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Presença digital: veja o que você ganha ao explorá-la

Segundo uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil, publicada no Valor Econômico, 77% dos brasileiros são influenciados pela Internet na hora de comprar. Enquanto 43% dos entrevistados alegaram descobrir marcas pelas redes sociais. O levantamento é de 2014 e, de lá para cá, o uso de mídias sociais aumentou consideravelmente. Então, se há sete anos estabelecer uma presença digital já era importante, imagine agora.

o que é presença digital
É importante explorar sua presença digital para crescer no mundo dos negócios | Foto: Unsplash

Entenda o que é presença digital

Estabelecer uma presença digital significa estar na Internet e utilizar de suas facilidades para promover seu negócio. A web é como uma grande vitrine e as empresas estão “brigando” para aparecer na frente. Isso porque, hoje em dia, o marketing tradicional não funciona mais sozinho. Ou seja, não basta distribuir cartazes promocionais e anunciar na televisão, migrar para o on-line já é uma questão crucial.

O Valor Econômico citou outros dados interessantes do levantamento sobre varejo. Segundo o jornal, 39% dos participantes da pesquisa disseram seguir suas marcas favoritas nas redes sociais. E, no Brasil, as mídias digitais têm mais impacto na decisão de compra das pessoas do que a média global. Então, não é à toa que os empresários estão investindo em presença digital nas empresas.

Entretanto, é importante esclarecer que criar um site não é suficiente para estabelecer empresas digitalmente. É preciso conhecer as diferentes oportunidades on-line e marcar presença em mais de um canal, de forma que as pessoas consigam te encontrar facilmente e reconhecer seu trabalho. Sendo assim, faça o possível para aparecer para o público-alvo da sua marca.

Veja o que você ganha por explorar sua presença digital

Explorar sua presença digital é importante para ampliar o alcance do seu negócio, além de evitar que ele se torne obsoleto e fique perdido no tempo. Portanto, você tem muito a ganhar com isso. Público engajado, aumento nas vendas e reconhecimento global são os três principais benefícios que serão listados e explicados a seguir.

Público engajado

As redes sociais são excelentes plataformas para explorar a presença digital da marca, porque, provavelmente, é onde a maioria dos seus clientes estão. Além disso, elas incentivam a construção de relacionamentos. Visto que, por meio das redes, é possível estabelecer vínculos especiais com seu público. E, por meio disso, construir uma audiência engajada e que se interessa pelos seus produtos.

Aumento nas vendas

Portanto, com a exposição on-line, a tendência é que suas vendas sejam impulsionadas. As pessoas irão te conhecer melhor e, consequentemente, saberão o que tem a oferecer. Além do fato de não precisar lidar com o inconveniente da loja física, que tem hora para abrir e fechar. Hoje em dia, as lojas virtuais, que não necessitam de atendimento humano, possibilitam que o usuário faça compras no momento mais oportuno para ele.

Reconhecimento global

O terceiro benefício é interessante para os que desejam empreender fora do Brasil. Um aspecto incrível da Internet é quebrar barreiras e possibilitar que pessoas de diferentes partes do mundo se conectem sem muito esforço. Isso é uma grande vantagem para os que querem expandir seus negócios internacionalmente. Pois, com o auxílio da web, o trabalho torna-se muito mais fácil.

Aprenda a ter um bom posicionamento on-line

Agora que você já entende o que é presença digital e conhece os benefícios da prática, está na hora de aprender como ter um bom posicionamento on-line. Apenas criar um site não traz visibilidade suficiente para sua marca. Por isso, é necessário explorar outros canais da web, a fim de descobrir os que mais fazem sentido para você.

O objetivo principal é mostrar para as pessoas que você está lá por elas, para ajudá-las a resolver seus problemas. Por isso, além de descobrir os canais nos quais você irá estabelecer a presença digital da marca, é interessante investir na produção de conteúdo de qualidade: é isso que definirá o sucesso da sua estratégia.

Ou seja, não adianta ter perfis em diferentes redes sociais se você não for alimentá-los com conteúdos interessantes. Seu negócio precisa ter algo a agregar na vida das pessoas para que elas cheguem até você e continuem por perto. Os materiais compartilhados em suas mídias serão a “porta de entrada” da sua empresa e devem ser bem pensados a fim de atingir em cheio o público-alvo.

Portanto, estabelecer uma presença digital é um trabalho importante, mas que requer bastante esforço. Pois, não basta apenas estar presente na Internet ou nas redes sociais, é necessário ter algo a acrescentar, seja em qual for o canal. Entretanto, se você montar uma boa estratégia e souber explorar as vantagens de ter um posicionamento on-line, não resta dúvidas de que seu negócio crescerá cada vez mais com o passar dos anos.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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