fbpx

Confira 9 dicas de produtividade para criadores de conteúdo

Ser produtivo em suas atividades pessoais e profissionais é o desejo da maioria das pessoas. Afinal, muitas vezes, perder tempo e não entregar projetos de qualidade significa perder dinheiro. Por isso, existem algumas dicas de produtividade que podem ser aplicadas no seu dia a dia, principalmente para os criadores de conteúdos digitais.

Mas o que é criador de conteúdo digital? Um criador de conteúdo é alguém responsável pela contribuição e distribuição das informações para a mídia digital. Esses profissionais geralmente têm como alvo um usuário ou público específicos em contextos particulares.

Como sabemos a importância de ser produtivo para os criadores de conteúdo digital, neste artigo, vamos apresentar as principais dicas de produtividade – que podem ser usadas inclusive na produção de conteúdos para o YouTube. Confira!

 

Produtividade para criadores de conteúdo. | Foto: Freepik.

Planeje o dia seguinte

A primeira dica para você que é criador de conteúdo digital é, antes de dormir, gastar um tempinho para planejar suas atividades e atribuições do dia seguinte. Liste todas as coisas que você deseja e precisa fazer, colocando-as em ordem de prioridade.

Assim, você poderá dormir sem se preocupar em esquecer de fazer algo no dia seguinte e também seu tempo será otimizado.

Apesar da tecnologia oferecer ferramentas para te ajudar a ser mais produtivo, um caderno de anotações ainda é um grande aliado. Escrever ajuda a memorizar, estimula os dois lados do cérebro ainda mais do que se estivesse usando um computador. Além do caderno, você pode utilizar um quadro de tarefas para planejar as atividades do dia seguinte de maneira eficiente.

Identifique quando você é mais produtivo

Uma das dicas de produtividade no trabalho é perceber em qual período do dia você rende mais. Todas as pessoas têm algum horário que são mais produtivas, pode ser de manhã, de tarde, de noite ou até mesmo de madrugada.

É importante identificar esses períodos e programar as tarefas mais difíceis e exaustivas para serem realizadas nele. Dessa forma, no resto do dia, você poderá executar as atividades mais leves e, consequentemente, você não gastará tempo desnecessário realizando suas obrigações.

Faça uma lista de prioridades

Fazer listas é uma das dicas de produtividade. | Foto: Freepik.

Como mencionamos anteriormente, fazer uma lista com suas atividades é uma das dicas de produtividade. Porém, uma característica importante dessa lista é separar as tarefas que são prioridades.

As atividades que não possuem urgência e estão na lista somente por serem agradáveis ou por desejo de fazer precisam ser colocadas em último lugar ou em uma outra lista separada. Pense que, se você é um criador de conteúdo e tem uma rotina cheia, por que desperdiçar o seu tempo com o que não é importante?

Faça da sua lista um hábito de controle. Lembre-se de que uma lista de coisas a fazer permite identificar rapidamente todas as tarefas que precisam ser feitas durante o seu dia, reduzindo seu esforço mental e seu tempo.

Quando tiver o hábito de usar a lista, poderá melhorar a sua organização e eficiência. Faça uma lista adaptável para adicionar as tarefas com urgência que surgirem durante o dia e também separar as que são menos urgentes.

Avalie frequentemente suas atividades refletindo e analisando a real importância dessas ações no momento. Assim, você descobrirá várias atividades que tomam seu tempo sem te levar a lugar nenhum.

Não adie o que precisa ser feito

Excluir a procrastinação da sua vida é uma das principais dicas de produtividade. O pensamento de deixar para depois o que precisa ou pode ser feito agora só atrapalha a rotina das pessoas, representando um grande gastador de tempo e levando ao acúmulo de tarefas.

Pense em quantas coisas poderiam ser feitas se você nunca deixasse nada para depois? Elimine a preguiça e as desculpas da sua vida e, com o tempo, a prática de realizar as atividades na hora que elas devem ser feitas se tornará hábito. Dessa maneira, sua produtividade pessoal aumentará bastante.

Cuide de você

Dormir é bom para aumentar sua produtividade. | Foto: Freepik.

Cuidar de você é mais uma das importantes dicas de produtividade. Separe momentos para realizar atividades que façam bem para a sua saúde como meditação e prática de exercícios físicos.

A meditação ajuda a limpar a mente, acalma a ansiedade, faz sua consciência despertar para as prioridades e te ajuda na concentração. Quanto mais clara sua mente estiver, mais você poderá se concentrar nas tarefas e elevar sua qualidade e produtividade na execução.

Os exercícios físicos, por sua vez, também ajudam na concentração e na produtividade, além de serem ótimos para a saúde. Procure alguma atividade que te dê prazer e faça você se distanciar do mundo por um tempo. É importante manter a saúde da mente e do corpo.

Além dessas duas práticas, o sono também é fundamental na produtividade de um criador de conteúdo. Lembre-se de que não é só a quantidade de horas dormidas que é importante, mas a qualidade do sono deve ser levada em conta.

Dormir bem te ajuda a acordar cedo, outro hábito crucial para a produtividade. A vida profissional digital é muito competitiva. Por isso, começar o dia cedo é muito importante. Assim, o dia ficará um pouco mais longo dando tempo para realizar mais tarefas.

Organize sua rotina

Manter sua rotina de forma organizada é uma das dicas de produtividade. A organização influencia diretamente na execução das tarefas, sendo mais fácil identificar as que são mais fáceis e as que são mais difíceis de serem realizadas.

Tenha um bom sistema de armazenamento para seus documentos, tanto os digitais quanto os impressos, para que você possa acessá-los com facilidade e rapidez. Organize sua rotina separando as prioridades, as outras tarefas e os momentos de descanso. Muita gente acredita que quanto mais trabalha ou mais atividades realiza, mais resultados entregará.

Porém, o ser humano não consegue ser produtivo 100% do seu tempo. Então, fazer pausas durante o trabalho e separar momentos para focar em si mesmo são essenciais. Afinal, ser produtivo não é fazer mais coisas em menos tempo, mas, sim, fazê-las de forma que realmente tragam resultados positivos.

Elimine distrações

Entre as dicas de produtividade está a eliminação de distrações durante o seu dia. Redes sociais, televisão, conversas e outros elementos podem distrair as pessoas e afetar o desempenho delas no trabalho.

Divirta-se produzindo

O trabalho fica muito mais divertido quando você encontra uma maneira agradável de executar suas tarefas. A diversão e o bem-estar são uma das melhores dicas de produtividade. Pense em como as tarefas mais complexas podem se tornar divertidas e motivadoras e surpreenda-se com os resultados positivos.

Recompense a si mesmo

Distrair-se também é uma das dicas de produtividade. | Foto: Freepik.

Um incentivo a você mesmo também é uma das dicas de produtividade que pode animar as coisas. Estabeleça pequenas recompensas por suas metas alcançadas diariamente, mensalmente e anualmente.

Você pode realizar uma atividade prazerosa no fim de semana, sair na sexta-feira com seus amigos ou fazer uma viagem nas férias. Essas são formas de se recompensar pelo esforço dedicado. Além de te equipar e preparar com todas essas dicas de produtividade, o Método Sirius conta com materiais exclusivos e acompanhamentos para que seus resultados digitais cresçam cada vez mais. Saiba como o Método Sirius pode ser essencial na evolução do seu negócio.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *