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Confira 5 cases de sucesso de endomarketing para você e sua empresa se inspirarem

Nos últimos anos, muitas empresas vêm apostando em estratégias de marketing para a promoção e engajamento da marca. Acontece, contudo, que não basta conversar com o público, é preciso conversar com seus colaboradores também e para isso foi criado o marketing interno. Isso porque não são apenas seus clientes que fazem o nome de sua empresa, mas também aqueles que trabalham nela. Inclusive, o marketing realizado por internos é o melhor, isso porque se o colaborador acredita e confia no local em que ele trabalha, a chance de terceiros acreditarem na marca é ainda maior.

Um bom time, aquele que é engajado, ativo e determinando, pode gerar muitos resultados para a empresa. Com isso, a marca se torna líder em eficiência e eficácia no mercado, uma vez que seus colaboradores fazem de tudo para que a empresa cresça. No entanto, não basta apenas pequenas ações para convencer o seu time da importância de sua marca. Para além dos parabéns, além do café e das conversas, é preciso estratégia e ações concretas.

Saiba tudo sobre o marketing interno e sua importância para as empresas! | Foto: Freepik.

Dito isso, a seguir, explicaremos o que é marketing interno (endomarketing), qual sua importância para um negócio e, além disso, citaremos 5 cases de sucesso de marketing interno para você se inspirar!

O que marketing interno?

Antes de compreender a importância do marketing interno e conferir exemplos de case de sucesso, é preciso entender o que é esse tipo de marketing. Isso porque a ideia de endomarketing é nova e desconhecida para muitos, pois sempre que falamos desse tipo de ação, pensamos em marketing digital, entre outros tipos.

Pois bem, a definição de marketing interno é a seguinte: marketing interno, também conhecido como endomarketing, é uma estratégia de marketing focada no capital humano de uma empresa. Ou seja, o marketing interno é direcionado para os colaboradores da empresa, com o intuito de aproximar essas pessoas das marcas e torná-las engajadas dentro de seu negócio. Além disso, o endomarketing também garante que, além de colaborador, aquela pessoa se tornará um consumidor e uma peça fundamental para a divulgação da marca.

Essas estratégias de marketing interno são adotadas quando empresas desejam melhorar seu relacionamento com os colaboradores. Essa melhora favorece ambos os lados, uma vez que colaboradores se tornam mais felizes em seu ambiente de trabalho e, consequentemente, mais proativos e ágeis. Sendo assim, empresa e funcionário ganham com esse bom convívio!

Quando uma empresa consegue fidelizar seu público interno, ou seja, convencer seus colaboradores a continuar trabalhando com eles, ela se estabelece como uma marca empregadora e que alcançou a retenção de talentos. Ou seja, ela é capaz de contratar e manter jovens e grandes talentos do mercado de trabalho. Todos os elementos fundamentais para um negócio se destacar em um meio competitivo.

Qual a importância do marketing interno?

Ao adotar estratégias de marketing interno, uma empresa está garantindo diversos benefícios, principalmente em relação ao mercado em que está inserida. Isso porque ela garante um bom relacionamento com os funcionários, que passam a se dedicar mais em suas funções, uma vez que compreendem sua importância dentro da marca. Por isso, o desempenho da empresa aumenta, ajudando a competir em mercados mais agressivos.

Entres os principais benefícios do marketing interno estão:

  • A satisfação dos colaboradores com a empresa;
  • A redução da rotatividade;
  • A otimização da motivação;
  • As melhorias na qualidade de vida no trabalho e no clima organizacional.

Exemplos de cases de sucesso de marketing interno

Agora que você já sabe o que é marketing interno e qual sua importância para uma empresa, está na hora de investir nessas estratégias em seu negócio. Mas antes disso, para se inspirar, que tal conferir algumas campanhas de sucesso de endomarketing? O mercado brasileiro e internacional está repleto de bons exemplos e aqui separamos 5 deles para você!

1. Coca-Cola

Uma das empresas mais famosas por suas campanhas de sucesso de endomarketing, ou seja, marketing interno, é a Coca-Cola. A gigante dos já é conhecida por suas estratégias com o consumidor, que costuma fazer muito sucesso na internet. Mas foi em 2016 que ela provou que além de cativar o público externo, ela conseguia cativar seu público interno. Na época, a empresa criou diversas campanhas de marketing interno para atrair seus mais de 66 milhões de funcionários no Brasil.

Um exemplo foi a ação olímpica realizada por eles, em que um andar inteiro de uma das sedes foi criado para remeter aos Jogos Olímpicos. O ambiente permitia o funcionário descansar, interagir com outros colaboradores e aprender mais sobre os valores da empresa. Além disso, eles podiam tirar fotos com uma réplica da tocha olímpica e tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com atletas famosos, que foram convidados até a empresa para falar um pouco mais sobre sua relação com o esporte.

2. Toyota

Além da Coca-Cola, a Toyota foi outra empresa que apostou em estratégias de endomarketing. Uma de suas ações mais eficazes dentro de suas sedes é a oportunidade de funcionários de se abrirem sobre sua relação com a empresa e criar uma cultura interna. Além disso, essa integração cultural se inicia assim que um novo colaborador é contratado. Isso porque a empresa realiza diversas atividades e treinamentos que falam sobre a cultura da Toyota e a importância do trabalho em equipe.

São oferecidos workshops, palestras, dinâmicas, atividades, entre outros tipos de eventos dentro das sedes todos os meses. O colaborador também pode trazer novas ideias, sejam para agregar no trabalho ou na cultura da empresa, garantindo que a marca seja feita por todos que trabalham com ela.

3. BestBuy

Um exemplo de sucesso de endomarketing é o da BestBuy, uma empresa de eletrônicos, que enfrentava uma alta rotatividade de funcionários, algo em torno de 60%. Isso significa que a empresa empregava muitas pessoas, mas que logo elas pediam demissão ou eram demitidas. Por isso, a marca entrou em contato com seus colaboradores para compreender o que estava ocorrendo.

Ao conversar com funcionários, a empresa compreendeu que a falta de comunicação entre empresa e funcionários, e até mesmo entre funcionários em si, era baixa. Por isso, muitos encontram desafios para se adaptar ao dia a dia da empresa. Por isso, eles criaram uma rede social exclusiva, a Blue Shirt Nation, na qual os funcionários trocavam dicas, experiências, entre outras coisas.

Além disso, essa rede se tornou um canal oficial para a BestBuy conversar com seus colaboradores, o que melhorou o convívio da marca com eles, diminuindo a rotatividade de funcionários da empresa.

4. Fiat

A Fiat, nos últimos anos, se tornou um grande exemplo quando o assunto são ações de marketing interno. A empresa defende que seu público interno, ou seja, os colaboradores, devem ser tratados da mesma forma que o público externo. Por isso, a Fiat permite que seus funcionários sejam os primeiros a realizarem test drive em seus novos modelos. Isso mesmo! Os carros são testados pelos colaboradores.

Além disso, a empresa criou um canal de comunicação exclusivo para seus funcionários, que centraliza as informações para que todos tenham acesso a elas. A ferramenta também serve como um canal direto entre colaboradores e empresa, para que eles deixem suas reclamações, ideias, opiniões, entre outros.

5. Golden Cross

A Golden Cross, empresa de planos de saúde, por sua vez, vem investindo e muito no marketing interno. Na verdade, eles já investiram mais de R$750 mil, tudo para garantir que seus funcionários se sintam bem com seu trabalho e ofereçam o melhor para seus clientes.

Um dos exemplos mais famosos da empresa são as premiações para os funcionários. Os melhores vendedores da operadora são bonificados com compras e reformas da casa própria, eletrodomésticos, artigos para casa, entre tantos outros. Segundo a Golden Cross, desde que adotou esse sistema de bonificação, o desempenho de seus funcionários aumentou, assim como o número de vendas. Bom, agora que você já conhece os melhores exemplos de campanhas de sucesso de marketing interno, está na hora de elaborar suas próprias estratégias e garantir a felicidade de seus colaboradores. Mas se você deseja ir além e se tornar um especialista em ações de marketing digital e vendas na web, nós temos o que você procura! Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, você aprende tudo sobre como criar estratégias para sua marca, estratégias para as redes sociais, como criar bons conteúdos, os melhores horários para publicá-los e muito mais.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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