fbpx

Saiba como personalizar e reduzir a URL do Youtube

O Youtube é, com certeza, o maior site destinado para a exibição de vídeos, além de ser um dos mais acessados do mundo. Ele foi idealizado, em fevereiro de 2005, por Steve Chen e Chad Hurley, que criaram o site com o intuito de compartilhar arquivos de vídeos que não poderiam ser enviados via e-mail por conta do tamanho.

Não demorou muito para a plataforma, que permitia que qualquer pessoa publicasse seu conteúdo, que poderia ser visualizado por qualquer pessoa no planeta, se tornasse um sucesso e, em 2006, ser comprada pelo gigante Google por 1,65 bilhões de dólares.

Desde que o YouTube se tornou a principal plataforma de exibição de vídeos da internet, muitas pessoas decidiram investir na criação de canais dos mais variados tipos, seja de jogos, ciência, dicas de vida, dicas financeiras, entre outras milhares de possibilidades.

url do Youtube
Veja como mudar a url do canal do Youtube I Foto: Unsplash

Esses conteúdos, caso consigam um bom engajamento, podem acabar se tornando monetizados, gerando uma boa fonte de renda para o produtor do conteúdo. A monetização é uma remuneração gerada por um conteúdo, no caso do youtube, por um vídeo. Mas não basta apenas vídeos de boa qualidade para fazer sucesso na plataforma, a apresentação do canal também é um fator crucial para atrair e conquistar a confiança dos usuários da rede.

Nesse sentido, é muito importante que o dono do canal se preocupe com a estética do canal, seja na foto de perfil do canal, na foto de capa dos vídeos e até na youtube url do canal se encaixe com o tema central (ou tema base) dos vídeos.

Portanto, é necessário estar atento até nos mínimos detalhes, pois é ali que a atenção dos telespectadores é captada. Acredite, é isso que acontece. Os internautas estão cada vez mais atentos e exigentes com o que consomem no mundo online. Para ganhar a atenção deles, é preciso empenho e dedicação.

O que é URL?

Entre todos esses fatores, um que se destaca é a URL do canal, mas antes de tudo é necessário saber o que é url do youtube. URL é uma abreviação de Uniform Resource Locator, ou seja, é um endereço que pode ser digitado na barra de pesquisa do navegador, a fim de acessar uma determinada página ou serviço, no caso, para o seu canal do YouTube.

Esse termo foi criado em 1994, e possui uma série de informações que seguem um padrão para que quem esteja buscando um site específico, sempre encontre esse serviço que procura. Porém, é necessário digitar o endereço de forma correta, caso contrário, será encaminhado para outra página. Podendo, logo, prejudicar seu ambiente na rede.

Para simplificar, é possível fazer uma alusão entre as URLs e uma lista telefônica do celular, por exemplo. Os navegadores em geral estabelecem uma ligação com o servidor dos sites, por meio do IP (uma sequência de números que é basicamente o número de telefone de cada site).

Esses números são extremamente grandes. Portanto, seria muito possível para os usuários decorarem cada um deles. Então, para facilitar esse processo foram criadas a URLs, que funciona como se fossem os nomes dos contatos de cada telefone.

Nessa linha, ao invés de ter que memorizar todos os números de cada pessoa com quem queira se comunicar, apenas saber os nomes dos contatos já é o suficiente para entrar em contato com os mesmos. É uma espécie de encurtador de url Youtube, que serve para agilizar a vida do usuário e, claro, a sua. Um exemplo genérico de URL Youtube seria “youtube.com/CanalDoEmpreendedor”.

url do Youtube
Ter uma url personalizada no Youtube, além de trazer um visual mais harmônico para o link do canal, pode trazer mais visitantes I Foto: Unsplash

As partes de uma URL

Protocolo

O protocolo configura o primeiro grupo de caracteres da URL. Indica como os dados são transferidos entre o notebook ou desktop e o servidor do site. Ficam localizados antes do ponto e normalmente nos sites e blogs mais comuns são http:// ou “https://” .

Caminho

O caminho é o endereço contendo o nome do site, e serve para substituir sequências de números imensos. Ele é dividido em três partes.

WWW

A primeira, que fica antes do primeiro ponto, como por exemplo, o “www” que significa World Wide Web.

Domínio

A segunda parte se chama domínio, e é composta pelo nome do site, como “YouTube”, por exemplo.

TLD

E último elemento, chamado de TLD, normalmente é composto pelos caracteres (com, org, etc…) que indicam o tipo do site.

A url personalizada de Youtube

Para auxiliar nesse processo, o YouTube permite que o dono do canal crie uma url personalizada Youtube com o nome do canal, ou qualquer outro termo da preferência do criador de conteúdo (ex: youtube.com/meucanal).

 Esse processo de criação de mudar url Youtube é bastante simples, porém existem alguns requisitos estipulados pelo YouTube e Google que devem ser atendidos antes da criação. O primeiro, é ter mais de 100 inscritos e ter um canal com pelo menos 30 dias de criação.

Também é necessário que o canal tenha uma foto de perfil e uma arte como foto de capa. Após definir o endereço, ele não pode mais ser modificado, por isso o YouTube sugere um URL mais próximo o possível do conteúdo do canal. Então, esteja bem atento nessa hora.

Personalizar a URL do canal é uma ferramenta bastante eficaz, uma vez que agora será mais fácil de encontrar o canal em meio a milhares já existentes na plataforma. Para auxiliar no processo de criação da URL do seu canal do YouTube, aqui vai um passo a passo de como criar:

Como faço para criar um URL: passo a passo

Agora, fizemos um passo a passo para explicar, em detalhes e clareza, como você faz para criar um url. Confira, com atenção!

  1. Primeiro passo: Faça o login na conta do YouTube.
  2. Segundo passo: Após abrir a página inicial da plataforma, clique em sua foto de perfil, no canto superior direito do visor.
  3. Terceiro passo: Clique na engrenagem localizada ao lado da descrição do canal.
  4. Quarto passo: Selecione as configurações “Avançadas”.
  5. Quinto passo: Clique no “Aqui”, localizado ao lado da frase “Você está qualificado para um url personalizado Youtube. Reivindique”.
  6. Sexto passo: Feito isso, o próprio YouTube irá sugerir uma URL personalizada com seu nome de usuário ou sua conta Google.
  7. Sétimo passo: Selecione o nome de sua preferência, aceite os termos de serviço e clique em “Alterar URL”.
  8. Oitavo passo: “Selecione “Confirmar escolha” para efetivar a nova URL.

Diante disso, seja atencioso na hora de escolher um nome para a URL do seu canal, pois uma vez que criada, ela não poderá mais ser alterada. E lembre-se que uma url pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do seu canal!

Importância de uma boa URL

Esse processo de criação de uma URL é extremamente importante.

Atração de visitantes

Pois, além de identificar o canal em meio a milhares de outros existentes, também pode atrair mais visitas, gerando, assim, mais leads para o seu negócio digital.

Confiança

Uma URL grande, além de ser desagradável visualmente, também pode gerar desconfiança dos usuários que passam por ela, fazendo com que o canal perca visitantes.

Melhor posição no Google

Fazer uma URL mais curta e harmônica aumenta as chances dela aparecer entre os primeiros resultados em uma pesquisa no Google, por exemplo.

Entenda

Digamos que o canal seja sobre dicas de economia. Considerando isso, caso alguém resolva pesquisar sobre o tema, se sua URL condizer com o tema, obtendo boas palavras-chave e seja curta, as chances dela aparecer entre os primeiros resultados das buscas daquela pessoas são muito maiores. Isso é muito bom, visto que a maioria dos usuários desse site de buscas opta por selecionar as primeiras opções que aparecem.

Essas estratégias para fazer com que o seu conteúdo apareça entre os primeiros resultados do Youtube são chamados de Search Engine Optimization (SEO) e são utilizados pelos maiores portais de notícias, blogs e sites da internet. Isso é um fator determinante para o sucesso daquela página, pois apenas 5% das buscas feitas no Google vão para a segunda página.

Como copiar a URL do Canal

É importante além de ter uma boa URL, compartilhá-la em outras redes sociais, como Whatsapp, Facebook entre outros. Veja como copiar a URL do seu canal:

  1. Primeiro passo: Na tela inicial do Youtube, clique no botão superior direito e faça o login no seu perfil.
  2. Segundo passo: Feito isso, clique novamente no canto superior direito, dessa vez no ícone do seu canal.
  3. Terceiro passo: Vá em “Meu Canal”.
  4. Quarto passo: Clique nos três pontos, no canto superior direito e selecione a opção “Compartilhar”.
  5. Quinto passo: Selecione a opção “Copiar Link”.

Pronto! Agora sua URL foi copiada e já pode ser compartilhada em outras redes sociais.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda tudo sobre o marketing indireto

O marketing é uma área essencial para qualquer empresa. Todo empreendedor deve reconhecer que ele interfere nos resultados obtidos pela companhia, afinal suas ações são

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *