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8 passos para criar blog

Se você está pensando em começar a investir em marketing de conteúdo e quer aprender como criar um blog de sucesso para o seu negócio, dê uma olhada neste artigo!

Para começar a ganhar mais visibilidade on-line, você precisa trabalhar estratégias de marketing digital. A criação de um blog pode ser ideal para aprimorar o marketing de conteúdo do seu negócio. Assim, você pode alcançar mais pessoas na internet através do seu site, compartilhando informações sobre um assunto que você domina.

Isso também trará mais credibilidade para sua empresa. Demonstrar conhecimento sobre o seu ramo pressupõem um serviço bem-feito. Um blog também pode torná-lo um influenciador sobre o assunto do seu negócio. As pessoas que te acompanham passam a tê-lo como referência, o que pode ajudá-lo a se estabelecer no mercado.

Agora que você já entendeu a importância de criar um blog para o seu negócio, aqui vão algumas dicas de como criar um blog passo a passo:

Tudo sobre a criação de conteúdo para blog. | Foto: Unsplash.

Defina os objetivos do seu blog

Defina quais são suas intenções e metas ao criar um blog. Isso vai depender muito do ramo do seu negócio. Claro que a intenção é sempre ter mais visibilidade, mas você precisa criar seu blog pensando no que você quer para o seu negócio.

É preciso entender se sua intenção é vender mais, aumentar seus leads, ter mais downloads no seu e-book, ou se você possui qualquer outro tipo de meta. Tudo isso vai influenciar na sua abordagem e escolha dos seus conteúdos para o seu blog.

Pense nos conteúdos

Esse é o fator mais importante da criação do seu blog. Em primeiro lugar, você precisa definir a constância do seu planejamento de conteúdos. De quanto em quanto tempo irá postar em seu blog? 2 vezes na semana? Mais vezes? É importante que seu blog esteja sempre movimentado, para que os leitores sempre estejam abastecidos.

Depois, você precisa definir seu método de abordagem do seu blog. Qual linguagem irá utilizar? Qual o melhor formato para seu público-alvo? Que tipo de posicionamento pode cativar mais os leitores que gostam de assuntos relacionados ao seu negócio? Será um blog mais pessoal, em que você compartilha experiências próprias ou mais formal e profissional, sem muita aproximação com o leitor?

Todas essas perguntas servem para compreender qual o melhor tipo de conteúdo para o seu blog, visando sempre alcançar suas metas desejadas com a criação de um.

Escolha o nome

Essa é a hora que você irá escolher o domínio do seu blog, ou seja, a sequência de caracteres que irá direcionar para seu site. Escolha um nome que seja fácil de ser lembrado, para que seu leitor não tenha dificuldade de acessar seu blog quando precisar.

Escolha a plataforma e a hospedagem

Existem diversas plataformas de gerenciamento de conteúdo de um blog. Para algumas delas, é necessário uma assinatura, como é o caso do Wix e do SquareSpace.

A plataforma mais conhecida para criação e gerenciamento de blog é o WordPress. Ele permite que você crie domínio próprio, tenha uma hospedagem gratuita e uma série de recursos que te ajudam a produzir conteúdo com muita facilidade.

A hospedagem vai permitir que seu blog fique disponível na rede. Para escolher uma plataforma, é preciso levar alguns fatores em consideração, como: preço, suporte que a plataforma proporciona, quantos domínios estão disponíveis, qual possui o melhor painel de controle, entre outros.

Se você quer saber como criar um blog grátis, basta escolher uma hospedagem gratuita.

Faça a instalação

Existem dois tipos de instalações: a one click install e a instalação manual.

A one click install está disponível em vários servidores e, para concluir a instalação, basta acessar o painel de controle do host, clicar no ícone “wordpress” e informar seu domínio. Mas caso o seu servidor não disponibilize a função “one click install”, você pode fazer a instalação manual.

Basta baixar a última versão do WordPress, descompactar o arquivo zip, criar um banco de dados para o seu blog, fazer upload dos arquivos, instalar o WordPress no endereço do install.php. e pronto, instalação concluída!

Selecione plug-ins

Ao selecionar plug-ins, você estará adicionando funcionalidades ao seu blog.

Um plug-in que pode ser interessante para seu blog é aquele que te ajude a analisar a performance do site, levantando métricas sobre o acesso e interação dos usuários com seu blog. O Google Analytics é uma boa indicação para esse tipo de função.

O Yoast é um outro plug-in muito interessante para melhorar a performance do seu blog, pois ele trabalha a otimização de mecanismos de buscas.

O reCAPTCHA é um plug-in que serve para proteger seu site contra spam. Para prosseguir com determinada ação em seu site, como preenchimento de formulários ou finalização de compras em e-commerce, o usuário precisa provar que não é um robô de acordo com um teste de imagens ou algoritmos gerado pelo reCAPTCHA.

Escolha um template

Algumas plataformas já disponibilizam layouts prontos, e você pode apenas customizá-los para deixá-los mais a ‘cara’ do seu blog. Porém, você também pode criar seu próprio tema, desenvolvendo todo o processo de design do blog do zero.

O principal critério de escolha do seu design deve ser a adequação ao tema do seu blog. É preciso que o layout do blog seja funcional para o tipo de conteúdo que você irá postar.

Além disso, o template escolhido precisa ser responsivo, ou seja, possuir uma boa visualização e carregamento não só em notebooks, mas também em celulares e tablets.

Publique seus conteúdos

Este é o momento em que você irá compartilhar seus conhecimentos sobre o ramo do seu negócio com seus leitores. Produza sempre conteúdos originais no seu blog, para que seu negócio se destaque e em meio à massa que só escreve sobre as mesmas coisas. Tenha um diferencial que seus competidores não têm.

Capriche na hora de escolher um título para as matérias do seu blog. Ele precisa ser chamativo e atrair os leitores para clicarem na sua matéria. Utilize técnicas de SEO como palavras-chave, que vão te ajudar a ter um melhor ranqueamento nas páginas de pesquisa.

Dê atenção para os cabeçalhos, eles deixam o seu texto mais organizado e constroem uma hierarquia de informações.

Esteja sempre antenado aos assuntos do ramo do seu negócio. Seja pioneiro ao produzir conteúdos e sempre trazer novidades para os seus leitores em seu blog.

As plataformas de análise de métricas podem te ajudar a medir seus resultados e entender como seus leitores estão recebendo seu conteúdo.

Divulgue seu conteúdo em outras redes como Instagram, Facebook e Twitter. Atraia um maior tráfego para o seu blog compartilhando suas matérias com mais pessoas por outros canais.

Se você se interessou por este conteúdo que ensina como criar um blog, a Ser Notável – através do Método Sirius – pode ser aquilo que você está procurando para impulsionar o seu negócio!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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