A cada dia que nasce, novos produtores de conteúdo enxergam no Youtube um ótimo canal de vendas para o seu negócio online . A rede social faz sucesso não só no meio das vendas, mas é um excelente meio de se distrair e aprender muito.
O Youtube permite que qualquer pessoa poste seus conteúdos audiovisuais, dos mais variados temas, como humor, culinária, esportes, jogos, educação financeira, entre uma infinidade de temas que existem atualmente no mundo das vendas online.
Quer saber como vender online nesta rede? Confira, agora, nosso artigo sobre vender no Youtube e as tendências 2021!
Vender no Youtube vale a pena?
Para quem busca ter um negócio online (linkar com o site da Ser Notável) bem sucedido, o YouTube com certeza é uma ótima plataforma para investir e obter sucesso nas vendas. O site, que foi fundado em 2005 e poucos anos depois, foi comprado pelo gigante Google em 2006, é atualmente a maior plataforma de exibição e busca de vídeos do mundo.
Não passou tanto tempo, e muitos empreendedores, até mesmo grandes empresas, enxergaram uma oportunidade de gerar conteúdo focado na venda de produtos ou infoprodutos por meio dos vídeos. Dessa forma, a plataforma se tornou um forte polo do Marketing Digital, dando visão para quem precisava iniciar o seu negócio digital, seja ele um curso digital ou algo concreto.
É claro que, para ter maior visibilidade, é necessário que os canais adotem certas estratégias, para que o algoritmo utilizado pelo site para ranquear os vídeos, fazendo com que os melhores conteúdos cheguem para cada usuário de acordo com os gostos daquela pessoa.
Por isso, essas estratégias podem ser um fator crucial para quem deseja abranger públicos maiores. Desde jovens que desejam iniciar sua jornada no empreendedorismo digital até mesmo as pessoas mais velhas, que buscam uma nova opção de renda, ou até mesmo, uma renda passiva.
8 formas de vendas para aplicar no Youtube
Formato descontraído
Durante o ano de 2020, por conta do período de confinamento, os vlogs, lives e marketing de influência tiveram mais engajamento. Esses formatos se tornaram uma boa oportunidade para as empresas se conectarem com os clientes.
Exercícios físicos
Vídeos relacionados a treinamento em casa também tiveram bastante procura. Por conta do sedentarismo no período de lockdown, muitas pessoas resolveram retomar as atividades físicas em casa mesmo, e por isso seguem sendo uma tendência no ano de 2021.
Tutorial
Vídeos no formato de tutorial ganharam um certo destaque. Pois o interesse das pessoas em aprender novos hobbies no período que estavam em casa aumentou. Portanto, ainda vale a pena investir em vídeos relacionados a culinária, jardinagem e costura, por exemplo.
Duração
Vale lembrar que é importante balancear a duração dos vídeos, para que não fiquem nem muito curtos, nem longos demais. Portanto, uma média de 15 minutos deve bastar para prender a atenção do público, sem que saiam do vídeo antes dele terminar. Por isso, vídeos com esta duração tendem a fazer mais sucesso!
Seguindo essas dicas, as chances do engajamento e do interesse do público alvo crescer são altas, fazendo com que seja mais fácil despertar o interesse na aquisição de produtos ou infoprodutos e, consequentemente, o aumento das chances do empreendedor digital conseguir vender no YouTube.
Nome do canal
Antes de analisar as tendências que estão em alta, é necessário que o empreendedor tenha um canal que possua o nome relacionado ao da empresa ou algo que faça uma analogia a ela, além de foto e capa que condizem com o tema principal da temática dos produtos oferecidos pela empresa.
Rotina
Outra coisa indispensável, é que seja criada uma rotina de vídeos semanais, que devem ser postados em horários programados, para que o público saiba a hora certa de procurar os vídeos. Esses vídeos devem ser de interesse das personas, que são futuros clientes do seu serviço. Portanto, pesquisar pelos assuntos em alta, mas que não possuam muitos materiais na internet ainda.
Conteúdo pertinente
Outra estratégia muito importante, é criar conteúdos que condizem com o produto que será oferecido. Portanto, se o produto for um curso de culinária, por exemplo, pequenos vídeos em formato de tutorial ensinando receitas básicas serão uma ótima opção para atrair o público e mostrar que eles podem encontrar muito mais ao adquirir o curso. É importante anexar os links dos produtos nas descrições dos vídeos, para que ao sair do vídeo, a pessoa já tenha o primeiro contato com o produto.
Métricas
Analisar as métricas do YouTube é uma ótima estratégia para manter seus vídeos sempre em alta. Isso acontece pois quando o YouTube entende que seus vídeos possuem resultados bons em relação às métricas deles, ele entende que os vídeos são relevantes e farão com que as pessoas fiquem mais tempo no site. Algumas das métricas são:
Visualizações do canal
Essa métrica analisa o número de visualizações que o canal acumula em um determinado período. Assim, esse dado mostra uma certa avaliação para os conteúdos produzidos pelo canal naquele período. Portanto, se esse número está muito baixo, isso pode indicar que o assunto abordado seja de pouco interesse do público alvo.
Duração média da visualização
Esse dado mostra o tempo que o público leva para assistir os vídeos produzidos, indicando se os usuários estão de fato assistindo o vídeo do início ao fim, ou se estão saindo do vídeo antes mesmo dele acabar.
Com esse dado, o produtor pode estipular uma duração ideal para os vídeos, de acordo com o consumo do público alvo. Fazendo esse ajuste, o engajamento dos vídeos aumentará e o algoritmo do YouTube irá recomendar os vídeos mais vezes.
Tempo de exibição do YouTube
Com certeza, essa é uma das métricas mais importantes. Pois ela é responsável por mostrar o interesse das pessoas em relação ao conteúdo que está sendo entregue e o tempo que eles estão dedicando para consumir os vídeos. Com esses dados, é possível reparar na necessidade de novos ajustes nos conteúdos, como reformulações nos roteiros ou no tempo dos vídeos.
Número de inscrições
Inscritos são as pessoas que assinam o seu canal, e que a partir do momento da inscrição, acompanharão os conteúdos produzidos. É altamente recomendável que o produtor do conteúdo incentive os espectadores a se inscreverem no canal. Pois, além de terem mais acesso aos vídeos, que aparecerão no feed dos inscritos constantemente, o número de inscritos indica como está o engajamento do canal.
Em alta
Uma vez que o produtor de conteúdo já tenha essas métricas em mente, é necessário analisar as tendências de venda no YouTube no período que ele inicia o negócio. No contexto da pandemia, essas tendências mudaram de forma considerável, uma vez que as pessoas tiveram que ficar confinadas em casa, durante um longo período de tempo. Com isso, os interesses mudaram, e a atenção ficou voltada para assuntos que englobam o ambiente do lar das pessoas.
Método Sirius
Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:
- Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
- Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
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Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!