fbpx

Afiliado digital: saiba o que é e como ganhar dinheiro com isso

Atualmente, muitas pessoas buscam investir em um negócio próprio e uma das formas mais eficazes é por meio do mercado de afiliado digital. Isso porque é uma prática simples, fácil e que oferece diversas oportunidades para aqueles que estão entrando no meio. Além disso, é um mercado que por mais que seja conhecido, é pouco explorado, sendo assim a concorrência é menor.

Além disso, se tornar um afiliado digital significa que você está investindo em um dos meios mais eficazes de venda, a internet. Pois pense, quem não utiliza a internet hoje em dia para suas pesquisas e até mesmo para suas compras? O meio digital garante facilidade para suas vendas, além de ser um meio publicitário. Outro ponto que deve ser abordado são as diversas vantagens que a internet e o mercado de afiliados proporcionam.

Saiba como se tornar uma afiliada digital. | Foto: Freepik.

Dito isso, a seguir, confira tudo sobre o mercado digital de afiliados, desde como se tornar um afiliado digital até as vantagens desse tipo de venda para o seu negócio.

O que é afiliado digital?

Antes de mais nada, você sabe o que é um afiliado digital? O marketing de afiliados é um mercado em ascensão na internet, e o afiliado digital é a peça principal desse tipo de venda. Isso porque o afiliado digital é o responsável pela divulgação de produtos, por meio da criação de conteúdos em redes sociais, o que irá garantir a venda para os produtores. Ou seja, o afiliado digital serve como um vendedor.

O esquema de Marketing de Afiliados funciona da seguinte forma: um produtor hospeda seu produto, seja ele um curso, livro, entre outros materiais, em um marketplace. Em seguida, um afiliado adquire um link de vendas daquele produto e, a partir desse link, cria um conteúdo para poder vendê-lo. Ele pode produzir vídeos, posts, realizar campanhas, entre outros, divulgando o produto, convencendo o público a comprá-lo.

Cada pessoa que clicar naquele link será redirecionada para a página de vendas daquele produto. Quando compram, parte dos lucros obtidos irá para o afiliado digital, enquanto o resto ficará com o produtor, ou seja, o dono do produto.

Em resumo, o afiliado digital é um criador de conteúdo que, por meio deles, irá vender produtos de terceiros e receberá comissões por isso. É preciso saber que cada marketplace possui suas regras, sendo assim, as vendas e os pagamentos irão ocorrer de formas distintas. Além disso, algumas redes sociais proíbem esse tipo de venda, então o afiliado digital deve ser inteligente na hora de vender.

Quais as vantagens de um afiliado digital?

Agora que compreende o que é um afiliado digital, está na hora de pensar sobre as vantagens existentes em se tornar um afiliado. Isso porque o Marketing de Afiliados é uma área nova, pouco explorada e que pode parecer complexa para alguns. Ela, no entanto, possui diversas vantagens referentes a facilidade de venda, a obtenção de lucros e a concorrência entre afiliados.

Confira as principais vantagens em se tornar um afiliado digital:

  • Baixo custo: uma das principais vantagens no Marketing de Afiliados, e que poucos sabem, é o baixo custo para se tornar um afiliado e até mesmo um produtor. Os gastos, na maioria das vezes, está relacionado a construção de sites e hospedagem de produtos nos marketplaces;
  • Zero burocracia: outra vantagem é que não há muitas burocracias para se tornar um afiliado, isso porque os cadastros em marketplaces são gratuitos, assim como não há muitas regras em relação a se tornar um afiliado e vender produtos na internet;
  • Nichos diversos: outro ponto é que um afiliado digital pode se inserir em diversos nichos, escolhendo aquele com que possui mais afinidade. Além disso, isso também vale para a divulgação em redes e outros ambientes online, pois você pode utilizar aquele que é mais fácil para você;
  • Você trabalha para você: um afiliado digital não possui um chefe, ele pode fazer seu próprio horário, definir suas metas, entre outras questões. O afiliado não precisa retratar nada ao produtor ou ao marketplace;
  • Retorno financeiro: um afiliado digital pode ter um excelente retorno financeiro, isso porque a maioria dos produtos possui um público fiel e interessado. É preciso frisar, entretanto, que é fundamental que ele se dedique às vendas para que elas ocorram. Em resumo, seu retorno financeiro irá depender do seu trabalho e empenho para vender.

Quanto ganha um afiliado digital?

Para aqueles que desejam saber quanto ganha um afiliado digital, já afirmo que não existe uma resposta objetiva. Isso porque os lucros irão depender de três questões:

  • As vendas irão depender de suas estratégias e de sua eficiência, ou seja, quanto mais eficiente você for em suas vendas, maior será o seu lucro. Não há influências externas, ou seja, você não depende de alguém para vender;
  • Não há limites para as comissões, ou seja, você pode receber muito ou pode receber pouco, o que também irá depender de sua eficácia nas vendas;
  • Não há restrições de vendas, o que também influencia no que você ganha. Isso porque você pode optar por vender pouco, como pode vender muito, influenciando diretamente em seus ganhos.

Além disso, cada produtor irá definir quanto os seus afiliados ganham de comissão, podendo variar de R$0,30 até R$100. Por isso, recomenda-se que você sempre esteja a par das comissões, para que possa saber o quanto é possível tirar com suas estratégias.

Como ser um afiliado digital?

Agora que já sabe o que é um afiliado digital, quais as vantagens por trás dessa atividade e o quanto um afiliado pode ganhar, está na hora de saber como ser um afiliado digital. É possível adiantar, entretanto, que é bem simples e que não há grandes segredos, basta empenho e dedicação. Além disso, qualquer pessoa pode começar a atuar nessa área, sendo assim, o marketing de afiliados é para todos.

Confira um pequeno passo a passo de como ser um afiliado digital:

Ingresse em um canal de afiliados

O primeiro passo é buscar por um marketplace, um local em que produtores hospedam seus produtos para que afiliados vendam. O cadastro, na maioria das vezes, é gratuito e para realizá-lo basta ter um e-mail válido, adicionar seus dados e começar a utilizar a rede. Além disso, cada marketplace possui suas regras, que devem ser seguidas criteriosamente.

Atualmente, existem vários sites de hospedagem, sendo assim é possível se cadastrar em mais de um e vender em mais de um.

Escolha os melhores produtos

Para garantir que você irá vender, é preciso ter os melhores produtos. Sendo assim, filtre dentro dos marketplaces os melhores produtos e aqueles que o público mais tem interesse. Além disso, é possível escolher por nicho e por afinidade, por exemplo, se você possui conhecimento em produtos para emagrecer, vender tais tipos de produto é bem mais fácil. Outros nichos também são mais fáceis de serem vendidos, pois são mais buscados pelos usuários.

Produza conteúdos

Assim que escolher os produtos que irá vender, está na hora de produzir conteúdos para divulgá-los. Produza vídeos, textos, infográficos, entre outros tipos, e não esqueça de divulgar nas melhores redes sociais possíveis. Um dos segredos é selecionar as redes em que as pessoas mais buscam por esse tipo de produto, por exemplo, a maioria dos usuários no Instagram consomem conteúdos sobre moda e beleza, sendo assim é mais fácil divulgar produtos desse nicho nessa rede.

Analise suas métricas

É fundamental que você defina objetivos para que no futuro você possa avaliar algumas métricas fundamentais. Ao realizar essa análise é possível descobrir quais são seus pontos fortes e quais seus pontos fracos, podendo investir em novos tipos de conteúdo e campanhas. Além disso, isso garante que você obtenha lucro com suas vendas, seu principal objetivo. Agora que já sabe tudo sobre afiliado digital, está na hora de ingressar nessa área e começar a investir. Mas se você deseja ir além e se tornar um expert da internet, nós temos o que você procura. O Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, você aprende como criar conteúdos originais, quais as melhores redes sociais, os melhores horários para publicar e muito mais!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.