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Como criar uma bio profissional para o Instagram

Uma das redes sociais mais influentes do mundo, principalmente em 2020, é o Instagram. De acordo com dados do blog Hootsuite, cerca de 81% dos usuários utilizam a plataforma para encontrar produtos ou serviços on-line. Assim, a rede torna-se uma grande impulsionadora de negócios digitais e até mesmo uma base para iniciar com a sua empresa na Internet. Mas, antes de começar a utilizar estratégias de marketing, você precisa organizar a sua conta e atualizar o seu perfil para que ele seja mais acolhedor. Isso começa com a bio do Instagram.

Saiba como criar uma bio profissional para o Instagram | Foto: unsplash.com

Pensando nisso, separamos um pouco mais sobre o que colocar na bio do Instagram e como fazer essa parte do seu perfil ser relevante para outros usuários, convidando-os para a sua conta empresarial. Confira!

O que é a bio do Instagram?

Em resumo, a bio do Instagram é uma curta biografia sobre o seu perfil, e deve pontuar se a sua conta é pessoal ou comercial, apresentar as suas principais características ou do seu negócio, além de uma breve apresentação do conteúdo proposto no feed e nos stories. Nela, existe um limite de 150 caracteres para essa descrição. Alguns recursos disponíveis são:

  • adicionar hashtags;
  •  mencionar outros perfis que fazem relação ao seu;
  • modificar sua foto do perfil;
  •  adicionar contato particular para e-mail ou telefone, localização, emojis e até um link externo;
  •  categorizar a sua conta. As opções são: perfil pessoal, criador de conteúdo ou marca empresarial.

O que colocar na bio do Instagram?

Saiba quatro dicas simples, mas muito eficazes, para administrar a sua bio do Instagram!

A Instagram bio é uma curta explicação do seu perfil |  Foto: Ascannio/Shutterstock

1. Defina seus serviços

A principal funcionalidade da sua bio é caracterizar a sua marca e responder a quatro perguntas importantes: quais os produtos que você tem a oferecer, o porquê deles serem relevantes, para que servem e para quem são destinados. Seja bem claro nessas questões e estabeleça “de cara” qual o nicho e público-alvo ideal para o seu perfil. Essas são definições ideais para fortalecer sua estrutura empresarial e destacar suas principais características. A bio será rapidamente visualizada por quem entra no seu perfil, abaixo do seu nome e foto da apresentação. Por isso, a identidade visual criada precisa ser bem explícita para fazer associações às descrições oferecidas. Certifique-se de incluir palavras-chave e adicionar uma chamada inicial ao leitor. Assim, você fortalece a sua marca para seus seguidores e a deixa mais acolhedora para novos consumidores.

2. Use os recursos a seu alcance

Não tenha medo de utilizar emojis, símbolos, formatação ou hashtags na sua bio. Esses são ótimos recursos para trazer maior identidade ao seu perfil e podem permitir criatividade à sua criação. Deixar as informações separadas em parágrafos, por exemplo, é útil para a leitura simplificada da sua descrição e organização dos principais destaques da biografia. Já os emojis, podem ser utilizados para dar maior apelo visual à sua conta, substituindo palavras como “contato” com uma simples imagem de uma carta ou telefone.

Utilize os recursos do Instagram na sua bio | Foto: Freepik.com

3. Inclua sua categoria

Em um perfil comercial, existem diversas alternativas para uma melhor definição dos seus serviços. Você poderá separar a sua marca em categorias e subcategorias para descrevê-la. Dentre elas, estão disponíveis:

  • empresas e organização;
  •  esportes;
  •  filmes;
  •  livros e revistas;
  •  música;
  •  sites e blogs;
  •  negócios locais;
  •  televisão;
  •  marcas e produtos;
  •  origens de eventos;
  •  pessoas;
  •  outros.

Na categoria pessoas, por exemplo, aparecerão outras possibilidades para melhor definir o perfil, entre elas: artista, blogueiro, figura pública, modelo, humorista, jornalista, político e por aí vai. Escolha a que representa o seu perfil e apresente-se depois.

4. Use hashtags e links como estratégia

No Instagram, as hashtags são utilizadas como hiperlinks para abrir uma página somente sobre aquele tópico, facilitando a descoberta de posts e perfis que retratam o assunto. Saiba usá-las na sua bio de forma que exemplifiquem o conteúdo que você publica, seus serviços disponibilizados e a representação da sua marca, escolhendo-as com cautela para compor as suas informações.

Já os links externos na bio do Instagram são redirecionamentos para outros sites que podem complementar o seu perfil. Eles oferecem maior relevância devido ao seu conteúdo ser disponibilizado também fora do Instagram e auxiliam na exposição de produtos em sua aba de compras. Além disso, os links curtos ajudam na leitura do visitante e deixam seus serviços autoexplicativos. Você ainda poderá adicionar um linktree. Com ele, você poderá reunir diversos links em um só por meio de uma página que direciona para outras páginas, como YouTube e Facebook, por exemplo.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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