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Como transmitir confiança para seus seguidores

Confiança é uma característica básica muito apreciada nas relações humanas. Por isso, não seria diferente na relação de uma marca com seus seguidores nas redes sociais. Uma empresa que consegue passar credibilidade tem mais chances de conquistar admiradores e transformá-los em clientes. Então, fique com a gente e entenda como transmitir confiança para seus seguidores.

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Descubra como conquistar a confiança dos seus seguidores | Foto: Unsplash

A importância da confiança

A confiança é a base de muitas relações humanas. Com empresas, não poderia ser diferente. Para um negócio não é suficiente apenas construir uma presença digital, é necessário criar uma relação de confiança e credibilidade com seu público. Por meio disso, o seguidor sente-se  muito mais à vontade para interagir e, quem sabe, comprar a solução ou produto oferecido. Essa interação, portanto, facilita a oferta de soluções e produtos, ao passo que permite que o cliente tome a solução ofertada como confiável.

Dicas de como passar confiança

Transmita profissionalismo

Pense que você está procurando uma solução para algum problema nas redes e se depara com um perfil mal elaborado, sem foto de perfil ou com imagens de baixa qualidade. Qual a sua impressão sobre a página? Com certeza não será de credibilidade ou confiança. Com seus seguidores funciona da mesma forma. Então, é importante atentar-se a essas situações. Tente sempre passar profissionalismo. Observe as fotos de seu perfil, o que está escrito na sua bio, atente-se para a qualidade das imagens ou outros artifícios visuais e evite erros de português nos textos.

A ideia é que seu perfil demonstre por si só que ele não está ali ao acaso: existe uma preocupação da marca em oferecer sempre o melhor. Esse é o principal passo para ganhar a confiança. Se a página já cumpre esses requisitos, é muito mais fácil conquistar mais seguidores.

Produza conteúdos de qualidade

Nas redes sociais, as pessoas desejam consumir conteúdos interessantes. Pense bem, quando você segue alguém atrelado ao mundo fitness, normalmente espera receber dicas úteis de como se alimentar de forma saudável e equilibrada ou se exercitar da maneira correta. No caso dos seguidores também. Se eles te seguem, eles esperam receber conteúdos interessantes sobre a área em que a sua empresa atua. Se for uma loja de roupas, publique sobre tendências ou como mesclar cores em um look, por exemplo.

Preste atenção na hora da produção: a dica anterior de profissionalismo vale muito aqui. Ao utilizar como modelo a loja de roupas, seria interessante colocar pessoas comuns utilizando as peças, e não somente personalidades famosas. Isso agrega mais humanização e identificação à sua marca. As imagens também precisam ser agradáveis: você não precisa ser um grande editor de fotos, mas é fundamental demonstrar que houve empenho em produzir aquelas imagens. Caso prefira e possa, vale pagar um profissional para realizar essa parte visual.

Seja uma referência no que faz

Você não precisa ter anos de existência no mercado para mostrar que sabe do que está falando. Os seguidores interessados na sua solução desejam que você demonstre conhecimento e relevância na área. Não é uma simples demonstração de ego como em um “nós somos a melhor marca do mercado”. Mensagens como esta na verdade poderiam até afastar seguidores.

Você pode mostrar relevância divulgando novidades da área, o que demonstra que sua marca está antenada às novidades do mercado. Também é interessante compartilhar dados que transmitam a credibilidade da empresa para os seguidores, por exemplo, quantos clientes já foram ajudados e outros feedbacks positivos.

Converse com seu público

Redes sociais são ambientes de interação. Neste contexto, não é interessante enxergar os seus seguidores como meros clientes. Antes de serem clientes, nas suas redes sociais eles são consumidores do seu conteúdo. E as redes são, por natureza, feitas para trocas positivas e negativas: não é uma via de mão única em que você posta um conteúdo e seu seguidor apenas o recebe passivamente.

Portanto, uma das formas de criar uma relação de confiança é justamente iniciar construindo uma relação. Interaja com seus seguidores, responda suas mensagens e comentários. Uma dica preciosa é postar conteúdos interativos. Atualmente, muitas redes sociais permitem criar enquetes ou questionários e esse tipo de conteúdo atrai muito a atenção do público e suas respostas.

É importante mostrar que você tem interesse e prazer em interagir. Portanto, seja educado e solícito, nunca rude. Seja extrovertido, podendo até utilizar um pouco de humor. Porém, cuidado para não cair em um discurso muito informal. Preze sempre por um bom uso da língua portuguesa. Esse diálogo próximo transmite confiança e credibilidade para os perfis que te acompanham.

Preze por um atendimento impecável

Um fator importante na construção da imagem de uma marca e consequentemente de sua credibilidade é o atendimento. Se você vai a uma loja e é mal atendido, com certeza não voltará e ainda alertará seus amigos e familiares sobre o ocorrido. Por isso, é importante prezar por um atendimento impecável: responda o cliente o mais rápido possível e sempre transmita as informações de maneira clara.

Manter um alto padrão no atendimento afeta positivamente a imagem que o cliente tem da empresa e ele, em alguma situação oportuna, pode vir a indicar a marca para algum conhecido. Uma dica é pedir algum tipo de feedback sobre o atendimento e, dessa forma, buscar maneiras de deixá-lo ainda melhor. Caso sinta necessidade, vale a pena contratar alguém somente para cuidar dessa parte de relacionamento com o cliente, respostas de WhatsApp e directs: assim, tudo será respondido de forma mais ágil.

Trabalhe com marketing digital

As redes sociais também podem ser utilizadas pela empresa para contar um pouco da sua história, mostrar o dia a dia no ambiente de trabalho ou outras informações pertinentes. Esse tipo de conteúdo ajuda a humanizar a marca, fator que interfere a favor da construção de uma imagem de confiança e credibilidade. É interessante abordar os valores da marca, quais são os seus objetivos e como ela impacta positivamente na vida dos seus clientes.

Cabe ressaltar que recentemente muitos clientes têm cobrado que as empresas gerem impacto positivo na sociedade também. Então, demonstre sempre qual a contribuição da marca, seja em relação ao meio ambiente ou ao âmbito social. Também é possível apresentar informações mais práticas e objetivas como quantidade de produtos ou serviços vendidos, número de pessoas que realizaram a segunda compra ou, até mesmo, número de seguidores que já experimentaram os serviços e indicaram para alguém.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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