“Como vender meu curso online” é a dúvida de muita gente. Afinal, você pode ter uma qualidade altíssima de captação de áudio e vídeo, um conteúdo rico e uma plataforma boa de transmissão, mas e a captação de clientes? Como fica? É exatamente isso que falaremos no texto de hoje: como ganhar dinheiro com curso online. Confira então, a seguir, a resposta para “onde vender meu curso online” e “como vender meu curso”!
A demanda por cursos online aumentou em 2020. Por esse motivo, é importante sanar algumas dúvidas sobre “como vender meu curso” e “onde vender meu curso online”. Segundo uma pesquisa do Google, houve um crescimento de 130% na busca por cursos de especialização no modelo EaD. Outro dado, verificado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), indica que cerca de 400% das pesquisas foram a respeito de cursos online gratuitos e com certificado. As aulas remotas tornaram-se ótimas opções por diversos fatores, como:
● Flexibilidade de dia e hora;
● Economia de dinheiro;
● Economia de tempo;
● Maior comodidade;
● Gama ampla de tipos e temas de cursos;
● Emissão de certificado;
● Formatos variados e diferentes canais de transmissão;
● Conteúdos atualizados com frequência.
Dessa forma, nota-se que atualmente a internet oferece boas oportunidades de negócio e recurso financeiro, seja como trabalho integral ou renda extra. Se você é especialista em algum assunto, é criativo, gosta de se comunicar e tem interesse em transmitir o que sabe para outras pessoas, que tal elaborar um conteúdo de ensino para o ambiente digital?
Não importa o seu assunto – culinária, comunicação, games, filosofia, matemática, ciência e mais – é possível criar cursos online e fazer sucesso na web. Para isso, é essencial saber como ganhar dinheiro com curso online ou como ganhar dinheiro no YouTube, caso o seu objetivo seja promover assuntos na plataforma de vídeos.
Afinal, quem não curte ganhar um brinde de vez em quando, não é mesmo? Se você está começando a divulgar seu curso ou precisa dar uma alavancada nas vendas, uma boa estratégia é oferecer alguma oferta ou cupom específico durante um tempo pré-determinado. Assim, quem já tinha interesse, mas estava na dúvida, vai ter um motivo a mais para não perder a oportunidade.
Em outros casos, oferecer um conteúdo extra e exclusivo também pode ser vantajoso. Antes de vender o curso, por exemplo, você pode disponibilizar um e-book, um webinar ou uma live.
Ué, mas o que é isso? Basicamente, landing page é o mesmo que páginas de conversão. Ou seja, é uma aba criada com o objetivo de fazer o usuário tomar uma ação específica. Pode ser a ação de fazer o download gratuito do seu e-book, seguir e curtir suas redes sociais ou se inscrever em algum workshop promocional.
Então, existem quatro pontos fundamentais para essa estratégia ser bem-sucedida: 1) chamar a atenção da pessoa; 2) despertar o interesse; 3) gerar o desejo de compra; e, por fim, 4) levar à ação final (finalização da compra).
Atualmente, as redes sociais têm um papel fundamental na vida das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pela We Are Social e Hootsuite, em 2021, mais de 4,66 milhões de pessoas estão conectadas à internet. Desse montante, a maior parte acessa as mídias digitais por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets). Ou seja, é um mar de gente disponível e ao seu alcance.
Com certeza, algumas delas vão gostar do seu conteúdo e terão o desejo de comprá-lo. Por esse motivo, não se esconda ou fuja desse tipo de mídia. Ao contrário, esteja presente em várias – Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram, Twitter, entre outras – engaje-se com seus seguidores e vá em busca do seu público-alvo.
“E-mail marketing é coisa do passado”. De jeito nenhum! Engana-se quem pensa dessa maneira. Muitas vendas ainda são feitas por meio do e-mail marketing e muitos clientes ainda preferem esse tipo de comunicação. Então, não desdenhe dessa alternativa de marketing digital. Esse recurso é fundamental para as vendas de cursos online. Por isso, invista nessa ferramenta também.
Para facilitar o dia a dia do seu trabalho, utilize plataformas de automação de e-mail marketing, já que existem diversas disponíveis gratuitamente na web.
Mostrar avaliações de quem já comprou e gostou do seu serviço é uma ótima forma de fazer mais vendas e captar mais clientes. Apesar dos diversos avanços tecnológicos, o marketing tradicional “boca a boca” surte um efeito muito positivo. Em geral, as pessoas ficam mais confiantes em adquirir algo após o feedback de quem já adquiriu e aprovou. Por isso, peça a avaliação dos seus alunos e mostre com uma certa frequência o resultado que eles tiveram. Você pode, por exemplo, fazer vídeos, postar nas redes sociais e inserir depoimentos no blog.
“São poucas vagas” ou “as inscrições são limitadas e acabam amanhã”. Esses e outros tipos de expressões geram um efeito de urgência e uma sensação de escassez nas pessoas. Assim, quem ainda estava com a dúvida se comprava o curso ou não, vai se decidir rapidamente e efetivar a compra para não correr o risco de ficar sem vaga. Além disso, outras táticas podem ser utilizadas, como vendas por lote, descontos na primeira compra, entre outras.Por fim, para saber “como vender meu curso online” e como ganhar dinheiro no YouTube é fundamental conectar-se com o seu público-alvo, dialogar com ele e compreender quais são suas dores, necessidades e desejos. Dessa forma, ficará muito mais fácil promover seus cursos online, ganhar credibilidade no mercado, conquistar um nicho específico e lucrar com o seu negócio digital.
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