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Automação de marketing e Pós-venda: confira!

A automação de marketing digital é utilizada para facilitar a aquisição de novos clientes. O aceleramento no funil de vendas dos Leads que ainda não estão preparados para realizar uma compra, que é o principal objetivo, acaba tornando a venda mais fácil. Porém, adquirir clientes e realizar as vendas não é único trabalho que se torna mais fácil com a automação de marketing digital, existem também as ações pós-venda.

As ações de pós-venda devem ser bem estruturadas e podem ser executadas de maneira mais efetiva com a ajuda de ferramentas de automação de marketing. O processo de pós-venda é, basicamente, o acompanhamento dos clientes a partir do momento que realizam uma compra, oferecendo novas oportunidades de engajamento com a sua marca.

Prossiga na leitura deste conteúdo e entenda muito mais sobre a automação de marketing digital e sobre as ações de pós-venda funcionando juntos!

Automação de marketing e pós-venda: veja como isso é importante para o seu negócio. | Foto: Freepik.

O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing nada mais é do que o uso de tecnologias para automatizar ações e processos, visando aumentar a eficiência e a possibilidade de crescimento do marketing, além de manter o relacionamento personalizado com os leads.

Qualquer ação automatizada com tecnologia pode se referir ao termo Automação de Marketing. Disparo de e-mails, agendamento de posts nas redes sociais e uso de chatbots são alguns exemplos. Inclusive, apesar de não serem recomendadas, as interações automatizadas nas redes sociais, que podem seguir milhares de contas em um minuto, também são automação.

Porém, a Automação de Marketing em si não se refere apenas a ações específicas automatizadas e sim, é a automação de todo o processo de marketing através de workflows, que realizam uma tarefa após a outra automaticamente, sem precisar de ações manuais.

Ela pode ser usada em qualquer estratégia, principalmente ao Inbound Marketing, mas aqui, veremos como ela se encaixa com o pós-venda. Afinal, a automação de Marketing serve para conquistar novos clientes e gerar leads, nutrindo-os até o momento da compra, porém, depois da compra ela também pode ser usada para continuar estimulando os clientes, gerando recomendações.

Qual é o melhor método de aplicar o pós-venda na automação de marketing?

Separamos algumas sugestões de como aplicar as estratégias de pós-venda com a automação de marketing da melhor forma. Confira:

Ofereça soluções para os problemas dos clientes

A sugestão aqui é criar pesquisas para divulgar entre seus clientes, assim, com as respostas deles, você terá informações que podem ser usadas para a otimização de seus serviços. Para os clientes qualificarem seu serviço, você pode utilizar canais como:

➔   FAQ;

➔   Blog;

➔   Materiais educativos em PDF;

➔   Treinamentos online (YouTube / IGTV).

Esses espaços podem fazer com que seu cliente se sinta mais satisfeito ao utilizar seus produtos. Sempre que alguém tiver alguma dúvida, ela é solucionada rapidamente acessando o site da sua empresa ou redes sociais.

Qualifique a base de contatos

Veja se você tem apenas uma lista de e-mails ou se realmente tem boas informações sobre os leads, tais como localização, cargo e segmento de atuação. Para aplicar a automação, é necessário ter dados qualificados para separar os envios e atingir o público-alvo. Dessa forma, defina quais os dados que são importantes para você coletar sobre os leads.

Mantenha os dados dos seus clientes atualizados

Ferramentas de automação de marketing possibilitam a criação de campos que podem ser usados para monitorar informações sobre as pessoas presentes na sua base. Como nome, e-mail, telefone e cidade.

Já que no item anterior vimos que é importante criar uma lista base de contatos qualificada, aqui vemos que a atualização desses dados também é prioridade. Assim, você consegue fazer envios que sejam relevantes apenas para quem já realizou a compra de um item específico.

E-mail marketing e SMS

O contato com o cliente é essencial na pós-venda. Ouvir os pontos positivos e negativos do processo de compra do produto pode ajudar a definir mudanças para realizar melhorias na experiência dos clientes que já compram de você e de futuros clientes.

Além disso, você pode sempre deixar esses clientes informados sobre todas as novidades da sua empresa, como futuros eventos próximos a cidade deles, atualizações no produto que já compraram, novos itens na loja, convite para webinars e muito mais. 

4 dicas para impulsionar o pós-venda na automação de marketing

Agora, vamos dar mais dicas, dessa vez para impulsionar ainda mais o pós-venda na automação de marketing. Veja:

1. Fluxo de ativação

O objetivo principal dos fluxos de ativação é enviar uma série de e-mails focados em mostrar ao cliente quais são as ações que ele deve realizar, inclusive em qual ordem, para conseguir extrair um valor inicial.

Esse valor inicial se trata de quanto mais complexo for seu produto, maior a necessidade de mostrar um valor inicial para seu cliente. Assim, evita que ele se decepcione e pare de usar sua solução antes mesmo de conhecer seu potencial.

Além disso, permite ganhar produtividade no processo, já que muitos clientes farão a ativação sozinhos, o que economiza o tempo dos consultores.

2. Fluxos de retenção

Aqui, o foco da automação de marketing é evitar cancelamentos e reter clientes de forma automatizada. A dica é criar fluxos para coletar feedbacks constantes da lista de clientes, o que pode ser feito através do NPS (Net Promoter Score).

Por exemplo, se sua empresa dispõe de informações acerca do uso do produto, como quais funcionalidades o cliente tem usado, quanto tempo ele não faz um login, há quanto tempo ele não usa uma feature específica que é considerada primordial para extrair o valor, o fluxo de retenção se torna ainda mais facilitado.

Quando um cliente realiza uma compra e nunca mais volta, é interessante focar no que está acontecendo, sendo basicamente a base do pós-venda.

3. Fluxos para Up-sell / Cross-sell

Crescer junto com o cliente é algo de grande importância para os dois lados. Ou seja, vender upgrades do seu produto via automação de marketing em ações pós-venda pode trazer um ótimo retorno, com baixo custo.

Há também o cross-sell, quando um produto não possui outra versão para oferecer no Upsell. Na prática, é como uma seguradora, por exemplo, que vende um seguro de automóvel e, em seguida, oferece novos seguros (de vida, casa, etc).

4. Fluxo de Indicação

A indicação tem grande poder de trazer novos clientes, através dos que já existem. É fato, se seu amigo próximo e confiável compra um produto, ele acredita que aquilo possa ser bom para você também e quando ele faz a recomendação, você se sente mais seguro em testar tal produto.

A dica aqui é identificar quais clientes deram um ótimo retorno para a empresa e enviar para eles um e-mail agradecendo e pedindo para indicar o produto ou serviço a um amigo em troca de um desconto ou algum benefício do tipo. Essa é uma das ações de pós-venda mais utilizadas.

Método Sirius

As redes sociais, hoje, fazem parte da vida das pessoas em diversas formas, principalmente no ramo de empreendimentos. Porém, muitas vezes, muitos desses empreendedores não atingem os resultados esperados. Mas não se preocupe, por isso existe o Método Sirius.

Ele é feito especialmente para te auxiliar na criação de conteúdos que chamem a atenção do público-alvo, nas postagens dos conteúdos ideais, no momento certo e na frequência certa e ainda no ganho de reconhecimento, visibilidade e seguidores em um negócio online. Confira isso e muito mais funções e benefícios desse método para sua empresa clicando aqui. Pronto! Agora você já conhece as melhores maneiras de aplicar e impulsionar o pós-venda na automação de marketing.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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