fbpx

Veja 6 formas para vender o seu curso online

Como vender meu curso online” é a dúvida de muita gente. Afinal, você pode ter uma qualidade altíssima de captação de áudio e vídeo, um conteúdo rico e uma plataforma boa de transmissão, mas e a captação de clientes? Como fica? É exatamente isso que falaremos no texto de hoje: como ganhar dinheiro com curso online. Confira então, a seguir, a resposta para “onde vender meu curso online” e “como vender meu curso”!

Como vender meu curso online?

A demanda por cursos online aumentou em 2020. Por esse motivo, é importante sanar algumas dúvidas sobre “como vender meu curso” e “onde vender meu curso online”. Segundo uma pesquisa do Google, houve um crescimento de 130% na busca por cursos de especialização no modelo EaD. Outro dado, verificado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), indica que cerca de 400% das pesquisas foram a respeito de cursos online gratuitos e com certificado. As aulas remotas tornaram-se ótimas opções por diversos fatores, como:

● Flexibilidade de dia e hora;

● Economia de dinheiro;

● Economia de tempo;

● Maior comodidade;

● Gama ampla de tipos e temas de cursos;

● Emissão de certificado;

● Formatos variados e diferentes canais de transmissão;

● Conteúdos atualizados com frequência.

Dessa forma, nota-se que atualmente a internet oferece boas oportunidades de negócio e recurso financeiro, seja como trabalho integral ou renda extra. Se você é especialista em algum assunto, é criativo, gosta de se comunicar e tem interesse em transmitir o que sabe para outras pessoas, que tal elaborar um conteúdo de ensino para o ambiente digital? 

Não importa o seu assunto – culinária, comunicação, games, filosofia, matemática, ciência e mais – é possível criar cursos online e fazer sucesso na web. Para isso, é essencial saber como ganhar dinheiro com curso online ou como ganhar dinheiro no YouTube, caso o seu objetivo seja promover assuntos na plataforma de vídeos.

Veja 6 formas para vender o seu curso online
Se sua dúvida é “como vender meu curso online”, descubra a resposta aqui | Foto: Surface/ Unsplash

6 formas de vender cursos online

1. Ofereça alguma oferta ou conteúdo extra e exclusivo

Afinal, quem não curte ganhar um brinde de vez em quando, não é mesmo? Se você está começando a divulgar seu curso ou precisa dar uma alavancada nas vendas, uma boa estratégia é oferecer alguma oferta ou cupom específico durante um tempo pré-determinado. Assim, quem já tinha interesse, mas estava na dúvida, vai ter um motivo a mais para não perder a oportunidade. 

Em outros casos, oferecer um conteúdo extra e exclusivo também pode ser vantajoso. Antes de vender o curso, por exemplo, você pode disponibilizar um e-book, um webinar ou uma live.

2. Divulgue o curso por meio de de Landing Pages

Ué, mas o que é isso? Basicamente, landing page é o mesmo que páginas de conversão. Ou seja, é uma aba criada com o objetivo de fazer o usuário tomar uma ação específica. Pode ser a ação de fazer o download gratuito do seu e-book, seguir e curtir suas redes sociais ou se inscrever em algum workshop promocional. 

Então, existem quatro pontos fundamentais para essa estratégia ser bem-sucedida: 1) chamar a atenção da pessoa; 2) despertar o interesse; 3) gerar o desejo de compra; e, por fim, 4) levar à ação final (finalização da compra).

3. Faça a divulgação nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais têm um papel fundamental na vida das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pela We Are Social e Hootsuite, em 2021, mais de 4,66 milhões de pessoas estão conectadas à internet. Desse montante, a maior parte acessa as mídias digitais por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets). Ou seja, é um mar de gente disponível e ao seu alcance. 

Com certeza, algumas delas vão gostar do seu conteúdo e terão o desejo de comprá-lo. Por esse motivo, não se esconda ou fuja desse tipo de mídia. Ao contrário, esteja presente em várias – Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram, Twitter, entre outras – engaje-se com seus seguidores e vá em busca do seu público-alvo.

4. Planeje campanhas de e-mail marketing

“E-mail marketing é coisa do passado”. De jeito nenhum! Engana-se quem pensa dessa maneira. Muitas vendas ainda são feitas por meio do e-mail marketing e muitos clientes ainda preferem esse tipo de comunicação. Então, não desdenhe dessa alternativa de marketing digital. Esse recurso é fundamental para as vendas de cursos online. Por isso, invista nessa ferramenta também. 

Para facilitar o dia a dia do seu trabalho, utilize plataformas de automação de e-mail marketing, já que existem diversas disponíveis gratuitamente na web.

5. Mostre relatos de pessoas que já fizeram o seu curso e obtiveram sucesso

Mostrar avaliações de quem já comprou e gostou do seu serviço é uma ótima forma de fazer mais vendas e captar mais clientes. Apesar dos diversos avanços tecnológicos, o marketing tradicional “boca a boca” surte um efeito muito positivo. Em geral, as pessoas ficam mais confiantes em adquirir algo após o feedback de quem já adquiriu e aprovou. Por isso, peça a avaliação dos seus alunos e mostre com uma certa frequência o resultado que eles tiveram. Você pode, por exemplo, fazer vídeos, postar nas redes sociais e inserir depoimentos no blog.

6. Expresse escassez e senso de urgência

“São poucas vagas” ou “as inscrições são limitadas e acabam amanhã”. Esses e outros tipos de expressões geram um efeito de urgência e uma sensação de escassez nas pessoas. Assim, quem ainda estava com a dúvida se comprava o curso ou não, vai se decidir rapidamente e efetivar a compra para não correr o risco de ficar sem vaga. Além disso, outras táticas podem ser utilizadas, como vendas por lote, descontos na primeira compra, entre outras.Por fim, para saber “como vender meu curso online” e como ganhar dinheiro no YouTube é fundamental conectar-se com o seu público-alvo, dialogar com ele e compreender quais são suas dores, necessidades e desejos. Dessa forma, ficará muito mais fácil promover seus cursos online, ganhar credibilidade no mercado, conquistar um nicho específico e lucrar com o seu negócio digital.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *