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Sorteio no Instagram: entenda como criar as regras

Os sorteios no Instagram vem sendo uma excelente alternativa para os negócios que desejam aumentar a visibilidade e, consequentemente, o número de vendas. Nesse sentido, se você é um usuário frequente dessas redes sociais, já percebeu que essas ferramentas não são muito raras de encontrar. No entanto, para que essa tática funcione, é necessário que o planejamento seja realizado da maneira correta. Por isso, confira algumas regras para sorteio no Instagram.

Sorteio Instagram regras: as regras em um sorteio são essenciais para conseguir aumentar o alcance da marca. | Foto: Pixabay/StockSnap.

O que são sorteios no Instagram?

Sorteios no Instagram podem ser definidos como ofertas de serviços ou produtos de maneira gratuita para um ou mais participantes, realizadas ao acaso e por tempo limitado. No geral, os sorteios são uma estratégia utilizada pelas empresas nas redes sociais.

Em síntese, os sorteios no Instagram têm o mesmo funcionamento que os cupons que as pessoas depositam em urnas para concorrer a diversos prêmios, a única diferença é que o processo não é realizado por um voluntário, mas por um aplicativo.

Para concorrer nessas campanhas, os participantes devem seguir algumas regras de sorteio no Instagram, com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca. Essas regras funcionam como técnicas utilizadas para o crescimento da empresa. E, essas técnicas são muito frequentes no dia a dia, então, é quase impossível que elas não sejam notadas pelos usuários que utilizam as redes sociais constantemente.

Se você quer começar um projeto parecido, tenha em mente que o primeiro passo é definir o objetivo do sorteio. Aumentar o número de seguidores, tráfego, engajamento do perfil, vender serviços e produtos ou divulgar uma novidade são exemplos de objetivos.

A definição do prêmio também é essencial para a estratégia ter sucesso. Determinar a quantidade de vencedores, elaborar as regras sorteio Instagram, estabelecer as datas de início e término, criar a imagem oficial do sorteio, divulgar, analisar e verificar os resultados são outras questões relevantes.

Pontos importantes a serem definidos

Um dos pontos mais importantes é justamente o primeiro passo do sorteio, a escolha do objetivo. É fundamental ter em mente o que você quer atrair com essa estratégia, pois isso vai ajudar na definição dos próximos passos.

A escolha do prêmio é um ponto essencial que também precisa de uma atenção especial, os clientes merecem os melhores prêmios. Por outro lado, é necessário planejamento e análise para escolher a recompensa certa para o seu público-alvo. Por exemplo, se você é uma empresa de turismo, disponibilizar uma viagem ou passeio para um ponto turístico pode ser uma boa opção para atrair mais clientes.

No entanto, se a sua empresa atua em outra área, é melhor apostar em serviços ou produtos próprios e que tenham relação com a sua marca. Por isso, ofereça o que a sua companhia tem de melhor.

Uma excelente alternativa é buscar parcerias com outras empresas para reduzir os custos com investimentos e conseguir uma maior variedade de prêmios oferecidos.

Desse modo, o usuário que decidir fazer parte da campanha, já está sinalizando que tem identificação com os produtos que estão sendo ofertados, portanto, não desaparecerá depois do resultado do sorteio. Além disso, essa técnica é uma boa opção para conhecer o público-alvo e facilitar a abordagem.

Por fim, outro passo fundamental é determinar a quantidade de vencedores, isto é, se um ou mais participantes podem ser sorteados em uma ou várias premiações. No aplicativo escolhido é possível determinar a quantidade de vencedores e se uma pessoa poderá ser sorteada mais de uma vez.

Como criar as regras?

Esse processo é essencial para determinar o que os usuários precisam fazer para conseguir concorrer às recompensas, ou seja, é a maneira de definir o caminho para alcançar o objetivo que você definiu no início da campanha, as possibilidades são infinitas.

O negócio que conseguir ser mais criativo e transformar esse processo em uma brincadeira divertida entre os participantes irá obter resultados melhores que os seus concorrentes. As hashtags podem ser um recurso interessante nessa etapa, portanto, pedir para que os usuários usem essa ferramenta é importante para criar uma identidade única para a campanha.

Essa interação é fundamental para a propaganda da marca e o aumento do alcance por meio do público. Assim, é interessante apostar em algumas técnicas como convidar os participantes a postarem vídeos ou fotos utilizando a hashtag escolhida pela empresa.

Além disso, as hashtags podem funcionar como palavras-chave que aproximam a marca dos usuários que estão procurando aquele determinado serviço ou produto no momento. Apenas lembre-se que as hashtags devem ser exclusivas para cada campanha.

Regras mais comuns

Agora que você já sabe como criar regras, veja, a seguir, quais são as regras mais comuns:

Seguir o perfil da empresa

É umas das regras mais básicas nos sorteios de Instagram que estão espalhados pela internet e, normalmente, vem acompanhada de outras ações, sendo fundamental para aumentar o alcance e, consequentemente, o número de seguidores.

Dar like no post

É um procedimento simples, mas que pode fazer grande diferença nos resultados. A prática consiste em pedir para que as pessoas curtam a foto oficial da campanha para participarem do sorteio.

Marcar um ou mais amigos nos comentários

É comum os participantes não marcarem pessoas desconhecidas, isto é, geralmente marcam nos comentários os amigos que conhecem e sabem que têm identificação com a proposta do sorteio. Desse modo, os amigos podem marcar outras pessoas e, assim, a tendência é que o número de seguidores da marca cresça rapidamente. O processo funciona como uma corrente e é muito útil para o aumento na visibilidade do sorteio.

Responder a uma pergunta

É um critério utilizado com frequência, portanto, não é nenhuma novidade encontrar essa estratégia em algumas campanhas espalhadas pela internet. No entanto, continua sendo uma boa opção para atrair a participação de pessoas e, assim, aumentar os números da marca.

Dependendo do seu objetivo, é possível determinar apenas uma ou combinar várias dessas técnicas no sorteio.

As regras podem ajudar na divulgação e, consequentemente, atrair mais seguidores. | Foto: Pixabay/freestocks.

Independente do segmento da sua empresa, as redes sociais são fundamentais para a aproximação entre a marca e o público. Por isso, saber explorar essas regras para sorteio no Instagram pode fazer a diferença em um mercado competitivo, além de melhorar a visibilidade da empresa.

Método Sirius

É fato que o sorteio no Instagram é uma excelente tática para crescer no virtual. Mas, existem pessoas que mesmo aplicando essa técnica não conseguem o crescimento que desejam. Isso pode acontecer por vários motivos, mas tem uma solução que pode resolver os problemas desses usuários de uma vez por todas: o Método Sirius.

O Método Sirius foi elaborado especialmente para quem quer:

  • Produzir conteúdo de qualidade;
  • Manter a frequência correta nas redes;
  • Ver os números crescendo;
  • Reconhecimento on-line;
  • Ganhar autoridade como marca.

Portanto, para ter acesso a tudo isso, acesse o site e cadastre-se na lista VIP! Saber como criar regras para sorteio no Instagram já significa estar um passo à frente da concorrência, mas conhecer o Método Sirius significa cruzar a linha de chegada anos luz à frente dos que não conhecem.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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