fbpx

O que é sistema ERP?

Você já ouviu falar ou sabe o que é ERP? A sigla ERP do sistema ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado em português. O ERP é uma tecnologia que auxilia o gestor de uma empresa a desenvolver os processos internos dela e a integrar atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

Com a centralização das informações em uma só plataforma, o fluxo de dados corporativos consegue se tornar algo mais fluido e de fácil compartilhamento. Além disso, o ERP faz com que a duplicidade de informações seja eliminada. Dessa forma, a solução que o ERP traz é manter uma base única e íntegra. O resultado disso é o acesso a insights valiosos que podem contribuir na hora de tomar decisões.

Você quer saber mais sobre o que é um sistema ERP e para que ele serve? É só continuar a leitura!

O que é um sistema ERP e para que serve? Conheça o ERP! | Foto: Unsplash.

Quais os tipos de ERP?

 Existem diversos tipos de ERP, vamos listar alguns deles:

1. ERP BackOffice

Ele é como uma ponte de ligação ao ERP legado, mas ele não envolve nem os gerenciamentos fiscais nem os contábeis. Ele é mais barato, porém não consegue atender a todas as necessidades de uma empresa.

2. ERP Legado

Esse ERP já foi muito utilizado, por ser um dos pioneiros. Porém, sofreu uma defasagem tecnológica frente aos sistemas ERP da atualidade, além de não ter que realizar a manutenção.

3. ERP Engessado

O ERP Engessado é um sistema ERP bem mais barato. Contudo, ele não oferece tantos recursos funcionais para uma empresa. Se a sua intenção é fazer a empresa crescer, ele não é o tipo de ERP recomendado para você.

Para que serve um ERP?

A principal função e motivo para se procurar o ERP é que esse sistema ajuda o gestor a fazer o mais difícil: a administração de contas a pagar e receber, o monitoramento de vendas e o acompanhamento de pedidos de compras.

Além disso, o ERP contribui para a gestão de pessoas, por meio de ofertas de informações sobre a produtividade da equipe. Dessa forma, o sistema ERP pode facilitar o gerenciamento de informações de diversos setores da empresa.

Essa característica do ERP aumenta o controle e o acompanhamento de processos. Afinal, com cada departamento utilizando softwares diferentes, podem ser gerados erros nessas informações que comprometem a capacidade produtiva da empresa.

Quais os benefícios de usar um sistema ERP?

Os sistemas ERP apresentam muitos benefícios ao serem utilizados, como:

1. Escalabilidade

Um dos maiores desafios das empresas, hoje em dia, é conseguir adaptar a sua estrutura de forma que acompanhe o crescimento de seu negócio e mantenha uma gestão eficiente. Isso ocorre porque, conforme o empreendimento vai crescendo, mais variáveis precisam ser controladas e mais informações passam a fazer parte da rotina.

2. Segurança

Uma das grandes vantagens do ERP é o reforço na segurança da informação. Atualmente, os dados são como ativos valiosos para uma empresa, e precisam ser protegidos a todo custo. Por isso, o ERP é capaz de promover uma certa revolução no quesito de gestão da informação.

Como implantar um sistema ERP?

Veja aqui um passo a passo para implantar um sistema ERP na sua empresa.

1. Fazer o diagnóstico da empresa

Como todo momento de mudança, reforma e melhoria na empresa, é necessário que se faça um trabalho fazendo um diagnóstico organizacional. Isso significa que você e sua equipe devem estar prontos para conseguir achar situações e processos que devem ser melhorados e automatizados.

2. Estabelecer um orçamento

Todo o processo de melhoria envolve um certo investimento, e isso não seria diferente quando se trata da implementação do seu ERP.

É importante ter sempre em mente que a instalação desta solução fará com que os recursos da sua empresa sejam otimizados. Com esse sistema, você pode consultar o histórico de pagamentos de fornecedores, por exemplo, o que é sempre algo importante para se fazer um planejamento financeiro.

3. Pesquisar ERPs no mercado

Existe uma vasta quantidade de empresas que conseguem oferecer os serviços de ERP no mercado. Para você se certificar de que encontrou aquele que melhor atende às suas necessidades, faça uma pesquisa para saber quais são as soluções que a concorrência usa.

3 estratégias para usar com o sistema ERP

Você pode usar o sistema ERP em diferentes estratégias, confira algumas:

1. Melhorar o relacionamento com os clientes

Quando se usa o ERP, é possível organizar todas as informações necessárias referentes aos clientes, para que o gestor tenha um maior auxílio na hora de tomar decisões estratégicas.

Com a possibilidade de filtrar seus contatos tendo base nos critérios que são de grande valor para o seu negócio, você consegue criar campanhas segmentadas e com uma abordagem personalizada.

2. Aumento de vendas

Quando se usa o ERP, uma empresa tem como acompanhar as propostas e orçamentos que não foram respondidos com mais facilidade. Esse controle de ações de vendas e de estoque é capaz de auxiliar na avaliação de possibilidades novas e melhores para o seu negócio.

3. Relatórios de prova de retorno de investimento de ações

Algo crucial para uma melhor avaliação de gastos, despesas, contas a pagar e receber e fluxo de caixa é ter sempre relatórios completos e com as informações necessárias. Essa é uma das muitas funções que toda empresa deve ter e que um bom ERP consegue entregar, sem precisar que ferramentas de BI sejam adquiridas para ajudar. Assim, você tem um maior controle financeiro. Agora você já sabe o que é ERP e como esse sistema funciona. Você conhece o Método Sirius? Perfeito para os profissionais que usam as redes sociais a seu favor, você aprende a criar conteúdos que geram resultados rápidos, a postar o conteúdo certo na hora e frequência certa e também ganha reconhecimento e visibilidade para o seu negócio online. Além disso, tem acesso a lives exclusivas e acompanhamento de grandes nomes, como Bruno Ávila, o criador desse método! Não perca tempo e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.