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Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa conforme o marketing digital é melhor compreendido pelos negócios.Oferecer uma isca digital é a direção mais certa para conquistar leads. Trabalhar o funil de conversão se torna uma realidade concreta. Por outro lado, a verdadeira pergunta é como realmente trazer público para seu blog, site e fazê-las comprar?

Um dos principais aspectos do usuário da internet atual é a capacidade de consumir conteúdo, ou seja, as pessoas amam assistir vídeos, ler e-books e realizar o download de materiais gratuitos. Independentemente se o seu consumidor deseja apenas entretenimento ou aprendizado, a isca digital é a ferramenta ideal para oferecer isso e conseguir, futuramente, transformá-lo em cliente.

Nesse post vamos discutir em maiores detalhes a ideia de isca digital e como isso funciona para as empresas.

A isca digital de alta conversão pode ajudar a turbinar os conteúdos nas redes sociais. | Foto: Pixabay.

O que é isca digital?

As iscas digitais não são uma novidade tecnológica. Nesse sentido, elas têm sido uma característica fundamental no arsenal dos anunciantes por décadas. Em outras palavras, você dá algo de graça para as pessoas em troca de um e-mail e permissão para continuar enviando mais produções. Acaba sendo como um catalisador para o desenvolvimento de um novo relacionamento com o consumidor.

Nem todas as iscas digitais funcionam da mesma maneira. Existem alguns erros comuns que podem ser cometidos por profissionais de marketing, sabotando completamente os seus esforços. Vamos ver como desenvolver uma isca digital de alta conversão e usá-la para transformar estranhos no seu cliente fiel.

Qual é a importância de ter uma isca digital de alta conversão?

Um dos aspectos para conseguir bons resultados no Marketing Digital é o relacionamento com o consumidor. Se você consegue aplicar isso, sua pré-venda é melhor, por exemplo. As iscas são estratégias desse processo, quando as pessoas ainda não consumiram seu serviço ou produto. A marca disponibiliza um conteúdo de qualidade e, por conta disso, o cliente cria simpatia por essa empresa.

O engajamento desenvolvido nesta oferta é um dos aspectos que conduzem à compra. A isca digital é um incentivo ao consumo de produções visando uma venda. No momento em que o internauta se depara com a oferta, ele só pensa em como aquele conteúdo atende bem a uma necessidade. O caminho fica livre para desenvolver um relacionamento mais qualificado.

Outras vantagens são o aumento no número de leads, ou seja, o primeiro passo para uma venda. Esses contatos são conquistados sempre com a permissão do usuário dono das informações. A melhor estratégia para conseguir esses dados é realizando uma troca, justamente o que a isca digital propõe. A marca oferece o conteúdo de valor e, em contrapartida, tem os dados e informações de contato para tentar gerar uma venda futuramente.

Em outras palavras, mais do que simplesmente ter leads, na maioria dos casos é possível conquistar leads qualificados. Isso significa que a marca consegue contatos de pessoas realmente interessadas em seu mercado. Esses compradores em potencial precisam ser estimulados à conversão final, ou seja, a compra. O lead é o ponto de partida para seguir com o funil de conversão e, consequentemente, conquistar resultados.

Como criar isca digital?

A primeira etapa é desenvolver um funil de vendas. Isso vai garantir que as iscas digitais direcionam os leads para um caminho que faça maior sentido. Sua equipe de marketing terá centenas de informações de compradores em potencial, porém simplesmente não saberá o que fazer com isso.

Utilize as iscas para atrair, ou seja, como produção do tipo de funil, mas o ideal é pensar também nos outros processos. Desenvolva outros conteúdos e pontos de contato por meio de funil, para fazer com que esses usuários conheçam melhor a sua empresa. Outro ponto é que você também desenvolva ações de fundo de funil, ou seja, aquelas que vão direcionar os leads para a compra.

As iscas digitais podem variar conforme o público, mercado, assunto, como também com o tom de voz da marca. Uma empresa, por exemplo, que tem uma abordagem mais divertida e leve pode apostar em um questionário e ter muito sucesso fazendo isso.

Uma companhia que vende serviços mais complexos e se comunicam com um público mais sério deve apostar em conteúdos mais didáticos. Os e-books e os webinars são educativos, aprofundados e conseguem atender perfeitamente à audiência.

Quando a isca digital deve ser usada?

Os negócios precisam potencializar suas oportunidades de venda, em determinadas situações. Existem sempre aqueles períodos em que há a baixa de oportunidades, ou seja, a produção pode ajudar a explodir a captação de leads. Por isso, o ideal é organizar uma isca digital para épocas específicas, sem passar muito tempo sem criá-las. Nesse sentido, isso ajuda também na relação com o público.

Alguns funis podem se mostrar vazios de leads que estão caminhando de uma etapa para a outra. Tudo que o negócio precisa é trazer mais pessoas para dentro desse ciclo. Existem mais oportunidades de conquistar leads qualificados e transformar esses usuários em clientes.

Se você quer ser notável, a isca digital é uma das melhores maneiras para reunir informações do público, gerar leads e até para iniciar um processo de desenvolvimento para facilitar a conversão definitiva. Uma vez que eles se inscreverem para um processo útil, relevante e de alta qualidade, você se estabiliza como o líder no pensamento sobre aquele tema e desenvolve uma nova relação com o cliente.

Em outras palavras, isso significa que eles vão pensar em você quando precisarem de mais dados e informações.

Método Sirius

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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