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Conta comercial ou criador de conteúdo: 5 principais diferenças

Se você trabalha com o Instagram com certeza já se perguntou: devo fazer uma conta comercial ou criador de conteúdo? Essa dúvida ocorre porque a versão comercial dessa rede social oferece essas duas opções, então os profissionais ficam confusos com a diferença dessas contas e quais as vantagens que uma tem sobre a outra.

Saiba mais sobre a conta comercial e a conta criador de conteúdo Instagram e suas diferenças. | Foto: Freepik/syifa5610.

Pensando nisso, explicaremos a seguir o que é conta comercial e conta de criador de conteúdo Instagram, as principais diferenças e qual é a melhor para usar. Confira!

O que é uma conta comercial?

Contas comerciais são contas criadas com um único objetivo: fortalecer e criar relações comerciais entre empresas e clientes. Isso quer dizer que esse tipo de conta é voltado para a divulgação de marcas e produtos, venda de serviços e produtos, além de ser um meio para realizar o marketing de sua empresa.

A conta comercial é um recurso utilizado por empresas, lojas, empreendedores, criadores de conteúdo e qualquer outra pessoa que deseja oferecer e divulgar seus serviços na internet.

Essa modalidade está disponível em diversas redes sociais. Para você ter uma ideia, empresas possuem a chance de criar uma conta comercial YouTube, conta comercial WhatsApp e, uma das mais populares, conta comercial Instagram. Todas essas plataformas possuem versões comerciais, que oferecem ferramentas a mais para seus usuários, facilitando a criação de conteúdos específicos, a venda de produtos e serviços e a criação de estratégias de marketing.

Conta comercial YouTube

A conta comercial do YouTube é criada a partir de sua conta de marca Google. Ou seja, para divulgar sua marca na plataforma de vídeos é preciso ter uma conta Google vinculada com a sua empresa. Para isso, você irá fazer login na plataforma, acessar sua lista de canais e criar um canal no YouTube ou utilizar um que já exista.

Conta comercial WhatsApp

Para abrir uma conta comercial no WhatsApp é necessário baixar o WhatsApp Business. Por lá, você irá criar uma conta, assim como se cria a pessoal, incluindo um número e adicionando fotos. Porém, na versão Business é possível criar mensagens automáticas, adicionar informações de sua empresa e tornar a experiência com o cliente personalizada.

Conta comercial Facebook

Para criar essa conta será necessário acessar o Facebook Business e, por lá, criar sua página na rede social. Assim como o WhatsApp Business, o Facebook permitirá que você adicione links de venda, entre outras ferramentas para o seu comércio.

Conta comercial Instagram

Para criar uma conta comercial na rede social basta baixar o aplicativo e, durante a criação da conta, marcar qual você deseja. Além disso, é possível alterar seu tipo de conta após criada, sem a necessidade de criar outra para sua empresa.

5 diferenças de uma conta comercial e criador de conteúdo

O que diferencia a conta comercial para a conta de criador de conteúdo são os objetivos. Os criadores de conteúdo são figuras públicas que criam conteúdo on-line, sejam vídeos, imagens, ou outros tipos, e que precisam da rede para criar e divulgar.

Os comerciais, por sua vez, desejam divulgar sua empresa ou marca, além de realizar vendas pela própria plataforma. Além disso, é um canal direto com seus clientes, para tirar dúvidas, realizar pesquisas e muito mais.

As 5 principais diferenças entre as contas do Instagram Business, para ajudar você a escolher a conta comercial ou criador de conteúdo, são:

1. Categorias

A conta criador de conteúdo permite que o usuário escolha uma categoria na qual se enquadra, baseado na atividade que exerce. Por exemplo, é possível indicar se você é ator, dançarino, artista, fotógrafo, jornalista, entre várias outras opções.

As contas comerciais, por sua vez, não permitem que você faça essa especificação. Elas apenas deixam que você adicione dados comerciais, que seriam de utilidade para seu público.

2. Rótulos de categoria e contatos

As contas para criadores de conteúdo permitem que eles escondam determinadas informações em seus perfis, entre elas estão o rótulo de categoria e os contatos.

As contas comerciais, por sua vez, não possuem essa possibilidade. Isso porque o criador de conteúdo tem liberdade para ocultar informações de seu público, enquanto uma empresa necessita ser transparente e a conta tem como objetivo atrair os usuários.

3. Dados detalhados

Ambas as contas, ou seja, as comerciais e as de criador de conteúdo, permitem que o dono tenha acesso a dados fundamentais, como a quantidade de pessoas que começaram a seguir e as que deixaram de seguir. Além disso, é possível conferir as reações por publicação, algo que facilita para ambos.

A conta criador de conteúdo Instagram, porém, consegue analisar quantas pessoas deixaram de seguir seu perfil a partir de suas publicações. Ou seja, é possível ver quantas pessoas deixaram de te seguir após cada uma de suas publicações. Isso facilita para compreender o que o público gosta ou não de ver em seu perfil.

4. Gerenciar as mensagens

A conta criador de conteúdo permite que o usuário gerencie suas mensagens no Instagram. Existem três abas, principal, geral e solicitações, que facilita identificar suas mensagens mais importantes, evitar mensagens inoportunas e filtrar o que deve ser lido rapidamente e o que pode esperar.

A conta comercial, contudo, não possui essas possibilidades, entregando todas as mensagens de forma geral.

5. Vendas

O que mais diferencia essas contas, no entanto, são as vendas. A conta comercial do Instagram está habilitada para vender produtos e serviços por meio da plataforma. Além disso, ela disponibiliza ferramentas que facilitam as vendas, tanto para o usuário que está comprando quanto para aqueles que estão vendendo.

As contas de criadores, porém, não permitem vendas. Eles estão capacitados a realizar publicidades, possuem todas as ferramentas necessárias para isso, mas não podem vender tais produtos oficialmente por suas redes sociais.

Quais os benefícios de uma conta comercial e de criador de conteúdo?

Existem inúmeros benefícios para uma conta comercial e de criador de conteúdo. Elas permitem maior controle de seu perfil e uma administração mais fácil, dando acesso a dados fundamentais para uma empresa ou criador digital. Além disso, elas possuem acesso ao Estúdio de Criação do Facebook, que possibilita criar vídeos e imagens para publicar com ferramentas diferentes e inovadoras.

As contas comerciais permitem adicionar botões de contato, algo que facilita a sua comunicação com seus clientes, adicionar links de compra e, até mesmo, vender pela plataforma, utilizando de seus recursos.

Outro ponto é a adição de seu setor, ou seja, o ramo que faz parte, facilitando os usuários do Instagram encontrarem seu perfil. Além disso, o Instagram realiza publicidades de sua empresa, caso você ative os anúncios para a rede social.

A conta criador, por sua vez, facilita a criação de publicidades em seu perfil e a administração de seu público, identificando o que eles gostam ou não em sua conta, além do gerenciamento de mensagens, filtrando o que é ou não importante para você.

Essas contas são idealizadas para aqueles que não vendem produtos, mas sim sua imagem e seu conteúdo on-line.

Escolher conta criador de conteúdo ou comercial fica mais fácil quando se sabe qual seu objetivo. Se deseja vender pelo Instagram, o melhor é escolher a conta comercial, que lhe permitirá isso e ainda lhe ajudará a divulgar sua empresa e marca na rede social. Porém, se trabalha criando conteúdo, deseja atrair novas pessoas e apresentar o que você faz, o criador de conteúdo é a sua conta perfeita.

Ambas possuem benefícios que podem ser usados a seu favor, dependendo do que você precisa. Então, agora que você sabe o que cada uma é e o que oferece, já pode se decidir entre conta comercial ou criador de conteúdo.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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