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O que o Instagram pode nos ensinar sobre marketing digital?

O Instagram é uma das principais redes sociais atualmente. Conforme dados divulgados pelo Hootsuite, já são mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, 500 milhões de stories por dia e uma média de 0,96% de engajamento em publicações de contas comerciais. Isto é, além de ser uma grande plataforma para comunicação e rede de amigos on-line, também é um aplicativo que pode nos ensinar muito sobre o marketing digital e planejamento publicitário para marcas e empresas de todas as áreas.

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Saiba mais sobre vender no Instagram utilizando o marketing digital | Foto: unsplash.com

Por isso, vamos aprender um pouco mais sobre marketing digital no Instagram e como vender na rede social. Continue lendo e confira!

O que é marketing digital

O marketing digital trata de um conjunto de estratégias que serão aplicadas no seu negócio a fim de conseguir novos clientes, estabelecer uma comunicação melhor com os clientes atuais e relacionar-se com eles para promover produtos ou serviços de forma rápida, personalizada, significativa e eficiente. Ou seja, essa função estabelece o planejamento e as atividades publicitárias que uma empresa deve buscar para atrair novos consumidores e convertê-los em clientes.

Portanto, o marketing digital é responsável por criar fanpages, otimizar sites para divulgação de produtos e cursos on-line, e-books sobre o serviço divulgado, podcasts sobre o seu determinado nicho, sites personalizados da empresa, listas de transmissão de mensagens, entre outras opções. A criação de conteúdos digitais relevantes aumenta a visibilidade do serviço oferecido nas mídias sociais e, consequentemente, o número de vendas.

Como trabalhar com marketing digital

Para que o marketing digital funcione, você precisa administrar um planejamento para as ferramentas serem colocadas em prática. A produção de conteúdo, cuidados com um perfil comercial nas redes sociais e o posicionamento no ranqueamento de busca para alavancar resultados de pesquisa são essenciais para fortalecer o seu negócio e tornar sua marca mais atraente para novos consumidores, além de fidelizar aqueles que já conhecem seu trabalho.

Instagram e marketing digital

O Instagram é uma das principais formas de divulgação e propulsão de negócios e vendas. Segundo relatório da Fast Company, a rede social apresenta 15 vezes mais engajamento do que o Facebook. Isso já nos mostra que é uma plataforma muito eficiente para investimento e ascensão de empresas digitais. A seguir, confira alguns elementos relacionados ao marketing digital dentro do Instagram.

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O marketing digital é muito importante nas redes sociais | Foto: unsplash.com

Importância da linha editorial

A linha editorial é o nicho principal que irá desenrolar todos os temas do seu perfil. Ela é muito importante para apresentar seus produtos, serviços e a temática que o perfil irá seguir. No Instagram, a linha editorial vem acompanhada de fotos e vídeos que mostram com qualidade a aparência e outras informações do produto. Por isso, esse quesito é uma grande aprendizagem sobre marketing digital na plataforma.

Identidade visual

Na mesma linha, a identidade visual no Instagram é um dos itens mais importantes do seu perfil. Isso pois, a rede social é baseada no apelo visual e precisa de elementos que irão remeter à sua empresa e a todos os seus produtos. Um exemplo disso é a Nubank, que já tem o roxo como principal cor de identificação da sua empresa, presente em todas as publicações e produtos da firma.

Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma nova funcionalidade que já está bem em alta na rede social. Ele facilita as compras de um produto para acontecerem diretamente no Instagram, sem redirecionar o cliente para uma nova aba. Isso não compromete os dados do comprador e torna um mecanismo seguro e de fácil acesso para uma nova aquisição. Ele também exige capricho nas publicações, já que elas serão tagueadas com o produto oficial. Esse mecanismo é importante para aprender sobre a otimização do seu negócio dentro do marketing digital e utilizar ferramentas que podem auxiliar e facilitar o cliente o máximo possível.

Linguagem

A linguagem que o perfil irá utilizar também é algo muito importante para se relacionar com seus consumidores e seguidores. Aliás, ela também faz parte da identidade visual e do estilo das publicações. Tratando-se das redes sociais, a escolha de termos característicos e a padronização de um estilo de escrita são muito importantes. Cada público-alvo demanda um tipo de atenção. Lembre-se de moldar o seu perfil de acordo com os seus seguidores. Para isso, avalie se será necessária uma linguagem mais formal, bem-humorada ou com termos mais específicos.

Criação da persona

Mesmo com a definição do seu público-alvo, você também precisa criar uma persona para focar com as suas estratégias de marketing digital. Apesar de semelhantes, esses termos são diferentes e podem gerar uma confusão. O importante é ter uma ideia das duas definições para a sua empresa.

A persona desenvolve a representação de um cliente real, com sua personalidade definida e com a construção de uma imagem mais humanizada. Enquanto isso, o público-alvo pretende definir uma parcela da sociedade que é atingida pelos serviços e produtos propostos pelo seu negócio, buscando o nicho que a empresa é especializada. A persona é fundamental para planejar o conteúdo de marketing digital que será exposto na Internet, possibilitando maiores chances de atingir um novo consumidor.

Definição da bio

Por fim, a criação de uma bio interessante e objetiva  é outra lição que o Instagram ensinou sobre o marketing digital. Inserir as principais informações sobre a sua empresa em redes sociais na Internet é importante para explicar um pouco melhor sobre seus valores e serviços e já vender uma imagem pronta para o consumidor. Nesse caso, você precisará encontrar poucas palavras para apresentar o que você faz, seu contato, recursos, sites ou blogs, mencionar parceiros ou usar hashtags para atrair ainda mais o seu público.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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