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O que é ter uma boa conduta em redes sociais?

Redes sociais, no mundo virtual, são ambientes em formato de sites e aplicativos que funcionam em diferentes níveis, como profissional, de relacionamento, entre outros. Elas estão aí, permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.

Sites como Facebook, Twitter, LinkedIn ou aplicativos como o Instagram são os primeiros nomes que vêm na nossa cabeça quando se fala de redes sociais mais usadas. Mas você sabia que a ideia é bem mais antiga? Na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até mesmo sociedades inteiras desde o final do século XIX.

Na Internet, as redes sociais têm desencadeado discussões como a falta de privacidade, mas também têm servido como meio de comunicação para organização de manifestações públicas em protestos. Essas plataformas mudaram a forma do ser humano se relacionar e também a relação entre empresa e cliente, abrindo espaço para interação e para o anúncio de produtos ou serviços.

Continue a leitura e confira qual a importância de ter uma boa conduta nas redes sociais para um negócio e dicas de como fazer o gerenciamento de redes sociais para desenvolver o crescimento da sua empresa online.

 

Saiba como as redes sociais podem impulsionar seu negócio no mundo online. | Foto: Pexels.

Qual a importância de boa conduta nas redes sociais para um negócio?

Um dos espaços mais livres e democráticos, hoje em dia, é a Internet, onde a liberdade de expressão é real. Esse fato acaba possibilitando que muitas vozes discutam e muitas opiniões sejam expostas sobre qualquer tipo de assunto, sem filtros. Assim, até uma postagem inocente pode acabar em debates infinitos. E as redes sociais são os principais canais onde isso acontece.

Imagine se você, que é empreendedor, se posiciona de uma forma considerada errada e digna de cancelamento na Internet? Sua marca e sua imagem tão comprometidas. Também é necessário ter cuidado com o compartilhamento de coisas que se faz no cotidiano, como idas à academia, refeições e outros detalhes, já que há o risco de ser encarado como exposição desnecessária nas redes sociais.

Nem tudo que é relevante para você, pode ser interessante para sua rede de amigos ou clientes. Suas postagens, na conta da sua empresa, precisam estar relacionadas apenas ao produto ou serviço que ela oferece e nada mais. Na sua conta pessoal, claro que isso é mais livre, mas caso sua maneira de fazer marketing também envolva seu nome, é necessário manter certa discrição da sua vida pessoal na Internet.

Fazer postagens nas redes sociais que possam ser interpretadas como ofensivas ou de mal gosto com certeza atrapalham sua credibilidade e reputação. Dessa maneira, as chances de as publicações jogarem contra sua empresa são bem altas.

De qualquer maneira, as redes sociais podem ser boas com você, basta saber usá-las ao favor da sua empresa. Afinal, esse é o canal onde as pessoas estão e o seu potencial de alcance é imenso, perfeito para a maioria dos empreendimentos. Elas podem ajudar a ampliar a rede de relacionamentos e dar maior visibilidade a tudo o que você posta, se bem utilizadas.

A partir daí, se torna possível usar o poder das redes sociais e incluir em suas postagens menções às suas atividades empresariais, divulgando novidades que atraiam seus amigos virtuais para virar clientes ou até parceiros de negócios, o que vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento da sua empresa.

Confira 4 dicas e boas práticas de usar as redes sociais para o seu negócio

Depois de entender a importância de ter uma boa conduta nas redes sociais, separamos 4 dicas essenciais para você se sair bem nesses canais de comunicação e desenvolver seu negócio. Confira:

Escolha com cuidado as fotos que você posta

As imagens já aparecem no topo desta lista como um dos conteúdos que mais desperta atenção entre as publicações vistas nas redes sociais. Portanto, antes de postar e compartilhar qualquer foto na sua linha do tempo, pense o que ela representa e/ou transmite.

Lembre-se de que essas imagens vão atingir diversos tipos de pessoas, ou seja, várias idades, realidades e visões de mundo. Então, o melhor a se fazer, é evitar as fotos tiradas em ocasiões que são relevantes apenas para você, seus amigos muito próximos ou família.

Um exemplo para você entender melhor é que, mesmo sabendo que isso não tira seus créditos como um bom profissional, mas podem atiçar pensamentos negativos relacionados à sua imagem, são fotos tiradas com bebidas alcoólicas na mão.

Compartilhe conteúdos relevantes

Na hora de selecionar os conteúdos que serão compartilhados, avalie o significado dos posts que vão ser levados aos seus amigos. Tenha em mente que os artigos e imagens postados na sua linha do tempo expressam aquilo que você gosta, acredita e valoriza.

A fim de evitar polêmicas, fuja de assuntos relacionados à política e religião, já que podem ser facilmente transformados em longos e calorosos debates. Brincadeiras e piadas que possam ser interpretadas como ofensivas também devem ser excluídas das suas redes sociais. Isso é tudo focado em estabelecer um espaço confortável para todos naquela plataforma.

Evite expor fatos que dizem respeito somente a você

Uma coisa muito presente nas redes sociais são os problemas do dia a dia, que todo mundo tem e são sempre alvo de muitos comentários. Essa exposição desnecessária não é vantajosa para quem procura construir uma imagem atrativa e positiva para si e para a sua empresa.

Portanto, evite levar às suas redes sociais os problemas e demais fatos da sua vida pessoal, que apenas interessam a você. Esse cuidado é fundamental para manter a vida pessoal longe da curiosidade comum dos ambientes online. Desabafos e questionamentos sempre vão atrair diversos tipos de opiniões, então, fuja deles sempre que puder.

Utilize seu uso das redes sociais em uma lista de possíveis contatos

A dica aqui é que, se você tem muitos amigos e contatos nas suas redes sociais, aproveite esse fato para beneficiar sua empresa. Como já mencionamos, no seu perfil pessoal você é mais livre para fazer alguns tipos de postagens, por isso, é melhor separar esse perfil do perfil da empresa.

Crie uma conta separada e promova o seu negócio na sua conta pessoal para seus amigos e seguidores. Essa ação é ótima para resguardar sua imagem pessoal, ao mesmo tempo em que destaca as atividades empresariais. E, claro, não se esqueça de usar todas as ferramentas que as redes proporcionam e manter os perfis bem ativos, promovendo constantes postagens. 

Método Sirius

As redes sociais, hoje, fazem parte da vida das pessoas em diversas formas, principalmente no ramo de empreendimentos. Porém, muitas vezes, muitos desses empreendedores não atingem os resultados esperados. Mas não se preocupe, por isso existe o Método Sirius.

Ele é feito especialmente para te auxiliar na criação de conteúdos que chamem a atenção do público-alvo, nas postagens dos conteúdos ideais, no momento certo e na frequência certa e ainda no ganho de reconhecimento, visibilidade e seguidores em um negócio online. Confira isso e muito mais funções e benefícios desse método para sua empresa clicando aqui. Pronto! Agora você já sabe como manter uma boa conduta nas redes sociais e como isso é importante para a reputação do seu negócio online.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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