fbpx

Como um contador de inscritos pode ajudar no seu engajamento no Instagram

As redes sociais podem ser utilizadas para entretenimento e conexão com amigos e familiares mas, certamente, seu potencial não se restringe à esfera pessoal. Espaços como o Instagram são instrumentos valiosos nas estratégias de marketing digital e, com o conhecimento do público-alvo na plataforma, os formatos de post mais adequados e as ferramentas integradas a ele, como o contador de inscritos Instagram, é possível ganhar dinheiro em redes sociais e ampliar a clientela do seu negócio. Para entender mais como funciona o contador de inscritos, como acessá-lo e como ele pode colaborar com o engajamento no Instagram, confira abaixo mais informações!

O que é um contador de inscritos?

Um contador de inscritos Instagram consiste em uma ferramenta online que realiza a contagem de inscritos de uma página em tempo real. Essa ferramenta já é muito usada no YouTube, para realizar a contagem de inscritos de um canal. No caso do Instagram, ela realiza a mesma ação, mas conta a quantidade de seguidores de uma conta. 

Os criadores de conteúdo que desejam acompanhar a variação de inscritos de forma mais precisa, e em especial por aqueles que possuem um número mais elevado de seguidores, utilizam essa ferramenta. Isso ocorre pois, assim como no YouTube, o número de seguidores de uma conta no Instagram após um certo número deixa de mostrar a quantidade real e exata dos que acompanham a conta. O número exibido é arredondado, e muda a cada vez que uma certa quantidade é atingida (a cada 1.000 seguidores, 10.000 seguidores, entre outros). 

Logo, o contador de inscritos é uma forma para que os interessados por uma análise de métricas mais integrada e específica nas redes, incluindo o Instagram, possam otimizar suas estratégias de marketing digital.

Como acessar um contador de inscritos?

Contadores de inscritos podem ser acessados com facilidade por computadores ou dispositivos móveis, pois se tratam de sites disponíveis para acesso online. Muitos deles não requerem cadastro, e basta inserir o link ou informar o nome do perfil desejado para análise, como no caso do Instastatistics (instastatistics.com). 

Após extrair as informações requisitadas no perfil, o contador irá apresentar a contagem. Em alguns sites, existem ainda outras métricas mais aprofundadas que são mostradas a partir do acesso no contador, como o total de posts e taxas de engajamento diretas. Alguns contadores com funções pagas, como o Social Stats, permitem o acesso de recursos extra, como ferramentas de análise de concorrência e monitoramento semanal dos seguidores de forma automática. Nesse caso, é preciso observar como funciona cada plataforma em específico, mas o primeiro contato com o recurso costuma ser por meio de uma tela simples, requisitando o nome do perfil de análise.

Um contador de inscritos mostra com precisão métricas de engajamento
Um contador de inscritos mostra com precisão métricas de engajamento | Foto: Solen Feyissa/Unsplash

Qual a importância do contador de inscritos no marketing digital?

Segundo relatórios da Fast Company, uma revista americana de negócios, o ambiente do Instagram oferece engajamento 15 vezes maior que o Facebook, o que evidencia ainda mais o potencial interativo da rede, essencial ao marketing digital. Assim, o uso de um contador de seguidores afeta nas análises de uma métrica muito relevante no marketing digital: o engajamento. 

A mensuração em tempo real do crescimento desse número pode significar que alguma das estratégias aplicadas no perfil foi bem sucedida, gerou interesse em mais clientes, e também que foi entregue pelo algoritmo. Por outro lado, se algum post causou uma impressão negativa, isso pode explicar um movimento de declínio na contagem, e, nesse caso, é necessária uma análise cautelosa em relação a o que pode ter causado essa saída. Como vários contadores também mostram a quantidade de posts da página, é possível estabelecer uma conexão entre métricas e uma mensuração do impacto de um conteúdo novo ou de uma divulgação paga, por exemplo, no número de seguidores em tempo real. Os recursos de um contador de inscritos Instagram podem ser válidos nesse sentido, para compartilhar estatísticas, observar a variação constante, o número exato dos inscritos e trabalhar com métodos interativos que se mostrem eficientes, agregando qualidade e quantidade ao perfil por meio dos seguidores.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *