fbpx

Crescimento do consumo de podcast: saiba mais!

Apesar de mais de 16 anos de existência, o podcast somente veio a popularizar-se recentemente. No Brasil, é cada vez mais utilizado pela população, seja como entretenimento ou como fonte de informação. O crescimento foi tanto que 2019 foi considerado o “ano do podcast”. O formato continua ganhando mais ouvintes, o que representa uma crescente ascensão.

o que é podcast
Saiba por que e como fazer um podcast de qualidade | Foto: Unsplash

Mas o que está por trás do aumento do consumo desse tipo de mídia e como seu negócio pode se beneficiar com isso? Continue a leitura para responder a essas perguntas e entender o recente crescimento do consumo dessa mídia no Brasil, além de descobrir como o podcast pode ser útil para a sua marca.

O que é podcast?

Podcast é um conteúdo em áudio, similar ao rádio. Porém, dentro da lógica do streaming, o conteúdo fica à disposição do ouvinte para ele escutar no momento em que achar melhor. Normalmente, eles tratam de um tema específico e tem um público mais segmentado do que o do rádio.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em janeiro de 2019, com 2 mil internautas de 16 anos ou mais das classes A, B e C, demonstrou que 40% deles já ouviram um podcast, 28% sabem o que é um podcast, contudo nunca escutaram um. Apenas os 32% restantes não sabem o que é podcast.

Ainda, segundo o levantamento do Ibope, cerca de 19 milhões de internautas brasileiros são ouvintes assíduos de podcasts: ouvem três ou mais vezes durante a semana. Dentre esses ouvintes, o maior grupo são os jovens adultos (16 a 24 anos). Portanto, muita gente já conhece os podcasts, mas recentemente vem sendo notado uma popularização desta mídia.

O crescimento do podcast no Brasil

Apesar de já ser uma mídia com vários anos de existência, o podcast apenas popularizou-se nos últimos anos aqui no Brasil. Esse aumento no consumo foi bastante evidente no ano de 2019, tido por alguns como o “ano do podcast”, e em 2020, período em que os comportamentos foram influenciados pelo isolamento social decorrente da pandemia.

Segundo um estudo da Kantar IBOPE Media, empresa de inteligência de mídia, o podcast também é gradativamente assimilado pelos usuários de rádio. De acordo com a pesquisa, dentre os ouvintes de rádio, 24% ouviram podcasts durante a pandemia, 10% aumentaram o consumo de podcasts neste período e 7% ouviram pela primeira vez.

O que está por trás desse crescimento?

O grande interesse pelo podcast está relacionado a diversos fatores.  A rotina, por exemplo, impedia que muitos consumissem conteúdos das rádios pois eles estão disponíveis geralmente apenas no momento de sua transmissão. Com os podcasts, existe a possibilidade de escutar o conteúdo no momento em que desejar.

Mas, sem dúvida, o grande “combustível” para o crescente interesse nesta modalidade foram as plataformas de streaming e a grande mídia. As plataformas investiram bastante nos podcasts e já sentem o retorno disso. Por exemplo, o Spotify que é a plataforma mais utilizada para escutar podcast atualmente. O Deezer e a Apple Music também sentiram necessidade desse tipo de investimento. Empresas que não faziam parte do ramo de streaming também estão investindo nos podcasts. O Google, famoso por seu buscador e outros serviços, agora possui uma ferramenta para consumir e divulgar conteúdos em áudio.

A grande mídia também percebeu o aumento na procura por esses conteúdos e buscou uma inclusão neste mercado. Os grandes jornais e outros portais de notícia contam com seus próprios podcasts, publicados em diversas plataformas de streaming. Alguns exemplos são: Globo, Folha de São Paulo e Estadão. Esse interesse demonstra que essas empresas acreditam no crescimento do mercado de podcasts nos próximos anos aqui no Brasil.

Isolamento social e crescimento no consumo de podcasts

Devido à alta procura e interesse pelo conteúdo em podcast no ano de 2019, já se esperava que em 2020 a tendência continuasse em alta e, ela realmente se manteve. O isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas buscassem novas formas de entretenimento e informação para passar os dias. Por conta disso, o podcast foi uma alternativa para muita gente.

A exemplo do Tik Tok, mídia que já existia antes da pandemia, o podcast viralizou durante o isolamento. O seu consumo costumava estar associado ao trajeto de casa para o trabalho e, com a pandemia, foram criados novos hábitos para escutar, por exemplo, durante as tarefas domésticas. A praticidade de apenas escutar o conteúdo, com certeza, influencia no aumento do consumo: é muito prático.

Como um podcast pode ser útil para o seu negócio?

A maioria dos negócios já devem estar acostumados com os veículos mais comuns de marketing digital: marketing de conteúdo, blogs e postagens em redes sociais. Poucos estão apostando no podcast. Entretanto, saiba que o podcast não é apenas uma tendência, mas sim uma nova forma de se comunicar com seu público-alvo.

Inclusive, o crescimento no interesse do público por podcasts não passou despercebido pelas grandes empresas. Na verdade, muitas delas passaram a produzir seus próprios conteúdos em áudio ou a patrocinar podcasts que falem sobre temas de interesse do seu público. Veja alguns motivos para ficar de olho na ferramenta:

1. É um veículo bastante segmentado

Como já falamos antes, os podcasts costumam ser especializados em determinados temas e possuem um público bastante interessado na determinada temática. Isso faz com que atinjam nichos específicos. E, para uma estratégia de marketing, essa segmentação é muito interessante. É possível criar verdadeiras comunidades de ouvintes que possuem interesses comuns e que podem passar a interagir em outras redes.

2. Permite uma conexão constante

O podcast é uma ótima maneira de manter seus leads conectados com a sua marca. Os podcasts costumam ser publicados com uma periodicidade, podendo ser diários, semanais ou mensais. Isso faz com que o ouvinte siga o podcast para sempre receber as novidades. Assim, ele se apresenta como uma excelente forma de comunicação constante com seu público-alvo e cria uma conexão entre a marca e o ouvinte.

3. Transmite credibilidade com a voz

Pode parecer insignificante, mas o uso da voz é uma das grandes vantagens do podcast. Ao contrário de outros meios de marketing de conteúdo que se baseiam majoritariamente em imagens e textos, o podcast conta exclusivamente com o áudio. A voz é capaz de transmitir informações implícitas por meio do tom, como credibilidade e confiança, algo que enriquece o conteúdo transmitido.

4. Permite flexibilidade e adaptação à rotina

Uma das características do podcast é ser um conteúdo feito sob demanda e que fica disponível para o ouvinte acessar a qualquer momento. Essa flexibilidade permite que o indivíduo interaja com seu conteúdo apenas quando está disposto, o que aumenta a concentração do mesmo sobre o que é dito. Ele também é compreendido por muitos como um conteúdo enriquecedor, mais denso e como fonte de informação de qualidade, o que aumenta a confiança no que é passado.

Gostou do texto e quer saber mais sobre podcast? Clique aqui e conheça 4 podcasts para acompanhar e assim incluir o hábito de consumir essa mídia na sua rotina.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda tudo sobre o marketing indireto

O marketing é uma área essencial para qualquer empresa. Todo empreendedor deve reconhecer que ele interfere nos resultados obtidos pela companhia, afinal suas ações são

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *