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Confira estratégias para alcançar o diferencial competitivo da sua empresa

O mercado, a cada dia que passa, é mais disputado e, por isso, o diferencial competitivo é fundamental para se destacar em seu meio. Mas, você sabe o que é esse diferencial? Ele não diz respeito às suas competências ou sobre inventar e inovar o tempo todo, ele fala sobre simplicidade e sobre os atributos que o tornam único. Ou seja, todos possuem um diferencial competitivo, basta apenas acessar e criar um planejamento estratégico, para usar todo seu potencial.

Pensando nisso, a seguir, explicaremos melhor os seguintes tópicos: o que é o diferencial competitivo, como definir seu diferencial e as principais estratégias para alcançá-lo.

Saiba mais sobre o diferencial competitivo, sobre gestão estratégica e planejamento estratégico de diferenciais. | Foto: Freepik.

O que é diferencial competitivo?

O termo pode ser complicado, mas na prática o diferencial competitivo é simples de compreender. O diferencial competitivo nada mais é que atributos, que você ou sua empresa possuam, que os tornam únicos. Nesse caso, todos possuem um diferencial competitivo, mas são poucos aqueles que sabem usá-los a seu favor, levando-os para o mercado de trabalho e se destacando.

Os diferenciais se tratam das vantagens e benefícios que uma empresa possui e que os coloca à frente de outras pessoas e outras empresas. É justamente por isso, que se chama diferencial competitivo, pois se usa esses atributos, ou seja, suas qualidades, para se pôr à frente de seus concorrentes. Vence aquele que se destaca no mercado, utilizando o maior número de diferenciais e da melhor maneira possível. É importante frisar que esse diferencial é utilizado em prol dos clientes, sendo assim, suas habilidades e qualidades devem estar relacionadas em como melhorar o seu atendimento e  serviço aos clientes.

Por mais que esse seja o significado mais aceito para diferencial competitivo, existem alguns outros significados. Por exemplo, ele pode ser determinado como uma característica ou aspecto positivo usado para destacar produtos, serviços, pessoas e ideias.

É preciso apontar que seu diferencial competitivo só terá valor se o mercado o notar, ou seja, se as pessoas, que consomem ou irão consumir seus produtos ou serviços, sabem da existência desse diferencial. Pois, como foi dito, ele é voltado para seus clientes, uma vez que é seu destaque entre o público que o torna um destaque no nicho em que está inserido.

Como definir o diferencial da sua empresa?

O diferencial competitivo de uma empresa pode ser definido a partir das ações mais simples. Além disso, conhecer seus clientes e suas necessidades, também é fundamental para definir qual será seu diferencial. Por exemplo, se seus clientes estão sempre buscando os menores preços, seu diferencial seria justamente ter um preço menor que os demais no mercado.

Antes de definir qual será o diferencial de sua empresa, é preciso compreender as principais características dos diferenciais competitivos:

  •  Não ser imitado facilmente;
  • Ser único;
  • Ser sustentável;
  • Superioridade em relação a concorrentes;
  • Aplicável a diversas situações.

E os principais diferenciais competitivos que possuem tais características e ajudam as empresas a tomarem uma posição a frente ao mercado, são:

Preço baixo e valor agregado

A maioria dos consumidores buscam produtos de qualidade, ou seja, que possuam valor agregado pelo menor preço possível, porque todos desejam pagar menos e desfrutar do melhor. Por isso, um diferencial competitivo de sucesso é agregar valor aos seus produtos com qualidade e confiança no mercado, mas com o menor preço que lhe é permitido.

Por exemplo, você está vendendo sapatos de couro e a faixa de preço do produto é de R$100. O seu produto é bom, feito com excelentes materiais e conhecido por sua qualidade e seu preço, por sua vez, é de R$80, um dos menores do mercado. Sendo assim, você está vendendo um produto de qualidade por um preço menor, atraindo um número maior de consumidores. Mas, lembre-se, não basta baixar o preço, seu produto ou serviço deve ter valor e qualidade.

Facilidade de compra

Torne o processo de compra mais fácil para seu cliente, otimizando seu site para vendas on-line e adquirindo uma excelente equipe de vendas. Além disso, amplie sua distribuição de seus produtos por meio das entregas, pois quanto mais fácil for o processo, melhor será para o seu cliente e, consequentemente, para sua empresa.

Garantia

Muitas pessoas têm medo de comprar um determinado produto e ele quebrar ou não cumprir com o prometido, por isso, estão sempre buscando empresas que ofereçam garantia e quanto maior o tempo, melhor. Sendo assim, a empresa irá garantir ao cliente que se o produto apresentar defeitos, ele poderá trocar por um novo e sem gastos adicionais.

Além disso, a assistência técnica também é muito importante, pois é difícil estabelecer uma garantia de longo prazo, então, caso seu produto apresente um problema e não esteja na garantia, o cliente irá na assistência, que irá consertá-lo.

Patente

Uma forma de se tornar único e possuir um produto único, é patentear sua ideia. As pessoas acabam por dar preferência para produtos que sejam únicos, isto é, que sejam pioneiros em algo. Por exemplo, quando falamos em Cotonetes, estamos nos referindo a uma marca, que se tornou pioneira nas hastes flexíveis com algodão nas pontas para limpar as orelhas e que, atualmente, é sinônimo deste produto. Então, sempre que vão ao mercado, as pessoas buscam por essa marca e, mesmo que não comprem ela, eles chamam a marca concorrente pelo mesmo nome.

5 atitudes estratégicas para garantir seu espaço

Para garantir que o diferencial competitivo de sua empresa funcione e seja definido corretamente, é preciso criar um planejamento estratégico. Ou seja, é preciso realizar uma gestão de suas estratégias para descobrir seu diferencial e divulgá-lo para o mercado, chegando ao conhecimento de seus atuais consumidores e possíveis consumidores.

Existem algumas atitudes que são fundamentais para garantir seu espaço, que são:

Conheça seus clientes

Como foi dito, uma empresa só definirá um diferencial competitivo se ela conhecer seus clientes. Isso significa que ela deve conhecer os desejos e necessidades do seu público para, então, criar a melhor estratégia de mercado. Para começar, saiba quem são eles, o sexo, os hobbies, os hábitos de consumo, seus interesses, entre outros. Foque no que irá ajudar a compreender as pessoas que estão comprando de você.

Qualificação

Uma equipe eficiente e qualificada pode ser o grande diferencial de sua empresa, uma vez que serão essas pessoas que estarão cuidando das vendas, das estratégias de marketing, de distribuição e do atendimento ao cliente. Por isso, busque montar equipes qualificadas para o trabalho, que possuam expertise no assunto. Além disso, leve o conhecimento até essas pessoas, ofereça cursos e outras dinâmicas que irão auxiliar em sua capacitação profissional.

Atendimento diferencial

Monte um atendimento único, com pessoas que conheçam os produtos e sejam capazes de auxiliar em qualquer necessidade do cliente. Além disso, crie canais eficientes, ou seja, que entregam um atendimento rápido, simples e fácil. Um grande exemplo são os bots para o WhatsApp, que, automaticamente, atendem as principais dúvidas de clientes. A ferramenta não é nova no mercado, mas o diferencial não se trata de inovação, mas sim do melhor uso de um recurso ou estratégia para sua empresa se destacar positivamente. 

Dados

Utilize os dados a seu favor, ou seja, mantenha-se sempre atento ao mercado e as informações divulgadas nele. Isso irá facilitar na tomada de decisões, na criação de estratégias de vendas e marketing, entre outros aspectos. Outro exemplo é acompanhar os próprios números, como a demanda de produtos, para garantir que tenham sempre em mãos o que está vendendo, mas nunca em demasia ao ponto de ficar parado.

Bons produtos

Um diferencial competitivo eficaz são os produtos de qualidade, ou seja, uma excelente mercadoria. Pois quanto melhor é aquilo que se está vendendo, maiores são as chances da empresa se destacar no mercado e se tornar referência em um determinado nicho. Atualmente, com o advento das tecnologias, ficou mais fácil criar produtos de qualidade ou reformular produtos bons para serem ótimos. Um bom jeito de saber o que produzir, como produzir ou o que melhorar, são os feedbacks de clientes, por isso, fique sempre atento ao que o público deseja e espera de sua marca.

Agora que você já sabe o que é diferencial competitivo, está na hora de ingressar no mercado com tudo. Mas ainda há muito para aprender sobre como se destacar no mercado, por exemplo, como utilizar as redes sociais para destacar sua empresa.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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