práticas, ou seja, em como você irá desenvolver tudo o que planeja: quais programas irá utilizar (Illustrator, Canva ou Figma, por exemplo); quais e quem serão suas fontes de inspiração e se você contará com profissionais especializados ou não. Tenha em mente uma paleta de cores e as fontes de letras que gostaria de utilizar. Elas devem combinar com a mensagem que você deseja transmitir.
Não adianta seguir todos os passos anteriores se você não agradar ao seu público. Por isso, analise sempre os resultados das suas ações e estratégias. Só assim será possível traçar novos objetivos e obter melhores números de desempenho nas redes sociais. Nesse quesito, a interação com os seguidores é fundamental: abra caixa de perguntas e faça enquetes para ter um feedback preciso. Além disso, responda aos comentários de todos, mesmo que sejam por direct.
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