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O que é SERP e como essa pode ser útil?

Saiba o que é a SERP, entenda como ela funciona, por que usá-la e como usá-la a seu favor. Por fim, conheça mais sobre o Método Sirius.

No decorrer deste artigo, explicaremos a você o que é SERP e tudo referente a esse conceito. Confira:

O Google SERP pode ser muito útil para a sua empresa e logo menos você saberá o porquê. | Foto: Freepik.

O que é Search Engine Results (SERP)?

A SERP (Search Engine Results Page ou em português, página de resultados do buscador) são, como o próprio nome já insinua, páginas que mostram todos os resultados de uma pesquisa efetuada em qualquer site de buscas. Estas páginas exibem, principalmente, resultados provenientes de tráfego orgânico e também mostram dez resultados a cada página. É por meio delas que é possível compreender melhor a lógica por trás do Google, entendendo realmente a dinâmica de uma pesquisa.

Esta pode ser a porta de entrada para, de fato, entender como fazer buscas, tendo uma SERP como referência. É relevante destacar que para que as páginas sejam exibidas, é preciso que elas sejam indexadas, o que não ocorria nos buscadores mais velhos. Já no Google é diferente! Aliás, através do site é possível não ter de solicitar pela indexação de um site, já que os mecanismos de busca são tão evoluídos tecnologicamente que acabam encontrando sites com conteúdo de qualidade somente com uma boa varredura.

Como funciona a SERP?

Saber o funcionamento da SERP permite entender como funciona o ranqueamento do Google, embora a empresa não revele claramente quais são as suas exigências. A SERP é constituída por 10 resultados e cada resultado têm um snippet, isto é, um resumo da página com título, link e uma pequena síntese do conteúdo. Em certas situações, sites links também estão inclusos no snippet, quando o Google julga o site como mais relevante para o usuário.

A SERP está diretamente ligada com o SEO. | Foto: Freepik.

O Google vem tornando diversos os snippets e é necessário prestar mais atenção para ser capaz de “ler” cada página. Os snippets possuem uma enorme importância no SEO e estabelecem a relevância de cada conteúdo.

Estes pequenos resumos são alterados de forma frequente para despertar o interesse dos visitantes e mantê-los na página, diversificando alguns aspectos tanto em buscas verticais como horizontais. Como muitos já devem ter percebido, o Google não possui apenas um buscador, na realidade há diversos motores de busca entre eles o Google Imagens, o Google Notícias e o Google Maps, por exemplo.

As denominadas buscas verticais são aquelas com metas específicas. Nesta situação, essas buscas se combinam com os resultados do Google. Para tornar mais simples, ao executar uma busca por um país, por exemplo, o Google lhe exibirá também imagens e mapas da região, entre outros fatores relacionados ao país pesquisado.

Ter uma noção de como um snippet básico é criado é fundamental para que sua estratégia de SEO tenha êxito. Possuir um conteúdo que proporcione um snippet atrativo pode auxiliar a aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Veja o formato básico de um snippet:

  • Título do conteúdo;
  • URL da página;
  • Descrição curta da página, com a expressão ou palavra de pesquisa em negrito para chamar a atenção do internauta;
  • Estes fatores são compostos pela tag.

Para avaliar uma SERP é necessário entender um pouco melhor as exigências do Google. No geral, por exemplo, é possível encontrar a palavra pesquisado no título da página, o que torna o emprego da palavra-chave no título, uma técnica relevante de SEO.

Avaliar o formato de uma SERP é essencial para quem deseja ser um consultor em SEO. É muito importante compreender como estas páginas se formam.

Por que usar a SERP?

Essa página é primordial para aqueles que desejam entender como melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca. Otimizar o seu site ou blog com SEO se tornará algo bem mais fácil, depois de analisar e assimilar estas questões no Google, por exemplo. Afinal de contas, o objetivo de todos os empreendimentos é ganhar mais visibilidade no âmbito digital.

E para tornar a sua marca mais forte e com mais autoridade no mercado é essencial contar com um planejamento bem executado, tendo uma estratégia de SEO que possibilite assegurar que o seu conteúdo apareça nas primeiras SERPs referentes à palavra-chave em foco.

Através da SERP é possível melhorar o ranqueamento nos motores de busca. | Foto: Freepik.

Como usar a SERP ao seu favor?

O Google leva em consideração certos aspectos para buscar e classificar como mais relevantes, os resultados importantes para cada termo de buscas. E o que seria um resultado relevante? Aquele que proporciona bastante conteúdo e de qualidade, ou seja, possua mais informações e tenha uma estrutura organizada, que consiga facilitar a leitura e trazer mais conhecimento ao visitante do site.

Por essa razão, quando se elabora uma estratégia de SEO, é recomendável que se crie uma página particular para cada palavra-chave, para assim, o seu site estar bem posicionado no Google. Trabalhar com poucos conteúdos e ir otimizando-os é uma boa dica para assegurar relevância e pegar a parte mais elevada do ranqueamento do Google.

É importante levar em consideração inúmeros fatores de SEO já conhecidos como utilizar a palavra-chave no título e no desenrolar do texto, além de colocar o termo também na meta descrição, na alt tag da imagem, entre outros lugares

É óbvio que um conjunto de fatores devem ser levados em conta e que não existe a possibilidade de definir uma única fórmula de sucesso para despontar na primeira página do Google. Vários critérios são analisados no momento de elaborar uma página de resultados (SERP), por essa razão é necessário compreender quais são as principais questões para esquivar-se dos algoritmos do Google e obter êxito na web.

Agora que você já tem uma noção do que é SERP e como ele funciona, dedique bastante tempo na avaliação e análise das páginas para elaborar uma estratégia eficaz e obter mais visitas provenientes de tráfego orgânico para o seu site.

É por meio destas páginas também que é possível mensurar a importância do SEO em um site ou blog. Por meio do SERP é possível perceber como as técnicas aplicadas numa página são postas nos mecanismos de busca e testar o quanto elas são capazes de ser atrativas.

Temos que tirar proveito da ajuda do SERP para conseguir refletir como ranquear melhor nosso conteúdo, antes de efetivamente produzi-lo, ainda quando temos somente a ideia da pauta. Quanto maior for o planejamento, quanto mais o conteúdo for analisado e elaborado para alcançar o topo, maior será o futuro sucesso, lembre disso!

Como o Método Sirius pode ajudar a alavancar o seu negócio?

Diversas pessoas intencionam usar ou já usam as redes sociais de forma profissional. Contudo, uma quantidade considerável desses empreendedores digitais não alcançam os resultados esperados, mesmo postando de modo regular no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Esta é a sua situação? Então, o Método Sirius foi feito exclusivamente para você. Com ele, você irá:

  • Elaborar conteúdos que tragam resultados rápidos e a percepção instantânea de autoridade;
  • Postar conteúdo relevante certo, na hora certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio digital milionário.
O Método Sirius irá te ajudar a crescer financeiramente! | Foto: Freepik.

Ademais, com o Método Sirius, você terá acesso a lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser avaliado e analisado ao vivo; uma equipe de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outras grandes figuras importantes  e, ainda, receberá todas as atualizações durante o período de um ano. Agora que você já sabe o que é SERP e para ter disposição esses recursos e ainda conhecer cases de sucesso e êxito do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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