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Atendimento ao cliente pelo WhatsApp: como otimizar

Conheça mais sobre o WhatsApp comercial, suas funcionalidades e como elas podem auxiliar sua empresa no atendimento ao cliente.

Hoje, existe a possibilidade das empresas atenderem aos seus clientes via WhatsApp de forma mais profissional por meio de versões como o WhatsApp Business. De acordo com a Decode, empresa de pesquisa sobre comportamento digital e mercado, o aplicativoteve um crescimento de 97% em seu uso no Brasil durante a pandemia. Esse aumento significativo auxiliou no crescimento dos negócios, sejam eles grandes ou pequenos. Diante desse cenário, um bom atendimento ao cliente pode fazer muita diferença nas suas vendas.

Utilize o WhatsApp para fidelizar e conquistar clientes | Foto: Dimitri Karastelev
Utilize o WhatsApp para fidelizar e conquistar clientes | Foto: Dimitri Karastelev

Além da forte presença em redes sociais, onde você também poderá disponibilizar o seu número, existem diversas características importantes para melhorar o seu atendimento. Afinal, um bom relacionamento com o cliente exige planejamento e organização. O primeiro passo é criar uma conta comercial no WhatsApp. Com ela, você poderá adicionar informações importantes sobre sua empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento e uma pequena descrição.

Benefícios do WhatsApp Business para negócios

Catálogo

Exiba e compartilhe seus produtos e serviços diretamente da sua conta comercial. Assim, os clientes e possíveis clientes já poderão escolher o que desejam antes mesmo do atendimento iniciar, o que otimiza o tempo.

Link curto

Para que novos clientes entrem facilmente em contato, compartilhe um link curto (gerado automaticamente) com novas pessoas. Assim, elas poderão iniciar uma conversa de forma direta e rápida.

Ferramentas de mensagem

É possível utilizar modelos de mensagem para preparar suas respostas com antecedência. Crie um texto de saudação que será enviado automaticamente para novos clientes. Com o texto de ausência, você poderá mantê-los informados sobre sua disponibilidade para responder aos questionamentos. Além disso, você também pode criar respostas rápidas para as perguntas recebidas com frequência.

Etiquetas

Organize as conversas com seus clientes em categorias, são elas: “novos clientes” ou “pagamento pendente”.

Para utilizar todas as funcionalidades disponíveis, toque em “conversas” > “mais opções” > “três pontos” no Android. No iPhone, clique em “ajustes”.

Em seguida, toque em “ferramentas comerciais”.  Com esse modelo, será possível fidelizar clientes antigos e captar novos, ter mais autoridade e agilidade no atendimento e manter um relacionamento mais constante com o seu público.

Não deixe de apostar na ferramenta e mensure os resultados positivos em pouco tempo.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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