fbpx

Conheça os tipos de perfil do empreendedor e saiba qual é o seu

Um empreendedor produz novas ideias partidas de criatividade e desenvolvimento, mas como saber os tipos de empreendedor que existem? Para isso, separamos algumas características de um empreendedor para que você saiba qual seu perfil de empreendedor, confira!

Saiba quais são os principais tipos de perfis de empreendedor e qual combina mais com você! | Foto: Freepik.

Quais são os tipos de perfis de empreendedor? E quais são os 6 tipos principais de empreendedorismo?

Há muitos perfis e características de um empreendedor no mercado e também muitas características que o definem. Os tipos de empreendedor mais comuns são:

Informal

O perfil de um empreendedor informal se refere a pessoas que não registram ou declaram suas atividades. São pessoas que usam desse tipo de empreendedorismo para seu sustento e não como um investimento a longo prazo, vendedores de rua por exemplo se enquadram nesse perfil de empreendedor. Neste perfil, a desvantagem é devastadora, já que os empreendedores (a) não possuem nenhum tipo de benefício. 

Individual

O empreendedorismo individual é o conhecido MEI (Micro Empreendedor Individual), que são pequenas empresas com alguém que pode trabalhar até mesmo sozinho. A ideia é que o faturamento anual não passe de R$ 81 mil, que é o valor que mede um micro empreendedor. O MEI também é uma opção para pessoas que não são registradas em carteira de trabalho ou autônomos que desejam garantir seus direitos, como aposentadoria, por exemplo.

Franqueado

O perfil de empreendedor de franquias são empresas famosas, que possuem um único modelo para todas as unidades. Esse perfil acaba sendo muito vantajoso, já que o negócio, reputação e imagem da empresa já são consolidados, tendo grandes chances de crescimento.

Social

O perfil de empreendedor social está ligado a pessoas que querem desenvolver grandes projetos que ajudam a sociedade nas suas diversas áreas, como, por exemplo, instituições não governamentais e beneficentes. Neste caso, é preciso habilidade e persistência, visto que o maior desafio é os recursos financeiros para tocar esse tipo de negócio.

Corporativo

O empreendimento corporativo é uma junção de empreendedores individuais com o mesmo foco. Um dos grandes exemplos são agências publicitárias, que fazem a junção de grandes áreas em prol de um objetivo.

Digital

Sendo o perfil de empreendedor mais atual, o digital é uma das maneiras de empreendimento mais modernas e que podem trazer grandes resultados. Você irá precisar apenas de internet, um bônus e diferencial, é que podendo empreender em qualquer lugar desde que tenha a internet, o dono do negócio irá reduzir muitos custos, como um de uma estrutura física, por exemplo.  

Crescimento do perfil de empreendedor no país

O Empreendedorismo surgiu no século XVII na era da industrialização, resultado da primeira revolução industrial que aconteceu na Grã Bretanha, a ideia de empreender surgiu a partir das ideias de comerciantes que queriam comercializar seus produtos com o apoio governamental.

No Brasil, essa atividade se popularizou na década de 90, em um período de pós-ditadura e, com a abertura econômica que estava acontecendo naquela época, onde marcou a entrada do capital de outros países em nosso território.

Um grande personagem que se destacou no empreendedorismo no país foi Irineu Evangelista de Sousa, conhecido também como “Barão de Mauá”. Ele foi um grande comerciante industrial e banqueiro que teve grande papel na industrialização do Brasil.

Infelizmente, o Brasil é um país com um alto índice de desemprego e falta de formalização de carteira assinada. Com isso, o nível de empreendedorismo tem crescido muito nos últimos anos, principalmente o modelo de empreendedorismo individual, como citamos acima, e esses números só crescem após o longo período de pandemia.

No ano de 2020, o número de pessoas desempregadas no Brasil já era de 13,4 milhões, este número só cresceu desde então. Em contrapartida, segundo registros, cerca de 3.4 milhões de pessoas formalizaram MEI no ano de 2021.

Qual é o perfil de um empreendedor?

Acima de tudo, uma pessoa com perfil de empreendedor é uma pessoa que está sempre criando e está antenada a todas as inovações e mudanças do mercado, permitindo-se ser notável. Sua rotina é marcada por grandes soluções de negócios, criando produtos de acordo com a vontade e necessidade de seus clientes.

Ainda sobre seu perfil um empreendedor precisa de algumas capacidades:

Planejamento

Um bom empreendedor está sempre à frente de sua concorrência, e sobretudo, está sempre em planejamento de novos passos e projetos. Afinal, qualquer que seja a ideia, ela só será realizada se estiver bem planejada e calculada.

Iniciativa e persistência

É necessário que uma pessoa com perfil de empreendedor tenha iniciativa para colocar suas ideias em prática, ainda que para outras pessoas pareça uma completa loucura.

Com a persistência necessária as ideias e projetos podem ser desenvolvidos, é necessário ter muita força de vontade para enfrentar os obstáculos pelo caminho.

Comprometimento e comunicação

Para grandes projetos, é necessário muito comprometimento com suas ideias e com o desenvolvimento em si. A comunicação entra em jogo justamente nessas etapas. Para que seus clientes, equipe e desenvolvedores possam criar e desenvolver grandes inovações, é necessário que o dono do negócio use uma boa comunicação, adquirindo um perfil de liderança.

Método Sírius

Você conhece o Método Sírius? A Ser Notável do Método Sirius é um plano de negócios desenvolvido pelo Bruno Ávila, é um acompanhamento online para pessoas que querem criar um grande negócio totalmente do zero independente se você tem ou não reconhecimento digital. A grande vantagem desse método é que ele irá acompanhar o aluno do início ao fim do seu projeto, com as melhores ferramentas e orientação disponível do mercado. Se você quer saber mais sobre o “Método Sirius”, o maior plano de negócio para uma pessoa com perfil de empreendedor confira: Método Sirius – Bruno Ávila.

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *