fbpx

Guia para canal do YouTube: tudo que você precisa para fazer seus vídeos bombarem

Começar a criar vídeos para o YouTube pode ser algo complicado, não é? Quem está iniciando esse processo de produção de conteúdo publicando vídeos na plataforma, pode encontrar algumas dificuldades na hora de realizar o seu canal ou tentar crescer o conteúdo. Afinal, ter um maior alcance no YouTube é uma atividade que leva tempo, sendo necessário desenvolver uma boa relação com seu público, explorar outros formatos criativos, tornar seu vídeo mais acessível e acompanhar de perto as informações do seu canal. Por isso, neste texto vamos compartilhar guias para canal do YouTube, além de compartilhar algumas dicas que podem ajudar os criadores iniciantes.

É importante produzir bons conteúdos que possam chamar a atenção das pessoas. | Foto: Pixabay.

4 dicas para quem já tem um canal

Saiba quais são:

1. Aproveite os formatos de vídeo

Com o passar dos anos, a plataforma foi criando diversos formatos para o desenvolvimento de conteúdo. Nesse sentido, atualmente, você pode criar histórias, shorts, fazer Lives (vídeos ao vivo), programar estreias e até mesmo criar publicações para interagir com sua comunidade de usuários.

Aproveitar diferentes mecanismos do YouTube é uma ótima estratégia para manter uma conversa desenvolvendo um relacionamento com o público. Além disso, ter estilos diferentes de produções também é uma solução criativa para alcançar maior público. Assim, você pode ter YouTube Shorts de 1 minuto, vídeos mais longos com 10 minutos, publicações compartilhadas em comunidades, estreias ao vivo e lives agendadas, entre outras opções.

Segundo a plataforma YouTube Creators, tudo isso pode ajudar bastante no aumento de inscritos do seu canal.

2. Utilize dados para as decisões

Outra estratégia importante é realizar uma leitura cuidadosa do desempenho dos seus conteúdos. Nesse sentido, esse processo pode criar ótimas oportunidades de crescimento. Além disso, você pode conferir as estatísticas dos seus vídeos acessando o YouTube Studio. Assim, nesse espaço é possível ter uma visão geral do impacto de conteúdos com base em “Alcance”, “Engajamento” e “Publico”, ou seja, você pode identificar novas tendências de visualização no seu canal.

Outro ponto é que os vídeos que estão indo muito bem são uma ótima estratégia de monetização no YouTube.

3. Seja parceiro do YouTube

Você pode se tornar parceiro do YouTube. Desse modo, iniciando a criação de produções, você certamente já deve ter se perguntado: afinal, quanto ganha um youtuber iniciante? Se a sua dúvida é essa, acessando a página do Google AdSense você pode conferir uma estimativa de ganhos com base na sua localidade e categoria de conteúdo. No entanto, vale destacar que esse valor é apenas uma estimativa com base na quantidade de visualizações mensais.

É importante ter em mente que essa é uma receita variável. Assim, para monetizar seus vídeos, é necessário estar elegível para se tornar parceiro do YouTube. Além disso, acessando seu painel de criador, lá no Youtube Studio, é possível realizar uma solicitação na aba “Monetização”, ou seja, você pode enviar seu canal para análise quando ele cumprir os requisitos mínimos, por exemplo, ter 1.000 inscritos, ter pelo menos 4.000 horas de exibição pública em seus conteúdos, ativar a verificação de duas etapas da sua conta e não ter avisos ativos de diretrizes da comunidade. Em outras palavras, não ter problemas com denúncias e direitos autorais.

4. Adicione legendas nos vídeos

Colocar legendas é uma funcionalidade de acessibilidade do YouTube muito importante. Assim, acessando o YouTube Studio, você consegue gerar, enviar e até mesmo escrever legendas para suas produções com mais facilidade.

Nesse sentido, você pode ter um alcance mais amplo em seus vídeos, incluindo espectadores que têm perda auditiva, são surdos ou falam outro idioma. Além disso, segundo informações do YouTube Creators, em média, vídeos legendados têm mais tempo de exibição.

Para iniciantes: como criar um canal no YouTube?

Faça login na plataforma do YouTube em um computador ou celular com sua conta Google. Assim, caso você não tenha uma conta Google, clique em criar conta e siga as instruções.

Em seguida, após criar a sua conta na plataforma, já no site do YouTube, vá ao canto superior direito, clique no círculo e selecione a opção “Crie um canal”. Logo depois, verifique os detalhes (nome, descrição, foto) e confirme ao fim da página clicando em “Criar Canal”. Pronto!

Seu canal está criado. Além disso, você já pode gerar conteúdos e personalizá-lo da maneira que preferir.

Como criar banner para YouTube?

O banner para YouTube é a primeira coisa que quem visita o seu perfil vê. Nesse sentido, é importante que ele chame a atenção dos usuários, assim, pense no editor de banners para YouTube do Canva, por exemplo, o seu kit de ferramentas de design gráfico. Desse modo, mesmo sem nenhuma experiência anterior em design, você pode desenvolver um banner profissional em apenas alguns minutos.

Além disso, existem milhares de templates elaborados por designers à sua disposição, você também tem acesso a diversos estilos de cores e fontes gratuitas, milhões de imagens e ilustrações de alta qualidade e um editor de imagens integrado.

Abra uma nova página

Registre-se gratuitamente no Canva utilizando a sua conta do Google ou do Facebook. Além disso, se você já tem uma conta, é necessário apenas fazer login nela para começar a criar o seu banner para YouTube.

Procure um template

Explore a biblioteca do Canva e procure a opção que melhor combine com o estilo e a temática das suas produções entre os templates desenvolvidos por profissionais. Assim, quando encontrar o template perfeito, clique nele para começar a editar o seu design.

Experimente os recursos

Escolha entre milhões de fotos e vídeos profissionais, imagens, ilustrações e GIFs gratuitos, como também explore adesivos, balões de fala, formas e outros ingredientes criativos. Nesse sentido, basta arrastar e soltar os elementos desejados no seu design.

Otimize o seu banner

Faça upload das suas próprias imagens, fotos ou vídeos para tornar o seu design ainda mais único. Além disso, quando se trata de criar um design perfeito para você, as possibilidades são infinitas.

Publique o design do seu canal

Visualize uma prévia do seu banner para YouTube antes de realizar o download. Logo depois, realize o upload do banner no seu canal do YouTube ou compartilhe o seu design com amigos utilizando a opção de colaboração.

Existem algumas etapas que devem ser seguidas na hora de criar o canal. | Foto: Pixabay.

Agora que você já viu esses guias para canal do YouTube, saiba que é importante ter um bom conteúdo para ser notável no ambiente online, assim, o ideal é montar um guia para YouTube que possa te ajudar na hora de desenvolver os seus vídeos, facilitando o alcance do público.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter à disposição esses recursos e ainda conhecer cases de sucesso e êxito do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP! Saiba mais sobre guias para canal do YouTube com o Método Sirius!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.