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Post no Instagram: veja como ser notável na rede

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos. Segundo um estudo da We Are Social, a mídia registrou 76 milhões de novos usuários entre julho e setembro de 2020, o maior número entre todas as redes sociais. No início de outubro do ano passado, a rede já tinha um total de 1,16 bilhão de pessoas registradas, fato que faz dela uma ferramenta poderosa para alavancar negócios. Por esse motivo, é importante dedicar-se na hora de fazer um post no Instagram para a sua empresa.

post no Instagram
Engajamento Instagram: é preciso seguir alguns passos para ser notável na rede | Foto: Unsplash

A seguir, vamos explicar os principais pontos necessários para ser notável no Instagram e impulsionar seus negócios. Confira!

Aprenda sobre engajamento

Quando o assunto é ser notável no Instagram, a primeira coisa que vem na cabeça da maioria é a quantidade de seguidores. Mas, na verdade, essa não é a métrica mais importante da rede. Afinal, do que adianta ter 3 mil pessoas te “acompanhando” se nem vinte delas interagem com as suas postagens? É mais importante ter um público pequeno, porém fiel e engajado, do que vários seguidores que não se identificam com o que você compartilha.

A taxa de engajamento de cada post no Instagram tem a ver com a quantidade de usuários que se relacionaram com aquele conteúdo, seja curtindo, comentando, salvando ou compartilhando com terceiros. Quando as pessoas interagem com seu perfil, significa que elas se interessam pelo que você oferece. Ou seja, esse é o público que comprará as ideias e produtos vendidos por você.

Dedique-se em cada post no Instagram

Agora que você já sabe a importância de um perfil com alta taxa de engajamento, é fundamental aprender um fator crucial, talvez o mais importante, para o crescimento dessa métrica, a qualidade do seu conteúdo. Não é publicando qualquer imagem com uma legenda aleatória que você crescerá no Instagram.

Na hora de trabalhar em um post, é necessário levar em conta algumas considerações:

  • Identificação com sua marca;
  • Relevância para seu público-alvo;
  • Riqueza do conteúdo;
  • Layout interessante.

O Instagram é uma rede social extremamente visual. Por isso, é importante investir em imagens de qualidade para o post. Aposte nas cores e fontes padrões de sua marca e abuse na criatividade. O importante é estar de acordo com os valores da sua companhia e os gostos do seu público-alvo. Afinal, o maior objetivo da postagem é justamente atingir esses usuários.

E, para que seus seguidores realmente sintam-se “acolhidos” e propensos a construir um relacionamento com você, seus conteúdos precisam ser agregadores. Então, opte por temas que resolvam os problemas dessas pessoas. Para conseguir identificar isso, é importante conhecer quem te segue e, principalmente, como seu trabalho/conhecimento/área de atuação pode ser útil.

Monte um cronograma de postagens

Também, é importante atentar-se aos melhores dias e horários para postar no Instagram. No geral, o calendário de postagens precisa ser montado após uma análise minuciosa das preferências de seu público-alvo, bem como os objetivos de seu conteúdo. Entretanto, existem alguns dias e horários chaves que, segundo o site Resultados Digitais, são os com melhor engajamento. Veja abaixo:

  • Sábado às 14h;
  • Quarta-feira às 17h;
  • Quinta-feira às 17h e domingo às 20h (apenas para segmentos como educação e tecnologia).

É interessante realizar alguns testes, a fim de perceber os horários que mais funcionam para você. Com a conta comercial, é possível analisar o comportamento do seu público, ou seja, quais horários ele está mais presente na rede social. Por fim, monte um cronograma e siga realizando os ajustes que achar necessário, a fim de que ele traga os melhores resultados para o seu perfil.

Utilize hashtags para alcançar mais pessoas

Após descobrir como você pode ajudar os outros, conhecer seu público e definir o cronograma de postagens, é hora de impulsionar, de uma vez por todas, seu perfil com o uso de hashtags. Elas tratam-se de palavras-chave que auxiliam na entrega dos seus conteúdos dentro da rede, fazendo com que alcancem pessoas de todos os lugares do mundo, mesmo aquelas que ainda não te seguem.

As hashtags funcionam como etiquetas especificadas nas legendas de suas postagens que servem para direcioná-las ao público correto. Para buscar por um assunto de seu interesse no Instagram, basta clicar em cima de alguma ou utilizá-la para procurar pelo conteúdo desejado por meio da barra de pesquisas. Se alguém realizar essa busca com uma hashtag que você utilizou, seu conteúdo aparecerá nos resultados.

Dessa forma, mesmo pessoas que não seguem seu perfil ficarão por dentro das suas postagens. Por isso, as hashtags são excelentes para atrair novos clientes. Tendo em vista que, se o indivíduo buscou por aquilo, significa que faz sentido para a sua vida.

Como escolher hashtags?

As hashtags adequadas ao seu conteúdo são aquelas que melhor o descrevem. Além disso, atente-se também em pesquisar por palavras-chave que estão em alta no seu nicho de mercado, tanto para pensar em conteúdos relacionados, quanto para decidir as etiquetas que trarão mais resultados na rede.

Então, na hora de fazer um post no Instagram, atente-se ao seu público-alvo, à qualidade do conteúdo, aos horários e ao uso de hashtags. A combinação de ações voltadas para atender cada uma dessas necessidades é o caminho para garantir que suas postagens façam sucesso na rede e seu negócio cresça cada vez mais.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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