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O que é automação de marketing?

A automação de marketing consiste no uso de tecnologias para automatizar ações e processos a fim de aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing. Ao mesmo tempo, a intenção é manter o relacionamento personalizado com os leads.

Entre as ações que fazem parte da automação de marketing estão disparo de e-mails, agendamento de posts nas redes sociais, uso de chatbots. Em todo o processo, a automação de marketing serve para gerar leads, nutri-los e conquistar novos os clientes. Além disso, após a compra, as estratégias também podem ser usadas para ativar clientes, estimular a retenção e gerar recomendações.

Neste artigo, vamos te apresentar as estratégias e ferramentas da automação de marketing digital. Confira.

Ferramentas para automatizar. | Foto: Freepik.

Como fazer a automação de marketing?

Se você já gera leads, mas quer extrair muito mais resultados com as ações de marketing digital, a automação de marketing é indicada para você. Essa estratégia permite se comunicar e interagir com leads de forma mais personalizada e automatizada.

No entanto, para que a automação de marketing funcione completamente, é necessário ter uma boa ferramenta em mãos. Por isso, na sua estratégia de automação de marketing, 3 características são essenciais para conseguir bons resultados.

●       Critérios de segmentação completos

●       Listas dinâmicas

●       Interação com o lead por diversos canais

10 benefícios da automação de marketing digital

De acordo com a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina já utilizam há 2 anos alguma das ferramentas de automação de marketing. Tal número demonstra como a adoção de sistemas de automação é expressiva.

A verdade é que o mercado exige cada vez mais competitividade e agilidade das empresas. Por isso, elas estão mais preocupadas em automatizar tarefas e alcançar resultados maia eficientes e assertivos.

Listamos, a seguir, os principais benefícios que as organizações ganham ao adotar o sistema de automação de marketing. Confira.

●       Escalabilidade, ou seja, crescimento para o negócio;

●       Mais eficiência no funil de vendas;

●       Mais produtividade para a equipe;

●       Integração entre os times;

●       Menos chances de falhas;

●       Redução do custo de aquisição de clientes;

●       Aumento do ticket médio;

●       Redução do ciclo de vendas;

●       Mais satisfação e retenção de clientes;

●       Monitoramento de todo o funil.

Confira as ferramentas para a automação de marketing

Existe uma infinidade de ferramentas de automação de marketing. Vamos te apresentar as 5 principais características que se destacam no mercado.

Automação de marketing digital. | Foto: Freepik.

HubSpot Marketing Hub

A HubSpot é a ferramenta de automação de marketing mais usada na América Latina, quando excluímos o Brasil. Ela oferece softwares completos para a gestão de marketing e vendas. Entre os serviços disponíveis estão:

●       Integração com o CRM;

●       Acompanhamento em tempo real dos resultados de e-mail e conversão de landing pages;

●       Listas de segmentação de alta especificidade;

●       Dashboards e relatórios personalizados;

●       Chat para atendimento dos clientes;

●       Lead scoring preditivo baseado em machine learning;

●       Tokens de personalização com fallback;

●       Opções inteligentes de teste A/B de e-mail marketing.

RD Station Marketing

Essa ferramenta é líder em softwares de automação de marketing no Brasil. O RD Station foi desenvolvido pela empresa brasileira Resultados Digitais. A ferramenta é toda desenvolvida em português, realiza disparo de e-mail marketing, otimiza conteúdos para motores de busca (SEO), cria ações de automação e landing pages, gere suas mídias sociais e sua base de contatos e muitas outras funcionalidades.

ActiveCampaign

De acordo com os reviews dos próprios usuários, a ferramenta ActiveCampaign é uma das primeiras ferramentas de automação de marketing que se destaca. A empresa de Chicago oferece uma plataforma completa para automação de marketing e vendas com CRM integrado e outros recursos, como formulários personalizados, relatórios avançados, monitoramento de metas e conversões.

Mautic

O Mautic é uma ferramenta de automação gratuita e de código aberto. Para aqueles que têm conhecimentos em programação ou uma equipe de suporte para esses assuntos, ela pode ser uma excelente opção.Quem não é tão talentoso com os códigos pode utilizar a configuração padrão e usufruir das funcionalidades de:

●       Geração e nutrição de leads;

●       Criação de landing pages;

●       Campanhas de automação;

●       Monitoramento das mídias sociais.

MailChimp

O MailChimp começou como uma ferramenta de e-mail marketing acessível para pequenas empresas, mas transformou-se em uma plataforma all-in-one. Entre suas principais funcionalidades estão:

●       Ferramenta de CRM;

●       Landing pages e formulários de cadastro;

●       Segmentação da base;

●       Públicos semelhantes (lookalike);

●       Editor de imagens;

●       Jornadas de compra;

●       Integrações;

●       Testes A/B;

●       Pesquisas,

●       Relatórios.

Entenda como implementar totalmente a automação do marketing ao seu negócio

Implantando sistema de automação de marketing. | Foto: Freepik.

Agora que você já conhece as principais ferramentas do mercado, vamos te mostrar como implementar a automação de marketing no seu negócio. A seguir, confira o passo a passo para começar a usar a automação nos seus processos de marketing e vendas.

1. Comece com o planejamento

2. Qualifique sua base de contatos

3. Inicie a produção de conteúdos

4. Contrate uma ferramenta de automação

5. Configure os fluxos na ferramenta

6. Tracione a geração de leads

7. Avance na gestão de leads

8. Avalie e otimize

5 dicas para uma automação de marketing mais eficiente

Para finalizar, separamos 5 dicas para você ter uma automação de marketing de sucesso.

Crie estratégias na automação de marketing

As estratégias de automação de marketing só são absorvidas na empresa quando toda a equipe entende os seus objetivos e os processos que deve seguir. Portanto, crie e estabeleça as estratégias e deixe claro para os envolvidos.

É crucial que todos compreendam a importância da automação, o papel do seu trabalho na estratégia e como a automação de marketing contribui para ter mais resultados.

Contrate a ferramenta depois de definir processos

Nenhuma ferramenta de automação de marketing consegue fazer todo o trabalho sozinha, ela precisa de uma estratégia para gerar os resultados. Por isso, somente depois de definir as estratégias e ter uma estrutura montada invista na ferramenta, pois assim você terá um retorno melhor.

Segmente e personalize

Quando você segmenta o mailing, os disparos se tornam mais eficazes e tendem a ter melhores resultados em aberturas, cliques e conversões. Além disso, a personalização também é importante, pois potencializa o relacionamento com os leads e os resultados dos fluxos.

Integre marketing e vendas

Com o uso da ferramenta, você pode integrar toda a sua equipe, definir os responsáveis e emitir alertas sobre as tarefas. Porém, fora da ferramenta, também é importante definir como eles vão se alinhar. Isso ajuda a integrar os times de marketing e vendas.

Em conjunto, essas duas áreas podem definir quais alguns elementos importantes e tornar o funil mais eficiente.

Faça melhorias contínuas

A estratégia de automação permite que você otimize constantemente as ações de marketing e vendas para gerar mais oportunidades de negócios e melhorar as taxas de conversão nas etapas do funil. Assim, estabeleça uma cultura de melhoria contínua, envolvendo toda a sua equipe e baseando-se em dados. Se você quer entender ainda mais sobre a automação de marketing, a Ser Notável apresenta o Método Sirius, projeto que ajuda os profissionais a alcançarem os resultados desejados nas redes e plataformas digitais. Com materiais e lives exclusivas, o método garante o suporte necessário para seu crescimento e aprendizado. Acesse o site e confira.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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