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Como começar no marketing digital: 5 dicas que todo iniciante deveria ouvir

Nos últimos anos, a internet se tornou um mercado promissor para a venda de produtos, e para garantir o sucesso dessas vendas, o Marketing Digital é fundamental. Essa área cresceu muito devido a sua necessidade, além de ser um ambiente novo, em que há muito a ser explorado. O que muitos se perguntam, contudo, é como começar no Marketing Digital?

O Marketing Digital é uma área em crescimento, que pode ser explorada de diversas maneiras e em diversas plataformas. Além disso, por ser uma área recente, ou seja, que surgiu a pouco tempo, oferece mais oportunidades do que o Marketing tradicional, principalmente para iniciantes. Outro ponto determinante é que por ser um meio novo, é possível inovar facilmente, além de ser uma área que fornece mais ferramentas que o convencional.

Saiba como começar no marketing digital do zero. | Foto: Freepik.

Para começar no Marketing Digital, no entanto, não basta apenas replicar o que já viu no Marketing tradicional, ou criar uma simples campanha, é preciso ter conhecimento no assunto e entender como funciona a internet. Isso porque existem práticas e técnicas que são fundamentais para esse meio. Dito isso, a seguir, explicamos como começar no Marketing Digital, seguindo algumas dicas básicas, mas fundamentais.

O que é marketing digital?

Antes de mais nada, é preciso compreender o que é Marketing Digital. Isso porque ainda há muita confusão sobre o que é e como funciona esse tipo de marketing, além de ser confundido frequentemente com outras áreas, como o E-mail Marketing ou o Marketing de Conteúdo. Além disso, é preciso distinguir muito bem esse método do Marketing Offline, ou seja, do Marketing tradicional, isso porque eles exigem técnicas e estilos de campanhas distintos.

Dito isso, vamos compreender o que é o Marketing Digital. Marketing Digital, também conhecido como Marketing Online, nada mais é que o marketing realizado em um ambiente digital, mais propriamente dito na internet. Assim como qualquer tipo de marketing, ele tem por objetivo converter o público em cliente, sendo assim, atraindo possíveis consumidores até seu site, convencendo-os a comprar seus produtos e, em seguida, torná-los clientes fiéis.

O grande diferencial do Marketing Online é o meio em que as campanhas são realizadas, uma vez que a internet permite que empresas e clientes estejam mais próximos. Sendo assim, é possível conhecer melhor os usuários, selecionar aqueles que mais se assemelham a sua marca e seu produto e direcionar as campanhas para eles. Isso porque é possível seguir seus passos nas redes sociais, realizar pesquisas e buscar público, algo muito difícil no marketing tradicional.

Essa facilidade em identificar seu público e atraí-los é o que tornou o Marketing Digital tão interessante para muitos negócios. Para se ter noção, segundo uma pesquisa realizada pela Addaction e Inflr, 76% das empresas brasileiras pretendem investir nesse tipo de marketing em 2021.

Entenda os principais conceitos do marketing digital

Como dissemos anteriormente, o Marketing Digital possui suas próprias técnicas e “regras”, sendo bem diferente do Marketing tradicional. Sendo assim, todos aqueles que desejam saber como começar no Marketing Digital devem estar cientes dos principais conceitos desse tipo de marketing, qual sua importância e os motivos pelos quais devem ser aplicados na internet. É preciso ter em mente que uma campanha offline irá funcionar de uma forma e uma campanha online funcionará de outra.

A seguir, confira os principais conceitos do Marketing Digital, que devem ser aprendidos por todos aqueles que desejam entrar nesse meio:

Persona

Um dos primeiros conceitos para aqueles que desejam saber como começar no Marketing Digital é o da persona. A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, ou seja, é o perfil que o seu cliente possui. Essa construção é fundamental para você saber para quem você irá vender, quais as necessidades dessa pessoa, onde ela se encontra na internet e muito mais. Isso facilita na hora de criar uma campanha eficiente e para as pessoas certas.

SEO

Atualmente, se você deseja ser visto na internet é preciso investir em SEO (Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca). O SEO nada mais é que uma série de técnicas utilizadas por sites para que suas páginas sejam encontradas no Google e em outros buscadores. Essas técnicas são utilizadas em conteúdos, com o uso de palavras-chave, imagens originais, entre outros.

Marketing de Conteúdo

É preciso entender que Marketing Digital e Marketing de Conteúdo não são a mesma coisa, mas esses dois tipos se relacionam. É possível afirmar que o Marketing de Conteúdo é uma técnica que pode ser aplicada dentro do Marketing Online, sendo assim, é uma das opções que podem ser utilizadas para o sucesso de uma campanha. Esse tipo de marketing investe em conteúdos que atraiam os clientes, como e-books, vídeos, infográficos, entre outros.

Copywriting

Essa é outra técnica que pode ser utilizada dentro do Marketing Digital para atrair o seu público. O copywriting nada mais é que um texto persuasivo que irá guiar o leitor na tomada de decisão, ou seja, ele levará o leitor a se decidir por algo, de preferência algo que beneficie a empresa.

Storytelling

Uma boa campanha de Marketing Digital deve utilizar o storytelling a seu favor, isso porque essa é uma técnica de construção narrativa que tem por objetivo emocionar e gerar identificação com o público, levando-os por fim a adquirir um produto.

Mídia paga e mídia orgânica

Por último, mas não menos importante, um dos conceitos mais importantes para aqueles que buscam como começar no Marketing Digital é a mídia paga e mídia orgânica. O conceito é bem simples, a mídia paga é aquela campanha promovida por meio de investimentos financeiros, ou seja, com o uso de canais pagos. A mídia orgânica, por sua vez, é aquele conteúdo que possui visibilidade natural, ou seja, que as pessoas chegam até ele sem nenhum tipo de promoção paga.

Veja como começar no marketing digital em 5 passos

Agora que já sabe o que é Marketing Digital e os principais conceitos que uma pessoa que deseja saber como começar no Marketing Digital deve saber, está na hora de conferir um passo a passo para entrar nessa área. Com essas 5 dicas, é possível começar a trabalhar com o Marketing Online e se destacar no meio. Confira!

1. Escolha e foque em seu público-alvo

O primeiro passo de alguém que deseja aprender como começar no Marketing Digital é escolher seu público-alvo e, em seguida, focar nele. Sendo assim, é preciso descobrir quem irá consumir seus produtos, para isso é preciso saber suas necessidades, seus desejos, seus hábitos, entre outras características. Assim que descobrir seu público, foque suas campanhas nessas pessoas.

2. Defina seus objetivos

Após criar sua persona e definir seu público-alvo, está na hora de definir algumas metas. Ou seja, o que deseja alcançar com suas campanhas de marketing, como um determinado número de vendas, o engajamento de um site ou de uma página nas redes sociais, crescimento de seguidores, entre outros. Determinar um objetivo irá te auxiliar com análise de métricas e até mesmo na criação de suas campanhas, pois ao saber o que você deseja, fica mais fácil criar algo para alcançar tal objetivo.

3. Invista em storytelling

Quando definir seu público e seus objetivos, está na hora de criar suas campanhas. Para isso, tenha em mente que sua marca deve estar bem desenvolvida, para que você possa montar suas campanhas de acordo com sua marca. Além disso, invista em storytelling em suas campanhas, desenvolvendo um tipo de comunicação que seja atrativa e ajude a comover seu público.

4. Divulgue seus conteúdos nas redes corretas

Após criar seus conteúdos, tenha em mente quais são as melhores redes sociais e os melhores canais para divulgá-los. Esses canais são aqueles em que seu público se encontra, ou melhor, os canais em que eles mais se encontram. Por exemplo, se seu público-alvo utiliza mais o Facebook que o Instagram, é preciso investir primeiro no Facebook. Tome cuidado, contudo, para não focar apenas em um canal e ignorar os demais, em que também há possíveis clientes.

5. Monitore suas métricas

Após publicar, está na hora de acompanhar suas publicações e analisar se seus objetivos estão sendo cumpridos. Para isso, utilize algumas métricas que são fundamentais para o Marketing Digital, como os números de conversão, taxa de engajamento e abandono de carrinho. Além disso, existem outras métricas que podem ser fundamentais para você, tudo irá depender de seus objetivos e suas necessidades. Agora que já sabe como começar no Marketing Digital, está na hora de pegar todas essas dicas e investir nessa área de sucesso. Mas se você deseja ir além e se tornar um especialista no ramo, nós temos o que você procura. Com o Método Sirius, desenvolvido por Bruno Ávila da Ser Notável, você aprende tudo sobre Marketing Digital, sobre o uso das redes sociais e como se destacar nela. Saiba como produzir os melhores conteúdos, quais os melhores horários para publicar e muito mais!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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