Apesar de mais de 16 anos de existência, o podcast somente veio a popularizar-se recentemente. No Brasil, é cada vez mais utilizado pela população, seja como entretenimento ou como fonte de informação. O crescimento foi tanto que 2019 foi considerado o “ano do podcast”. O formato continua ganhando mais ouvintes, o que representa uma crescente ascensão.
Mas o que está por trás do aumento do consumo desse tipo de mídia e como seu negócio pode se beneficiar com isso? Continue a leitura para responder a essas perguntas e entender o recente crescimento do consumo dessa mídia no Brasil, além de descobrir como o podcast pode ser útil para a sua marca.
Podcast é um conteúdo em áudio, similar ao rádio. Porém, dentro da lógica do streaming, o conteúdo fica à disposição do ouvinte para ele escutar no momento em que achar melhor. Normalmente, eles tratam de um tema específico e tem um público mais segmentado do que o do rádio.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope em janeiro de 2019, com 2 mil internautas de 16 anos ou mais das classes A, B e C, demonstrou que 40% deles já ouviram um podcast, 28% sabem o que é um podcast, contudo nunca escutaram um. Apenas os 32% restantes não sabem o que é podcast.
Ainda, segundo o levantamento do Ibope, cerca de 19 milhões de internautas brasileiros são ouvintes assíduos de podcasts: ouvem três ou mais vezes durante a semana. Dentre esses ouvintes, o maior grupo são os jovens adultos (16 a 24 anos). Portanto, muita gente já conhece os podcasts, mas recentemente vem sendo notado uma popularização desta mídia.
Apesar de já ser uma mídia com vários anos de existência, o podcast apenas popularizou-se nos últimos anos aqui no Brasil. Esse aumento no consumo foi bastante evidente no ano de 2019, tido por alguns como o “ano do podcast”, e em 2020, período em que os comportamentos foram influenciados pelo isolamento social decorrente da pandemia.
Segundo um estudo da Kantar IBOPE Media, empresa de inteligência de mídia, o podcast também é gradativamente assimilado pelos usuários de rádio. De acordo com a pesquisa, dentre os ouvintes de rádio, 24% ouviram podcasts durante a pandemia, 10% aumentaram o consumo de podcasts neste período e 7% ouviram pela primeira vez.
O grande interesse pelo podcast está relacionado a diversos fatores. A rotina, por exemplo, impedia que muitos consumissem conteúdos das rádios pois eles estão disponíveis geralmente apenas no momento de sua transmissão. Com os podcasts, existe a possibilidade de escutar o conteúdo no momento em que desejar.
Mas, sem dúvida, o grande “combustível” para o crescente interesse nesta modalidade foram as plataformas de streaming e a grande mídia. As plataformas investiram bastante nos podcasts e já sentem o retorno disso. Por exemplo, o Spotify que é a plataforma mais utilizada para escutar podcast atualmente. O Deezer e a Apple Music também sentiram necessidade desse tipo de investimento. Empresas que não faziam parte do ramo de streaming também estão investindo nos podcasts. O Google, famoso por seu buscador e outros serviços, agora possui uma ferramenta para consumir e divulgar conteúdos em áudio.
A grande mídia também percebeu o aumento na procura por esses conteúdos e buscou uma inclusão neste mercado. Os grandes jornais e outros portais de notícia contam com seus próprios podcasts, publicados em diversas plataformas de streaming. Alguns exemplos são: Globo, Folha de São Paulo e Estadão. Esse interesse demonstra que essas empresas acreditam no crescimento do mercado de podcasts nos próximos anos aqui no Brasil.
Devido à alta procura e interesse pelo conteúdo em podcast no ano de 2019, já se esperava que em 2020 a tendência continuasse em alta e, ela realmente se manteve. O isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas buscassem novas formas de entretenimento e informação para passar os dias. Por conta disso, o podcast foi uma alternativa para muita gente.
A exemplo do Tik Tok, mídia que já existia antes da pandemia, o podcast viralizou durante o isolamento. O seu consumo costumava estar associado ao trajeto de casa para o trabalho e, com a pandemia, foram criados novos hábitos para escutar, por exemplo, durante as tarefas domésticas. A praticidade de apenas escutar o conteúdo, com certeza, influencia no aumento do consumo: é muito prático.
A maioria dos negócios já devem estar acostumados com os veículos mais comuns de marketing digital: marketing de conteúdo, blogs e postagens em redes sociais. Poucos estão apostando no podcast. Entretanto, saiba que o podcast não é apenas uma tendência, mas sim uma nova forma de se comunicar com seu público-alvo.
Inclusive, o crescimento no interesse do público por podcasts não passou despercebido pelas grandes empresas. Na verdade, muitas delas passaram a produzir seus próprios conteúdos em áudio ou a patrocinar podcasts que falem sobre temas de interesse do seu público. Veja alguns motivos para ficar de olho na ferramenta:
Como já falamos antes, os podcasts costumam ser especializados em determinados temas e possuem um público bastante interessado na determinada temática. Isso faz com que atinjam nichos específicos. E, para uma estratégia de marketing, essa segmentação é muito interessante. É possível criar verdadeiras comunidades de ouvintes que possuem interesses comuns e que podem passar a interagir em outras redes.
O podcast é uma ótima maneira de manter seus leads conectados com a sua marca. Os podcasts costumam ser publicados com uma periodicidade, podendo ser diários, semanais ou mensais. Isso faz com que o ouvinte siga o podcast para sempre receber as novidades. Assim, ele se apresenta como uma excelente forma de comunicação constante com seu público-alvo e cria uma conexão entre a marca e o ouvinte.
Pode parecer insignificante, mas o uso da voz é uma das grandes vantagens do podcast. Ao contrário de outros meios de marketing de conteúdo que se baseiam majoritariamente em imagens e textos, o podcast conta exclusivamente com o áudio. A voz é capaz de transmitir informações implícitas por meio do tom, como credibilidade e confiança, algo que enriquece o conteúdo transmitido.
Uma das características do podcast é ser um conteúdo feito sob demanda e que fica disponível para o ouvinte acessar a qualquer momento. Essa flexibilidade permite que o indivíduo interaja com seu conteúdo apenas quando está disposto, o que aumenta a concentração do mesmo sobre o que é dito. Ele também é compreendido por muitos como um conteúdo enriquecedor, mais denso e como fonte de informação de qualidade, o que aumenta a confiança no que é passado.
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