fbpx

Entenda como o empreendedor iniciante pode se planejar

Empreender não é algo fácil, por isso, muitas pessoas buscam dicas de gestão para empreendedores iniciantes. Isso porque começar um negócio requer diversos preparativos e muitas etapas que nem sempre são do conhecimento do empreendedor.

Por exemplo, antes de começar seu próprio negócio, é necessário entender o que é empreendedorismo. O termo é utilizado para falar sobre algo que está sendo executado, ou seja, posto em prática. No meio dos negócios, ele se popularizou como uma forma de nomear o início de uma empresa. Sendo assim, o empreendedor é aquele que executa, ou seja, põe em prática um negócio.

O objetivo é sempre inovar e tornar o mercado em que está inserido o melhor possível, com novas ideias, produtos e conceitos. Para começar a empreender, entretanto, é preciso se planejar e isso pode envolver diversas coisas.

Pensando nisso, a seguir, explicamos qual a importância da gestão para empreendedores, quais os tipos de planejamento que é preciso fazer e 5 dicas de gestão para empreendedores iniciantes!

Saiba o que é empreendedorismo, a importância da gestão e do planejamento para um empreendedor iniciante e as principais dicas de gestão para empreendedores iniciantes. | Foto: Freepik/rawpixel.com.

Qual a importância da gestão para empreendedores iniciantes?

Agora que já compreende o que é empreendedorismo, está na hora de entender a importância de uma boa gestão. Isso porque apenas as dicas de gestão para empreendedores iniciantes não será o suficiente, uma vez que para seguir tais dicas é necessário compreender como elas impactam em sua vida e em seu negócio.

É comum que empreendedores iniciantes foquem em apenas em um detalhe e deixem algumas coisas passarem. Por isso, é necessário entender que uma visão macro do negócio é fundamental e ela vem por meio de uma boa gestão.

Com isso, é possível dizer que a gestão para empreendedores iniciantes, e até mesmo para aqueles que já estão a mais tempo no negócio, é importante para que o empreendedor tenha uma visão ampla de seu negócio. Ela irá permitir que ele administre cada uma de suas áreas e garanta que elas se adaptem às mudanças do mercado e às necessidades da empresa, dos consumidores e de outros.

Gerir um negócio é organizá-lo em cada uma de suas partes, garantindo que tudo esteja ocorrendo como o planejado. Por isso, a gestão está ligada diretamente ao planejamento de um empreendimento. Para que, ao realizar um planejamento de como ele deve se sair, como cada uma das áreas deve atuar, no que irá gastar, entre outros, os empreendedores iniciantes consigam interferir em seu negócio de maneira mais assertiva.

Com isso, um empreendedor iniciante que possui um planejamento e começa a gerir sua empresa com base nele tem maiores chances de crescer e se destacar no mercado. Além disso, a gestão garante que esse processo tenha menos erros e perdas.

Tipos de planejamento para um empreendedor iniciante

Como foi dito, a gestão de um negócio está diretamente ligada ao seu planejamento. Isso porque com planejamento é possível tomar decisões corretas e mais assertivas, além de ser uma maneira de prevenir e, até mesmo, combater erros.

Por isso, todos os empreendedores iniciantes que queiram garantir a gestão de seu negócio devem começar a se planejar. É preciso saber, entretanto, que existem diversos tipos de planejamento, que vão desde o financeiro, um dos mais importante, até a administração de setores.

É preciso avaliar cada uma das áreas do seu negócio e planejar as metas e os objetivos desses setores. Além disso, os planejamentos englobam a logística de seu negócio, como por exemplo quantos produtos devem ser transportados por vez, a demanda de matéria prima, armazenamento, entre outros.

No meio de tantos tipos de planejamento, contudo, é possível citar dois, que englobam aspectos fundamentais de um negócio. Além disso, ambos os tipos de planejamento irão garantir que o empreendedor iniciante tenha os pontos mais importantes de sua empresa em mente e organizados, com isso, a gestão do negócio se torna mais simples, assim como seu planejamento. São eles: planejamento estratégico e planejamento financeiro.

Planejamento estratégico

Um dos planejamentos mais importantes e que, com certeza, tem que estar entre os primeiros para um empreendedor iniciante é o planejamento estratégico. Esse conceito de planejamento diz respeito a um processo sistêmico, que irá permitir que os empreendedores iniciantes definam o melhor caminho a ser seguido por sua empresa, para atingir seus objetivos, analisando todos os cenários possíveis e determinando metas para sua empresa.

O planejamento estratégico é um conceito básico da gestão de empresas, assim como da administração.

Com isso, é possível afirmar que esse tipo de planejamento tem como objetivo montar os melhores caminhos para seu negócio trilhar. Ele envolve planejar a empresa como um todo, pensando no que cada área irá fazer, quando irá fazer, entre outros detalhes.

Os benefícios de se criar um planejamento estratégico são vários, entre eles estão o benefício de conhecer seu negócio, traçar uma meta e saber qual caminho trilhar para conseguir, priorização de tarefas importantes, decisões assertivas, entre outros.

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as grandes empresas que necessitam de um planejamento estratégico. Qualquer negócio que deseje crescer e se destacar no mercado irá precisar traçar esse plano. Por isso, o planejamento estratégico deve estar entre os primeiros a serem definidos por empreendedores iniciantes.

Planejamento financeiro

Além do planejamento estratégico, um dos planejamentos mais importantes que os empreendedores iniciantes devem fazer é o financeiro. Isso porque uma empresa que não sabe se organizar financeiramente não consegue crescer e acaba caminhando à própria sorte.

É possível dizer que esse é o grande diferencial de uma empresa que se planejou e soube como aplicar e administrar suas finanças para uma que não se organizou e contou com a sorte para caminhar.

Para compreender melhor, o planejamento financeiro é uma espécie de roteiro que tem por objetivo traçar um caminho financeiro para seu negócio. Com base em uma análise atual, ou seja, do dinheiro que possui, é possível determinar o futuro financeiro da empresa. Em resumo, é um guia pragmático criado a partir de ferramentas administrativas e contábeis.

Sem um planejamento financeiro, um empreendedor iniciante e, até mesmo, um sênior, não consegue determinar o fluxo de caixa futuro, uma média de lucros e outros indicadores da saúde financeira de sua empresa. Além disso, assim como o planejamento estratégico, o financeiro permite que o empreendedor tome decisões mais assertivas e esteja preparado para imprevistos.

5 dicas de gestão para empreendedores iniciantes

Agora que você já compreende a importância da gestão e do planejamento para um empreendedor iniciante, é preciso compreender algumas coisas que irão facilitar seu trabalho. Isso porque gerir não é algo fácil, porém, existem algumas dicas práticas que podem ser seguidas e que irão ajudar você, empreendedor iniciante, a gerir seu negócio e a montar seus planejamentos. São elas:

1. Tenha praticidade com seu dinheiro

Uma das principais dicas para os empreendedores iniciantes é ter praticidade com seu dinheiro. Ou seja, é preciso pensar nas aplicações atuais de seu dinheiro e não se preocupar tanto com o futuro.

Muitos cometem o erro de economizar agora, deixando de investir em produtos e matérias-primas que seriam fundamentais para sua empresa. Eles têm em mente de que devem guardar para ter futuramente, mas é o contrário, pois quanto mais aplicarem em seu negócio, maior será o retorno financeiro e maior será o fluxo de caixa.

Por isso, ao realizar um planejamento financeiro, pense no que você precisa para agora. Pense em todas as despesas e investimentos atuais e deixe um pouco de lado o que ocorrerá no futuro. É claro que um bom empreendedor é aquele que se prepara para o que vem, mas é também aquele que aproveita o momento.

2. Seja amigo do tempo

Um dos maiores erros dos empreendedores iniciantes é esperar retornos imediatos para seu negócio. Isso quase nunca acontece, pois o mercado é disputado e até uma marca e um produto se destacarem leva tempo e muito trabalho.

Além disso, os primeiros anos podem ter um fluxo de caixa menor, mas não significa que o negócio não está fluindo. Ter uma empresa de sucesso leva tempo e para que ela cresça é preciso dar tempo para ela. Sendo assim, tenha paciência e trabalhe duro.

Outro ponto fundamental é não perder tempo investindo em algo errado, então, se identificar um problema, seja em seu produto ou nicho, mude.

3. Faça uma pesquisa de mercado

Todos os empreendedores iniciantes devem, antes de começar seu negócio, realizar uma pesquisa de mercado. Isso porque é imprescindível que eles conheçam o que está sendo feito, como está sendo feito e o que falta no nicho escolhido. Além disso, é preciso saber se aquele mercado ainda possui espaço ou se já está saturado e irá lhe trazer apenas prejuízo.

Outro ponto fundamental é conhecer para quem você vende. Os consumidores fazem parte do mercado e conhecê-los bem é muito importante para conhecer suas necessidades, seus desejos, suas dores, entre outras características.

4. Elabore um plano de marketing

Além de planejamento estratégico e financeiro, os empreendedores iniciantes precisam determinar um plano para o marketing de sua empresa. Isso porque é por meio de estratégias de publicidade e divulgação que sua marca irá chegar até o público-alvo de seu negócio. Para isso, contudo, é preciso determinar quem são, quais plataformas usam, o que interessa para eles, entre outros pontos. Para aqueles empreendedores que não sabem por onde começar, o melhor é contratar profissionais que possam lhe ajudar com essa área.

5. Ajuste constantemente seu negócio

Outro grande erro dos empreendedores iniciantes é acreditar que seu negócio é imutável. Muitos tentam levar sua empresa adiante sem mudanças, até mesmo em momentos em que realizar alterações na administração, nas ideias e nos objetivos é necessário. Por isso, fique atento às novidades do mercado, a novas ideias e às necessidades do seu negócio e mude sempre que precisar. O intuito não é mudar todo o negócio, mas sim o que for necessário.

Além disso, os ajustes irão garantir que seu planejamento esteja sempre organizado e bem-feito. São os ajustes que auxiliam na solução de problemas e no crescimento da empresa.

Agora que você já conhece as principais dicas de gestão para empreendedores iniciantes e compreende a importância dos planejamentos, está na hora de colocar tudo o que aprendeu em prática. Mas, se você deseja ir além e se tornar uma verdadeira referência e um excelente empreendedor digital, nós temos a solução.

Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila, você aprende as melhores técnicas para empreender e crescer na internet. Com técnicas para conteúdos assertivos e para a atração do público, você irá compreender como as redes sociais e o marketing digital podem ajudar sua empresa. Com as dicas de gestão para empreendedores iniciantes e o método de Bruno Ávila, você terá tudo o que precisa para ser um profissional de sucesso. Gostou? Então saiba mais sobre o Método Sirius da Ser Notável!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Guia de como melhorar o blog

Atualmente, onde o mundo vive o virtual, onde todos tentamos nos destacar mais que os outros. Se você busca estar à frente da sua concorrência,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.