fbpx

Como postar vídeo no YouTube: aprenda a ter destaque na plataforma

Existem algumas "regrinhas" técnicas que devem ser seguidas antes e depois de publicar o seu material na rede. Saiba como se destacar no YouTube!

De acordo com uma publicação recente, o YouTube é a rede social que mais cresceu no último ano. Uma pesquisa realizada pela VidMob, plataforma de inteligência artificial para marketing, obtida com exclusividade pela EXAME, mostra que, de 2018 para 2019, houve um aumento de 53% no uso desse veículo de comunicação. Isso demonstra que o consumo de materiais audiovisuais tende a aumentar nos próximos meses.

Saiba como utilizar o YouTube da maneira correta | Foto: Christian Wiediger
Saiba como utilizar o YouTube da maneira correta | Foto: Christian Wiediger

Entretanto, mesmo com a alta demanda, muitos empresários, lojistas ou iniciantes na produção de conteúdo digital ainda têm dúvidas sobre como postar vídeo no YouTube. Existem algumas “regrinhas” técnicas que devem ser seguidas antes e depois de publicar o seu material na rede.

Qualidade do vídeo

Hoje, a maioria dos smartphones consegue realizar bem a função de gravar com qualidade. Coloque o seu celular em um local sem ruídos e posicione-o de um modo em que ele fique parado. Uma boa opção para esse momento é investir em um tripé. Procure ambientes claros, preferencialmente com alguns raios solares. Ainda existem opções de luzes artificiais, algumas já vêm com o tripé. Crie um mini roteiro, aqueça a voz e comece a gravar!

Tamanho da imagem de capa

A imagem do canal deve apresentar dimensões de 2.560 x 1.440 pixels. A área segura/ central é o local exibido independentemente do dispositivo. Mantenha logotipo, título e ícones dentro das dimensões de 1.546 x 423 pixels.

Marca d’água

A imagem deve ser quadrada e ter, no mínimo, 150 pixels de altura e 150 pixels de largura, além de apresentar, pelo menos, 1 MB. O YouTube recomenda que ela tenha fundo transparente e seja em formato PNG para que não “brigue” com o conteúdo do vídeo, ou seja, não distraia a audiência.

Edição

Existem alguns programas simples de edição como o Windows Movie Maker ou o iMovie, para dispositivos Apple. Se você deseja algo mais profissional, aposte no Adobe Premiere Pro, um pouco mais difícil de mexer. Se você não sabe muito bem como editar, muitos profissionais freelancers do mercado são especializados nisso e existem aulas gratuitas disponíveis na Internet.

Programa de edição em desktop | Foto: Mark Cruz
Programa de edição em desktop | Foto: Mark Cruz

Passo a passo para a postagem

Em desktops

Em um desktop, entre no site do YouTube, clique no ícone da câmera e depois em “enviar vídeo”. Na tela seguinte, clique no ícone em vermelho ou arraste o vídeo escolhido para a mesma área. Uma nova janela será aberta e o vídeo começará a ser postado. Em “informações básicas”, você deve definir o nome, a descrição e as regras de privacidade do vídeo (público, não listado, privado ou programado). Nessa aba, você também pode escolher uma miniatura de capa. Se a monetização estiver ativada, você poderá definir as configurações de propaganda e os anúncios a serem exibidos.

Em “configurações avançadas”, você pode permitir ou não os comentários, definir as licenças do vídeo, ativar ou não a restrição por idade, informar que há uma colocação paga ou aprovações de um produto ou serviço e definir idiomas. Feitos todos os ajustes, é só publicar.

Em mobiles

Com a versão do YouTube para iOS e Android você poderá postar vídeos, mas com menos opções de ajustes. O foco está na praticidade em baixar um tipo de conteúdo que dispensa uma “pós-produção”. Para isso, abra o aplicativo do YouTube e clique no ícone da câmera circulado em vermelho. Você terá as opções para gravar um vídeo e transmitir ao vivo. Entretanto, logo abaixo dos dois ícones, estará a sua galeria de vídeos. Clique no vídeo que deseja hospedar na plataforma. Em seguida, estão as opções de ajustes de corte e aplicação de uma trilha sonora e filtros. Além disso, você precisará definir um nome, uma descrição, as opções de privacidade e um local. Com tudo isso finalizado, clique na seta na parte superior direita.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *