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E-mail marketing: aprenda como montar uma estratégia eficaz

Um relatório elaborado pela Pathwire colheu dados de 2000 pessoas ao redor do mundo para entender como elas se relacionam com seus e-mails e perceber as tendências da estratégia para 2021. Durante as pesquisas, 84.3% dos entrevistados alegaram que checam sua caixa de entrada pelo menos uma vez por dia. Isso quer dizer que, apesar de antigo, o e-mail marketing ainda é um excelente canal para se comunicar com seus contatos e clientes.

e-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente estratégia de atendimento ao cliente| Foto: Solen Feyissa

Quer entender do que se trata essa estratégia e aprender a usá-la da melhor forma possível? Continue a leitura!

O que é e-mail marketing?

Em 1971, o programador Ray Tomlinson foi o responsável por enviar o primeiro e-mail da Internet. Sete anos depois, em 1978, aconteceu o primeiro envio em massa. Gary Thuerk, gerente de marketing da Digital Equipment Corp, mandou 400 e-mails anunciando uma promoção de computadores, que resultou em um ganho de US$ 13 milhões para a companhia.

Os anos se passaram e, apesar da ascensão das redes sociais, o envio de e-mails continua sendo muito importante em estratégias de marketing digital. A partir desse canal, é possível construir uma relação mais próxima com seus clientes e garantir que eles recebam suas mensagens, visto que as outras mídias digitais são ótimas para trocar experiências, mas os conteúdos se perdem facilmente com a quantidade de informações que são compartilhadas todos os dias.

O e-mail marketing consiste em mensagens direcionadas que têm como destino as caixas de entrada de públicos específicos. Falando dessa forma parece um processo fácil, mas a estratégia não consiste apenas em redigir um e-mail qualquer e enviar para pessoas aleatórias, como aconteceu em 1978. De lá para cá, as coisas evoluíram muito e, hoje, é preciso seguir algumas práticas a fim de que seu conteúdo tenha uma boa taxa de conversão.

Campanha de e-mail marketing

Para conseguir montar uma estratégia eficaz e consistente com e-mail marketing, é necessário entender alguns pontos principais que constroem sua estrutura. Uma boa lista de e-mails, um assunto bem pensado, layout certeiro, disparo feito corretamente e análise dos números da campanha são práticas que farão muito bem para suas vendas. Por isso, todas elas serão explicadas a seguir.

Lista de e-mails

Na hora de escolher quem receberá seus e-mails, o mais importante é não cair na tentação de comprar listas prontas ou enviar conteúdos para e-mails aleatórios. Montar uma boa base de contatos é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Apenas envie seu conteúdo para pessoas que demonstrarem interesse em consumir.

Lembre-se também de segmentar esses contatos, a fim de que cada cliente receba materiais pertinentes às suas necessidades. Talvez um conteúdo que seja interessante compartilhar com pessoas que ainda não chegaram na etapa de compra não faça sentido para alguém que já é seu cliente há um tempo.

Isso aumenta a relevância de suas mensagens e, consequentemente, a chance de elas serem abertas. A pesquisa da Pathwire descobriu também que uma mensagem personalizada chama mais atenção das pessoas do que descontos ou vendas. E, para que o indivíduo saiba o que o conteúdo do e-mail promete, é necessário que isso esteja bem apresentado no assunto.

Assunto

O assunto é crucial para aumentar a taxa de abertura de seus e-mails, visto que é a primeira coisa que as pessoas enxergam em sua caixa de entrada. Por isso, é preciso considerar três principais fatores que influenciam em sua qualidade: interesse, relevância e senso de urgência.

Ou seja, o assunto precisa ser interessante a ponto de aguçar a curiosidade da pessoa que está do outro lado. Também, precisa fazer sentido para quem está recebendo o e-mail. E, se for o caso, também utilize o senso de urgência, que faz com que o leitor dê a importância devida à mensagem que você deseja passar.

Layout e conteúdo

Aqui é interessante investir bastante em marketing de conteúdo. Pois, mesmo depois de aberto, o e-mail precisa cativar quem está lendo para que ele continue a se engajar com a marca. O marketing de conteúdo consiste nisso, em criar textos agregadores que constroem um relacionamento com o cliente, educam e trazem autoridade para a marca.

Além disso, padronizar os e-mails e balancear o uso de imagens também é importante. Utilize uma paleta fixa de cores e tente não variar muito com as fontes e estilos dos e-mails. Enviar mensagens com o layout parecido vai fazer com que os destinatários as relacionem à sua marca.

E lembre-se de utilizar o famoso CTA (call-to-action), que significa “chamada para ação”. Ele consiste em um pequeno texto que tem como objetivo conduzir o leitor a fazer algo que você deseja, seja baixar seu e-book, ler um post no blog ou acessar um vídeo em seu canal.

Disparo

Plataformas que automatizam o envio de e-mails são ótimas ferramentas para o disparo de e-mail marketing, tendo em vista que realizar o trabalho a mão pode levar muito tempo e atrasar outras tarefas importantes. E, ainda falando em disparo, é interessante realizar testes a fim de perceber os horários mais favoráveis à sua estratégia.

Análise

O trabalho não acaba quando os e-mails são enviados. Para que seu objetivo seja atingido, você precisa analisar os números dos envios passados e perceber quais pontos devem ser melhorados, a fim de alcançar melhores resultados no futuro. Taxa de entrega e abertura são os dois principais pontos que precisam ser observados.

Veja 5 dicas para melhorar sua estratégia

Agora que você já sabe o que é e-mail marketing e entende quais são os principais pontos de atenção na hora de montar uma estratégia, está na hora de aprender como aumentar ainda mais as chances de seu conteúdo ser bem aceito pelo público. A seguir, serão listadas cinco dicas que irão ajudar a alcançar ainda mais rápido seus objetivos com esse canal de comunicação.

1. Dê preferência aos e-mails mais curtos

Conteúdos muito longos consomem mais tempo e a tendência é que sejam mais cansativos, principalmente tratando-se de e-mails. Textos menores costumam prender a atenção do destinatário. Assuntos curtos também são mais interessantes, visto que os maiores podem ser cortados e não costumam se destacar. O ideal é que tenham entre 20 e 41 caracteres.

2. Aposte em emojis sobre o assunto

Além de trazer benefícios visuais, utilizar emojis no assunto mexe com o emocional do destinatário. Esses dois fatores combinados resultam em uma taxa de abertura mais alta. Mas, é importante não abusar do uso, visto que pode cansar seu público e fazer com que o conteúdo perca a relevância.

3. Utilize gamificação em sua estratégia

A gamificação tem sido muito utilizada no marketing digital. A técnica consiste em utilizar princípios de jogos eletrônicos a fim de engajar os clientes. Um exemplo de uso em e-mail marketing é atribuir determinadas tarefas em cada mensagem, desbloqueando premiações exclusivas para as pessoas que cumprirem.

4. Verifique a gramática e sintaxe dos e-mails

Quando você envia um e-mail marketing, está escrevendo em nome da sua empresa. Por isso, atente-se a não deixar passar erros gramaticais ou de digitação. Submeter o texto a um corretor antes de disparar é uma ótima alternativa para evitar possíveis gafes com o português.

5. Aceite respostas

Certifique-se de que as pessoas poderão responder seus e-mails. Essa é uma forma de construir relações e firmar laços com seu público. Lembre-se que o bom atendimento ao cliente começa desde o primeiro contato. Além disso, feedbacks são valiosos e ajudam muito na evolução da sua estratégia.

Por fim, o e-mail marketing é uma excelente forma de atrair e fidelizar clientes, mas não é tão fácil quanto parece. Para que você consiga mais cliques e menos rejeições, é necessário seguir as boas práticas citadas aqui, visto que elas tornam a mensagem mais atrativa. Portanto, se quiser que suas ações sejam bem-sucedidas, defina um objetivo claro e se esforce para alcançá-lo.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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