Para que as pessoas criem uma rotina para acompanhar as suas redes sociais, é indicado estipular dias e horários durante a semana para as suas publicações. Ter um planejamento de postagens faz com que a sua audiência confie mais na sua empresa. Afinal, à medida que as informações são transmitidas, maior a chance da construção de uma imagem de credibilidade perante o público.
Invista em Marketing de Conteúdo e crie uma agenda de postagens para o Instagram | Foto: Debby Hudson
Entretanto, isso é um processo que demanda tempo e, acima de tudo, organização. Em adição, algumas informações técnicas são fundamentais: no Instagram, por exemplo, a sua conta deve ser comercial. Com a versão comercial, na aba “informações”, você consegue ter acesso às características dos seus seguidores: se existem mais mulheres ou homens, qual a faixa etária principal e os horários em que as pessoas estão mais ativas na plataforma.
Com esses dados, é mais fácil escolher os dias e a hora para “alimentar” a rede social. Postagens no feed devem ser frequentes. Os stories também não podem ser esquecidos, com conteúdos mais “leves” e dinâmicos. Deve existir um equilíbrio entre as ferramentas disponíveis: transmissões ao vivo, reels e IGTV não devem ser excluídos do cronograma. Pense na linguagem adequada para cada recurso e em oferecer soluções para os problemas da sua persona. Não deixe de estar presente também no Facebook com a sua página.
Agenda semanal
Se você não tem tempo para se dedicar todos os dias, o indicado é que utilize um dia da semana para completar a sua agenda de posts. Aplicativos como Latergram podem ser muito úteis. Ao criar uma conta nele, será possível planejar visualmente suas postagens sociais, publicá-las automaticamente e obter insights personalizados para ajudá-lo a alcançar mais pessoas com o seu Instagram. Uma outra opção é gravar todos os vídeos em um mesmo período e postar ao longo da semana.
Grave vídeos no mesmo dia e poste aos poucos no IGTV | Foto: Le Buzz
Busque por interação
As etapas anteriores são importantes, mas a interação com o seu público é indispensável. É preciso ter simpatia e incentivar uma relação direta. Só assim você conseguirá feedbacks para saber como aprimorar ainda mais o seu negócio e as suas produções de conteúdo. Não se esqueça do “call-to-action“: peça para compartilharem, curtirem e inscreverem-se no canal. Com a participação do público, suas estratégias de Marketing Digital serão mais otimizadas.
2 respostas
Perfeito bruno, é isso ai. Parabéns pelo conteúdo.
Muito obrigado, Veronica 🙂