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Melhores podcasts: como fazer um podcast de sucesso?

Saiba como produzir um podcast corporativo e obtenha mais sucesso com a sua empresa. Conquiste um público fiel de clientes!

A PodPesquisa, maior levantamento recente sobre podcast, desenvolvido pela Associação Brasileira de Podcaster (ABPOD) em parceria com a CBN, mostra que diversidade de conteúdo e liberdade para ouvir quando e onde quiser são os principais os seus principais diferenciais. Por isso, os conteúdos de áudio são consumidos por pessoas de diferentes faixas etárias que contemplam jovens e adultos.

Os podcasts são considerados também veículos jornalísticos | Foto: Matt Botsford

Uma pesquisa do mesmo órgão relatou ainda que mais de 90% dos entrevistados ouve podcast por meio de celulares e smartphones. O mais escutado é o Nerdcast, indicado por 57% dos que participaram do estudo. O Não Ouvo tem 21,2% de audiência. Logo após, está o Mamilos, com 13,3%. Você ainda pode criar a sua lista de melhores podcasts: basta pesquisar quais temas combinam mais com o seu perfil.  

Como fazer um podcast?

Se você deseja fazer sucesso com a sua empresa e conquistar um público cada vez mais completo, não deixe de investir nos podcasts. Os diversos episódios podem trazer maior credibilidade ao seu produto ou serviço, além de despertar um segmento de clientes mais fiéis à sua marca.

Defina um tema

Atente-se às preferências do seu público-alvo para escolher um assunto que pareça com ele. Com segmentação de mercado e planejamento de conteúdo, é possível escolher entrevistados e perguntas que contribuirão muito com a vida do ouvinte. Não se esqueça de escolher um nome condizente com o que você irá abordar no seu podcast: seja original e deixe clara a mensagem que você irá passar. 

Atente-se a outros elementos

Além do nome e do tema, você precisa definir a frequência de produção e publicação, qual será a duração de cada episódio e se será em formato de conversa ou individual. Você também pode decidir por apresentar com outra pessoa, o que é chamado de co-apresentação. A última alternativa é indicada para pessoas tímidas que desejam inserção no mercado digital.    

Separe os materiais necessários

Além de um gravador ou um celular, pense em itens como fones de ouvido e microfones: eles podem fazer toda diferença na hora de produzir um conteúdo de qualidade. O fone de ouvido ameniza os barulhos para que você não seja incomodado quando fala. Já o microfone colabora com a clareza do que você tenta transmitir. Reserve um lugar tranquilo e sem ruídos externos para a gravação. Pode ser o seu quarto, algum escritório ou, até mesmo, a sala da sua casa. Não se esqueça do computador: ele será útil no processo de edição. 

Selecione convidados

Nesta etapa, não é somente escolher entrevistados e pronto. Se você deseja criar um podcast corporativo, não chame amigos ou familiares. Preze por especialistas no assunto: pessoas que trabalham no ramo, professores ou estudiosos/ pesquisadores. Se os entes queridos forem da área, é uma exceção. Antes de chamar as pessoas para a gravação, crie um roteiro de perguntas e uma estimativa de tempo. Sua programação deve incluir: vinhetas de abertura, finalização e transições; sua apresentação e dos convidados (se estiver presente algum convidado); introdução da temática; desenrolar das perguntas e finalização.

Grave

Antes de começar a gravar, uma dica é aquecer a sua voz e lembrar os convidados da importância desse momento. Para isso, abra e feche a boca, massageie alguns pontos específicos e desenvolva alguns exercícios indicados.Você poderá gravar o material sozinho, com convidados reunidos presencialmente, ou de forma remota, pela Internet. Nas gravações presenciais, cada um pode gravar o seu próprio áudio com headsets separados, ou ele pode ser captado de maneira única, com um só microfone.

Edite

Com o material “bruto” em mãos, é hora de editar: colocar vinhetas, acrescentar músicas e retirar os ruídos que ainda persistem. Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas, cada uma com suas especificidades. Primeiro, salve uma cópia dos arquivos de áudio originais. Depois, selecione o seu programa de edição.

Reaper

É um software de gravação e mixagem de áudio, da categoria dos DAW. Ele foi desenvolvido pela Cockos, empresa do criador do Winamp, Justin Frankel, e apresenta mais de sete funções que podem ser desenvolvidas para que o seu podcast fique ainda mais profissional.

Ableton Live

Ableton Live é um DAW baseado em loops para Mac OS e Windows pela Ableton. O último grande lançamento, denominado Live 10, ocorreu em 2018. O Live 11 já está prestes a ser lançado.

Audacity (H4)

O Audacity apresenta um guia de edição que torna o processo mais fácil para você. Com as instruções disponíveis, você montará um esquema de áudios. Abra uma cópia do arquivo de áudio original e busque pelo ajuste de qualidade do áudio.

O que é primordial

Em qualquer programa, procure pelas orientações de corte de áudio e remova tudo o que for desnecessário e/ou redundante do seu episódio. Quando concluir a edição, exporte o projeto final para um arquivo de áudio em formato mp3. Lembre-se que a parte de divulgação é fundamental: compartilhe nas suas redes sociais e tenha um site ou blog para deixar o seu produto disponível.

A publicação de um podcast pode ser feita em agregadores ou em plataformas de streaming, como Spotify. Para publicar em um agregador, você tem que escolher um aplicativo para hospedar e um ter feed RSS para ser lido por esses aplicativos. Para fazer este feed RSS, utilize o SoundCloud. Não se esqueça de mensurar os seus resultados de audiência: só assim será possível corrigir os erros.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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