A automação de marketing consiste no uso de tecnologias para automatizar ações e processos a fim de aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing. Ao mesmo tempo, a intenção é manter o relacionamento personalizado com os leads.
Entre as ações que fazem parte da automação de marketing estão disparo de e-mails, agendamento de posts nas redes sociais, uso de chatbots. Em todo o processo, a automação de marketing serve para gerar leads, nutri-los e conquistar novos os clientes. Além disso, após a compra, as estratégias também podem ser usadas para ativar clientes, estimular a retenção e gerar recomendações.
Neste artigo, vamos te apresentar as estratégias e ferramentas da automação de marketing digital. Confira.
Como fazer a automação de marketing?
Se você já gera leads, mas quer extrair muito mais resultados com as ações de marketing digital, a automação de marketing é indicada para você. Essa estratégia permite se comunicar e interagir com leads de forma mais personalizada e automatizada.
No entanto, para que a automação de marketing funcione completamente, é necessário ter uma boa ferramenta em mãos. Por isso, na sua estratégia de automação de marketing, 3 características são essenciais para conseguir bons resultados.
● Critérios de segmentação completos
● Listas dinâmicas
● Interação com o lead por diversos canais
10 benefícios da automação de marketing digital
De acordo com a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina já utilizam há 2 anos alguma das ferramentas de automação de marketing. Tal número demonstra como a adoção de sistemas de automação é expressiva.
A verdade é que o mercado exige cada vez mais competitividade e agilidade das empresas. Por isso, elas estão mais preocupadas em automatizar tarefas e alcançar resultados maia eficientes e assertivos.
Listamos, a seguir, os principais benefícios que as organizações ganham ao adotar o sistema de automação de marketing. Confira.
● Escalabilidade, ou seja, crescimento para o negócio;
● Mais eficiência no funil de vendas;
● Mais produtividade para a equipe;
● Integração entre os times;
● Menos chances de falhas;
● Redução do custo de aquisição de clientes;
● Aumento do ticket médio;
● Redução do ciclo de vendas;
● Mais satisfação e retenção de clientes;
● Monitoramento de todo o funil.
Confira as ferramentas para a automação de marketing
Existe uma infinidade de ferramentas de automação de marketing. Vamos te apresentar as 5 principais características que se destacam no mercado.
HubSpot Marketing Hub
A HubSpot é a ferramenta de automação de marketing mais usada na América Latina, quando excluímos o Brasil. Ela oferece softwares completos para a gestão de marketing e vendas. Entre os serviços disponíveis estão:
● Integração com o CRM;
● Acompanhamento em tempo real dos resultados de e-mail e conversão de landing pages;
● Listas de segmentação de alta especificidade;
● Dashboards e relatórios personalizados;
● Chat para atendimento dos clientes;
● Lead scoring preditivo baseado em machine learning;
● Tokens de personalização com fallback;
● Opções inteligentes de teste A/B de e-mail marketing.
RD Station Marketing
Essa ferramenta é líder em softwares de automação de marketing no Brasil. O RD Station foi desenvolvido pela empresa brasileira Resultados Digitais. A ferramenta é toda desenvolvida em português, realiza disparo de e-mail marketing, otimiza conteúdos para motores de busca (SEO), cria ações de automação e landing pages, gere suas mídias sociais e sua base de contatos e muitas outras funcionalidades.
ActiveCampaign
De acordo com os reviews dos próprios usuários, a ferramenta ActiveCampaign é uma das primeiras ferramentas de automação de marketing que se destaca. A empresa de Chicago oferece uma plataforma completa para automação de marketing e vendas com CRM integrado e outros recursos, como formulários personalizados, relatórios avançados, monitoramento de metas e conversões.
Mautic
O Mautic é uma ferramenta de automação gratuita e de código aberto. Para aqueles que têm conhecimentos em programação ou uma equipe de suporte para esses assuntos, ela pode ser uma excelente opção.Quem não é tão talentoso com os códigos pode utilizar a configuração padrão e usufruir das funcionalidades de:
● Geração e nutrição de leads;
● Criação de landing pages;
● Campanhas de automação;
● Monitoramento das mídias sociais.
MailChimp
O MailChimp começou como uma ferramenta de e-mail marketing acessível para pequenas empresas, mas transformou-se em uma plataforma all-in-one. Entre suas principais funcionalidades estão:
● Ferramenta de CRM;
● Landing pages e formulários de cadastro;
● Segmentação da base;
● Públicos semelhantes (lookalike);
● Editor de imagens;
● Jornadas de compra;
● Integrações;
● Testes A/B;
● Pesquisas,
● Relatórios.
Entenda como implementar totalmente a automação do marketing ao seu negócio
Agora que você já conhece as principais ferramentas do mercado, vamos te mostrar como implementar a automação de marketing no seu negócio. A seguir, confira o passo a passo para começar a usar a automação nos seus processos de marketing e vendas.
1. Comece com o planejamento
2. Qualifique sua base de contatos
3. Inicie a produção de conteúdos
4. Contrate uma ferramenta de automação
5. Configure os fluxos na ferramenta
6. Tracione a geração de leads
7. Avance na gestão de leads
8. Avalie e otimize
5 dicas para uma automação de marketing mais eficiente
Para finalizar, separamos 5 dicas para você ter uma automação de marketing de sucesso.
Crie estratégias na automação de marketing
As estratégias de automação de marketing só são absorvidas na empresa quando toda a equipe entende os seus objetivos e os processos que deve seguir. Portanto, crie e estabeleça as estratégias e deixe claro para os envolvidos.
É crucial que todos compreendam a importância da automação, o papel do seu trabalho na estratégia e como a automação de marketing contribui para ter mais resultados.
Contrate a ferramenta depois de definir processos
Nenhuma ferramenta de automação de marketing consegue fazer todo o trabalho sozinha, ela precisa de uma estratégia para gerar os resultados. Por isso, somente depois de definir as estratégias e ter uma estrutura montada invista na ferramenta, pois assim você terá um retorno melhor.
Segmente e personalize
Quando você segmenta o mailing, os disparos se tornam mais eficazes e tendem a ter melhores resultados em aberturas, cliques e conversões. Além disso, a personalização também é importante, pois potencializa o relacionamento com os leads e os resultados dos fluxos.
Integre marketing e vendas
Com o uso da ferramenta, você pode integrar toda a sua equipe, definir os responsáveis e emitir alertas sobre as tarefas. Porém, fora da ferramenta, também é importante definir como eles vão se alinhar. Isso ajuda a integrar os times de marketing e vendas.
Em conjunto, essas duas áreas podem definir quais alguns elementos importantes e tornar o funil mais eficiente.
Faça melhorias contínuas
A estratégia de automação permite que você otimize constantemente as ações de marketing e vendas para gerar mais oportunidades de negócios e melhorar as taxas de conversão nas etapas do funil. Assim, estabeleça uma cultura de melhoria contínua, envolvendo toda a sua equipe e baseando-se em dados. Se você quer entender ainda mais sobre a automação de marketing, a Ser Notável apresenta o Método Sirius, projeto que ajuda os profissionais a alcançarem os resultados desejados nas redes e plataformas digitais. Com materiais e lives exclusivas, o método garante o suporte necessário para seu crescimento e aprendizado. Acesse o site e confira.