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Parcerias nas redes sociais: vantagens e desafios

Nas redes sociais, um bom engajamento atrelado ao marketing digital e à publicidade podem construir um perfil atrativo para possíveis clientes. Entretanto, muitas vezes, é necessário mais tráfego. Para isso, as parcerias nas redes sociais parecem ser a solução, principalmente a parceria no Instagram, Facebook e TikTok: são essas as plataformas de grande destaque quando se trata de empreendedorismo digital e visibilidade.

Entenda como as parcerias nas redes sociais podem ser benéficas para seu negócio | Fonte: Freepik.com

Antes de começar uma parceria nas plataformas digitais, é importante uma análise de qual rede social é mais adequada para determinado tipo de negócio. Segundo um relatório da We Are Social com parceria da HootSuite realizado em 2020, as redes sociais mais utilizadas são, respectivamente, o Facebook, o WhatsApp, o YouTube e o Instagram. Essas plataformas podem ser muito benéficas para quem deseja usá-las. Porém, nem sempre os usuários desses canais de comunicação ficam satisfeitos com a quantidade de visualizações, likes, comentários e compartilhamentos.

Nesse caso, as parcerias nas redes sociais são cada vez mais necessárias, mesmo que elas não sejam restritas apenas para aqueles canais de comunicação que estão com menos engajamento. Confira a seguir as vantagens e os desafios para uma parceria de qualidade nas redes sociais.

Vantagens das parcerias nas redes sociais

Antes de iniciar uma parceria, é importante lembrar que a escolha da rede social deve ser pautada na necessidade do negócio digital. Ou seja, preze pela rede que necessite de mais engajamento para que a empresa tenha mais foco nos resultados. Após decidir a rede social que pretende fazer a parceria, compreenda as suas vantagens.

1. Influência

A maioria das parcerias realizadas nos negócios digitais são com os influencers, esses que se caracterizam por ter uma forte influência e engajamento nas redes sociais com uma grande quantidade de seguidores. Dessa maneira, a influência dessas figuras famosas é capaz de fazer com que um produto ou serviço seja divulgado e seja mais notável nas redes sociais, atraindo o público.

2. Interação

Uma boa vantagem com as parcerias em redes sociais é que a interação costuma aumentar, principalmente se o negócio digital já tiver um pequeno engajamento e utilizar o máximo de todas as ferramentas disponibilizadas para a comunicação. No Instagram, é possível fazer reels, IGTV e stories.

3. Benefícios para ambos

A parceria nas redes sociais nem sempre é gratuita. Contudo, é benéfica para ambos os lados, pois o influencer acaba por ganhar algum produto ou serviço do negócio, e a empresa ganha mais seguidores e chega até superar suas expectativas de tráfego nas redes sociais. Dessa forma, ambos os participantes conseguem ganhar mais visualizações e benefícios.

Desafios para parcerias nas redes sociais

Apesar de todos os pontos positivos apresentados, existem grandes desafios para uma parceria de sucesso. É preciso que você tenha em mente, caso resolva adotar essa estratégia para o seu negócio digital. Confira!

1. Incoerência de valores

Um influencer ou outra empresa pode ter uma grande quantidade de seguidores. Mas, do que adianta isso, se não estão alinhados aos valores da marca? Essa incoerência entre a empresa que começa a parceria e aquele que aceita pode causar grandes danos ao negócio, afetando o tráfego, a quantidade de seguidores e, até mesmo, afastando os clientes mais fiéis. Nesse caso, é um grande desafio escolher as parcerias certas e as quais vão de acordo com o conceito do negócio.

Parcerias no Instagram vão ajudar no engajamento do seu perfil digital | Fonte: Freepik.com.

2. Financeiro

Ao chegar na parte financeira, é necessário entender o trabalho do influencer ou empresa e como ele pode ser importante para a divulgação do seu produto ou serviço. Dessa forma, o preço pode ser um desafio para fechar a parceria com a empresa. É imprescindível entender que, dependendo da qualidade de divulgação da parceria, valerá a pena: o seu negócio terá bons frutos e o trabalho do outro também será valorizado.

Como sua empresa pode ser mais notável?

São evidentes os esforços para ser mais notável no campo das redes sociais. Nunca deixe de aprender mais sobre marketing digital, publicidade e engajamento. Claro, com o auxílio adequado. Afinal, as parcerias nas redes sociais podem até serem benéficas, mas precisam de complementos para obterem sucesso. Uma parceria no Instagram, Facebook, WhatsApp  e YouTube pode alavancar o seu negócio se for feita com estratégia. Ou seja, é o aprendizado que faz toda a diferença. Nessa perspectiva, a Ser Notável pode auxiliar se você deseja se destacar não apenas nas redes sociais, mas sim no ambiente on-line como um todo. Acesse o site e saiba mais!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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