O modelo de negócios B2B está crescendo cada vez mais de forma acelerada. Assim, saber o que é esse conceito e como ele funciona é muito importante para todo empreendimento. Mas, então, B2B o que é? Qual a diferença entre B2B e B2C? Como B2B funciona? Quais são as suas vantagens?
Neste artigo, explicaremos o que é B2B e B2C, como funciona o B2B, para que ele serve, quais benefícios são obtidos com o B2B e como aplicá-lo em um negócio digital. Continue lendo para entender sobre esse modelo de negócio tão promissor!
O que é B2B?
Primeiramente, deve-se começar pelo básico: o que é B2B?
A sigla B2B vem da expressão em inglês “Business to Business”, que significa “Empresa para Empresa”, em tradução livre. Como o nome já explica, o conceito de B2B refere-se a empresas que fazem negócios com outras empresas, ou seja, uma funciona como fornecedor e a outra como cliente.
Às vezes, pode haver confusão entre os conceitos de B2B e B2C, mas a diferença entre eles é simples. A abreviação B2C também é referente a uma expressão em inglês, “Business to Customer”, que basicamente significa “de empresa para consumidor”, em tradução livre. Portanto, enquanto o B2B é um modelo no qual empresas vendem para outras empresas, no B2C o consumidor final é uma pessoa física.
Como funciona o B2B?
Agora que você já entendeu o que é venda B2B, é preciso compreender como funciona esse modelo de negócios. Uma empresa que segue o B2B oferece produtos ou serviços para outras empresas, configurando um negócio entre pessoas jurídicas.
O principal exemplo de B2B que pode ser citado é uma indústria que pode vender seus produtos para diferentes tipos de clientes que não são os consumidores finais. Assim, existem três formas básicas que uma empresa B2B pode operar:
- Revenda: quando uma empresa vende seus produtos para outra empresa que os distribuem e revendem para consumidores como lojistas;
- Consumo: quando a empresa vende produtos e insumos que abastecem uma outra empresa;
- Transformação: quando uma empresa vende matéria-prima para outra empresa que a utiliza no seu processo de produção.
Para que serve o B2B?
Como já falamos anteriormente, o modelo B2B está crescendo cada vez mais e se mostrando como um negócio promissor. Os empreendimentos não se mantêm apenas no B2C, já que os consumidores finais, as pessoas físicas, não são os únicos clientes possíveis. Existem muitas empresas que necessitam comprar de outras por variados motivos: para a própria produção, revendas, abastecimento, entre outros.
Dessa forma, as empresas percebem que, apesar das dificuldades e diferenças em relação ao B2C, investir no modelo B2B é uma ótima opção, tendo em vista o volume e a recorrência das vendas. Fora que esse modelo pode trazer várias vantagens, as quais você verá a seguir.
Quais os benefícios do B2B?
Até aqui, você já entendeu o que é B2B, como funciona e para que serve. Mas, por que aplicá-lo no seu empreendimento? Confira, a seguir, quais benefícios obtidos com o modelo B2B:
Rentabilidade
Um negócio que segue o modelo B2B, geralmente, tem uma precificação de produto mais alta quando comparado a um negócio B2C, já que empresas B2B vendem produtos ou serviços agregados a uma proposta de valor. Além disso, compras no B2B são mais volumosas, afinal, uma empresa provavelmente não comprará apenas uma unidade de um produto. Assim, o B2B garante uma melhor negociação de preços.
Retenção de clientes
O processo de vendas no B2B é longo e as empresas realizam investimentos em estratégias que garantam o prolongamento das relações com o cliente, o que dilui os gastos iniciais e compensa os custos de captação.
Previsibilidade
Como os prazos e os processos no negócio B2B são de longo prazo, as empresas que desejam contratar um fornecedor realizam uma análise para encontrar o melhor parceiro para o seu negócio, que melhor atenderá às suas demandas. Além disso, como as relações são prolongadas, o fornecedor consegue acompanhar a evolução de seu cliente, permitindo-o antecipar novas necessidades e, até mesmo, ser indicado para outras empresas.
Receita recorrente
Portanto, devido ao relacionamento prolongado, a empresa consegue ter receitas recorrentes, que podem ser por meio de contratos de prestação de serviços ou por compras regulares.
Como usar o B2B em um negócio digital?
O e-commerce B2B cresce, desde 2010, a uma taxa superior a 20% ao ano e tornou-se o maior gerador de receita online no mundo, segundo o portal E-Commerce Brasil. Esse número é um grande reflexo da era digital que dominou o século 21. Então, usar o B2B no seu negócio digital pode ser bastante vantajoso.
Antes, vale ressaltar que, mesmo no e-commerce, o mais importante do B2B não é o que é vendido, mas como é vendido. Portanto, o virtual não substitui o vendedor, é necessário avaliar as ordens de compra, oferecer novos produtos e manter um bom relacionamento com o cliente.
Quando se começa um negócio digital B2B é necessário divulgar seu canal de vendas como em todo empreendimento online. Então, invista em estratégias de marketing digital, divulgue sua plataforma e sempre mantenha contato com seus clientes.
Além disso, lembre-se que o modelo B2B é diferente do B2C, então existem algumas particularidades que devem ser seguidas, como atender a política comercial e oferecer tabelas de preços diferentes aos clientes, bloquear o acesso dos concorrentes e se comunicar com demais sistemas da empresa.
Como ter sucesso no mercado B2B?
Um dos pontos principais do modelo B2B é o cliente. Tendo isso em vista, entende-se que o sucesso do seu negócio B2B depende, especialmente, da satisfação de seu cliente em relação a sua empresa. Assim, listamos algumas estratégias que irão te ajudar no mercado B2B:
Otimização do processo de vendas
Sim, a negociação é longa e complexa, mas isso não quer dizer que ela deva ser cansativa. Ofereça estratégias, como canais de contato alternativos e um workflow eficiente, para que o processo de vendas seja ágil, assim, evita-se burocracias que possam impedir as vendas.
Qualidade do atendimento
Como já explicamos, é essencial manter uma boa relação com os clientes no modelo B2B. Portanto, foque na qualidade do atendimento para garantir a satisfação do cliente.
Marketing digital
Não se esqueça de investir no marketing digital do seu negócio para gerar mais oportunidades de vendas no B2B, além de já fazer parte do processo de convencimento do cliente.
A partir da matéria, é possível perceber o porquê de o modelo B2B estar cada vez mais em alta. Agora que você já sabe sobre B2B o que é, como ele funciona e quais os seus benefícios, que tal mergulhar nesse mercado?
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