fbpx

Influência digital: veja como atingir e ganhar dinheiro com ela

Você já ouviu falar sobre influência digital? Nos últimos anos, esse é um conceito que vem sendo muito tratado, principalmente por aqueles que utilizam as redes sociais. Entre os mais jovens, essa é uma questão muito importante e os chamados influenciadores digitais já são vistos como verdadeiros profissionais, sendo essa uma atividade que se tornou profissão. Mas o porquê? Com o advento da internet, trabalhar no meio digital se tornou uma grande oportunidade, isso porque é um espaço novo, pouco disputado e que oferece várias oportunidades.

Além disso, atualmente, mais da metade da população está conectada à internet, sendo assim, vender, comunicar, entre outras atividades se tornou mais fácil online. Sendo assim, trabalhar com a internet significa ter acesso a um público amplo, diverso e que representa uma parcela fundamental da sociedade.

Saiba o que é influência digital com a Ser Notável. | Foto: Freepik.

Dito isso, a seguir, te explicamos tudo sobre a influência digital, desde o que é até como ser um influenciador digital e entrar para essa era tecnológica!

O que é influência digital?

Antes de mais nada, é preciso compreender o que é influência digital, isso porque, atualmente, esse é um conceito muito comentado, mas pouco compreendido. Muitas pessoas acreditam que ser um influenciador digital nada mais é do que ter milhares de seguidores e realizar algumas publicidades em sua página, convencendo pessoas a comprar determinados produtos. Acontece, entretanto, que ter influência digital vai muito além de convencer alguém a comprar algo, influência digital trata de estilo de vida.

A influência digital é a capacidade que uma pessoa tem de transformar opiniões e influenciar comportamentos por meio de canais digitais. Ou seja, um influenciador digital não irá apenas convencer alguém a comprar algo, mas sim a seguir uma ideia ou até mesmo adotar um estilo de vida. Um exemplo: um influenciador digital que fala sobre saúde, irá convencer seu público a comer determinados alimentos, realizar determinados exercícios e a mudar todo o seu estilo de vida, para assim garantir uma vida saudável.

É devido a essa capacidade de transformar e moldar opiniões, que muitas empresas vem contratando ou realizando parcerias com pessoas que sejam aptas à influência digital. Isso porque elas garantem um público maior para as marcas e até mesmo colaboram com o aumento de vendas.

Como ser um influenciador digital?

Os influenciadores digitais, também conhecidos como digital influencers, são um grupo de pessoas que dominam a capacidade de influência digital. Ou seja, que conseguem transformar opiniões de terceiros, levando-os a consumir um determinado produto ou até mesmo adotar um determinado estilo de vida. Na maioria das vezes, esses profissionais se tornam famosos, mas ser um influenciador não é necessariamente ser famoso.

Além disso, esses profissionais podem ser encontrados em diversas plataformas, como YouTube, Instagram, Facebook, Twitter, entre outras. Seu trabalho é feito predominantemente em espaços digitais, em que é fácil atrair e concentrar milhares de pessoas. Eles também abordam diversas áreas, como moda, games, saúde, educação, maternidade, entre outros nichos. Em resumo, um influenciador digital pode ser encontrado em qualquer plataforma e abordando qualquer conteúdo.

Devido a essa gama de nichos e plataformas em que podem ocupar, os influenciadores digitais podem ser divididos nas seguintes categorias:

  • Autoridade;
  • Trendsetters;
  • Top Celebs;
  • Fit Celebs;
  • Ecossistema.

Em resumo, todas as pessoas podem investir em uma carreira de influência digital, porém, é preciso atenção, determinação e estudo para se destacar. Além disso, é fundamental treinar seu poder de persuasão, que será utilizado nessa profissão. Ademais, existem algumas dicas que podem ser seguidas por aqueles que desejam se tornar influenciadores digitais. São elas:

Escolha o nicho mais compatível com você

Um dos primeiros passos de como ser um influenciador digital é escolher um nicho compatível aos seus interesses. Isso porque ao conhecer e se interessar por um tema, fica muito mais fácil tratar sobre ele na internet. Além disso, esse é um caminho fácil para se tornar um influenciador por autoridade.

Mesmo que conheça tudo sobre o tema, não deixe de ficar atento às novidades e aprofundar seus conhecimentos básicos. Quanto mais souber sobre o seu nicho, mais fácil será atrair as pessoas e até mesmo marcas em busca de parcerias.

Produza conteúdo de qualidade

Assim que escolher um nicho que seja compatível com você, está na hora de criar conteúdos relevantes sobre. Busque sempre inovar em seus conteúdos, ou seja, fuja do que já está sendo feito, aborda novos aspectos ou pense em uma nova maneira de comunicar tal coisa. Uma forma de garantir a inovação é fazendo uma análise de seus concorrentes, vendo o que está sendo feito, como está sendo feito e o que falta neles. Além disso, confira os comentários do público sobre tais conteúdos, o que eles sentem falta e quais são suas dúvidas.

Além disso, crie conteúdos diversos, sendo assim, aposte em vídeos, publicações, textos, infográficos, entre outros. Escolher um canal a princípio, contudo, pode ser melhor, uma vez que você se concentra em um determinado tipo de conteúdo e em determinado público.

Faça networking

Além de um bom conteúdo é preciso ter uma excelente rede de contatos, ou seja, o famoso networking. Esses profissionais da área irão te ajudar a conhecer mais sobre o assunto, a entrar em contato com marcas e até mesmo atrair seu público. Quanto maior sua rede, maior serão os benefícios.

Uma forma eficaz de fazer networking é participar de eventos sobre do nicho, ir em palestras ou outros tipos de encontro. Além disso, as redes sociais também permitem que você encontre tais especialistas, algumas, como o LinkedIn, são próprias para esse tipo de contato.

Estude técnicas de Marketing Digital

As técnicas de Marketing Digital são muito importantes na carreira de influenciador digital, isso porque essas técnicas ajudam a atrair novos usuários e possíveis consumidores (em casos de empresas). Além disso, o marketing auxilia você montar e compreender sua persona, ajudando a criar os melhores conteúdos para o seu público-alvo.

Ademais, realizar um curso de Marketing Digital ou cursos de comunicação também podem te ajudar com a criação de conteúdo e com a troca com o público.

Como ganhar dinheiro com influência digital?

A influência digital para muitas pessoas pode parecer algo sem sentido, uma profissão sem futuro. Acontece, entretanto, que nos últimos as grandes marcas perceberam o valor da influência digital em suas estratégias de Marketing Digital, para atrair novos consumidores e garantir vendas. Por isso, se percebeu que esse é um meio lucrativo e que é possível ganhar dinheiro com tal atividade.

Mas não pense que é apenas com parcerias que os influenciadores são remunerados, existem várias maneiras de ganhar dinheiro com a internet e todas podem ser exploradas por tais profissionais. As maneiras mais efetivas de ganhar dinheiro com a influência digital são:

  • Venda de produtos digitais;
  • Remuneração por meio de plataformas de vídeo e podcasting com canais e perfis de destaque;
  • Publicidade nos conteúdos;
  • Webinários;
  • Doações do público;
  • Parcerias com grandes e pequenas marcas;
  • Venda de produtos físicos;
  • Marketing de afiliados;
  • Eventos.

Agora que já sabe tudo sobre influência digital, está na hora de se tornar um grande influenciador. Mas se mesmo depois dessas dicas você ainda não souber como começar ou como se destacar, nós temos o que você precisa. Com o Método Sirius, criador por Bruno Ávila da Ser Notável, você irá aprender tudo sobre Marketing Digital e como ser um especialista das redes. Como criar os melhores conteúdos, quais as melhores redes e os melhores horários. Então, não perca tempo, invista já nesse método revolucionário.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.