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É vantajoso fazer um canal no Youtube para um negócio online?

Nos últimos anos, a presença na internet de um negócio se tornou indispensável e o YouTube Brasil virou a ferramenta ideal. Isso porque o YouTube é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google.

Com milhões de cliques todos os dias, sem contar as milhares de visualizações, a plataforma permite que os negócios online vendam seus produtos, apresentando-os melhor para o público, criando laços mais efetivos e uma comunicação de qualidade. Pois, com ela, é possível criar conteúdos específicos, realizar lives, entrar em contato com clientes e muito mais.

Mas, você sabe como fazer um canal no YouTube de negócios online? Ou como administrá-lo e qual sua importância para seu negócio? Pensando nisso, a seguir, explicamos tudo sobre fazer um canal no YouTube para um negócio online.

Saiba como criar um canal no YouTube e quanto ganha um youtuber. | Foto: Unsplash.

Como fazer um canal no YouTube Brasil para seu negócio online em 2022

Criar um canal no YouTube é simples e muito importante para os negócios online. Isso porque a rede permite que você crie conteúdos ilimitados para sua empresa, desde apresentações de produtos e serviços, até conteúdos para dúvidas, entre outros. Além disso, a plataforma permite que você tire dúvidas e estabeleça uma relação com seu público, algo extremamente importante.

Para criar um canal no YouTube em 2022, para seu negócio online, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1

Acesse o YouTube Brasil a partir de um computador ou celular. Lembre-se que é preciso criar uma conta gmail ou vincular uma já existente na plataforma, porque o YouTube e o Google trabalham de forma simultânea.

Passo 2

Dentro do site, clique em “Fazer login” no canto superior da tela. Nesse passo, o usuário poderá, como foi dito, realizar seu login com uma conta existente ou criar a sua. Caso você já esteja logado com o e-mail que deseja, basta seguir para o próximo passo.

Passo 3

Com sua conta criada ou logada, está na hora de criar um canal no YouTube. Para isso, clique em seu usuário no canto superior direito da tela, ou seja, em sua foto ou ícone de usuário da plataforma. Em seguida, clique em “Criar canal”.

Passo 4

Quando a tela carregar, ele irá lhe pedir para você definir um nome e colocar outras informações sobre seu canal. Pule essa etapa, pois você irá criar um canal para negócios e não um canal pessoal.

Passo 5

Com o canal pessoal criado, clique novamente em seu ícone de usuário e, em seguida, clique em “Configurações”. Lá, irá mostrar que você já possui um canal existente e lhe dará a opção de criar um novo canal. Portanto, clique em “Criar novo canal”.

Passo 6

Uma nova janela irá carregar e o YouTube informará que está criando um canal de marca, ou seja, um canal voltado para empresas. Nessa etapa, crie um nome para seu canal. Recomenda-se que seja o nome de seu negócio online ou algo que remeta a ele.

Passo 7

Siga as orientações do YouTube, adicionando os dados de seu negócio online durante a criação do canal.

Adicione imagem, foto de capa, informações, entre outros dados na plataforma. Assim que terminar o passo a passo do próprio YouTube, basta salvar todas as alterações feitas.

Canal no YouTube: saiba a importância da divulgação do seu negócio

Como foi dito, o YouTube é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google. Isso porque, atualmente, não há nada que não seja encontrado na plataforma, que hospeda vídeos diversos sobre vários temas. Por exemplo, se você deseja encontrar um conteúdo sobre receitas, é bem provável que você vá até o YouTube. Sendo assim, criar um canal para seu negócio online na plataforma, significa estar presente dentro desse grande buscador.

Mas, por que o YouTube e os conteúdos em vídeo? Pois bem, criar conteúdos em vídeo é muito importante, pois, com eles, é possível esclarecer da melhor forma possível tudo sobre seu negócio online e sobre os produtos e serviços que vocês oferecem. Além disso, ao associar um rosto e uma voz a uma marca, o consumidor se sente mais próximo dela. Os vídeos ajudam a criar uma relação de confiança entre empresa e cliente.

Além disso, esse tipo de conteúdo permite que você aborde qualquer tipo de assunto, desde explicações sobre um produto até conteúdos sobre sua marca. É possível criar material diverso, que irá esclarecer qualquer necessidade do público em relação ao seu negócio online.

O YouTube, por sua vez, é uma plataforma mundial, que abriga milhares de vídeos e recebe milhares de visitantes. A plataforma possui todas as ferramentas necessárias para criar e divulgar conteúdo em vídeo. Eles possuem sistema de adds, um editor online, um estúdio online, entre várias funcionalidades.

Sendo assim, o YouTube Brasil possibilita que a empresa entre na internet e crie laços com seu público, esclarecendo dúvidas, apresentando novos produtos e criando conexões.

5 benefícios de ter um canal no YouTube para o seu negócio online

Ter um canal no YouTube para seu negócio online possui diversos benefícios, isso porque, como foi dito, a plataforma permite que a empresa se conecte com seu público, crie conteúdos diversos e interessantes e se mantenha sempre atualizada. Além disso, o YouTube Brasil é um meio de comunicação eficaz, que permite que empresas e clientes mantenham contato.

É possível, portanto, listar os 5 maiores benefícios de ter um canal no YouTube para o seu negócio online. Ou seja, os principais motivos que devem levar uma empresa a optar por esse meio de comunicação. São eles:

1. Contanto com os clientes

O YouTube possui uma ferramenta chamada Insight, criada para que o público possa deixar comentários e avaliações sobre o conteúdo.

Por meio dessa ferramenta, um negócio online pode compreender o que seu público necessita, desde os tipos de conteúdos que desejam ver em seu canal no YouTube, até possíveis melhorias em seus produtos. Além disso, é um canal para você ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre seu negócio online. Ou seja, se estão felizes com o atendimento, com a criação de conteúdo, com os produtos e serviços oferecidos.

2. Bons anúncios

O YouTube oferece os meios para que as empresas realizem bons anúncios. Isso porque é possível vincular links patrocinados, vender por meio da plataforma, oferecer novos produtos, entre outros.

Não basta apenas um bom vídeo, é preciso utilizar estratégias de marketing dentro do YouTube para isso. Quando bem aplicadas, esse é o local mais fértil para atrair o público e vender seus produtos.

3. Feedbacks

Além da opção de Insight, um negócio online pode colher feedbacks dos comentários no YouTube. Pois, a maioria das pessoas deixam nos comentários o que acharam do vídeo, compartilham experiências com o produto, deixam suas dúvidas, entre outros. Além disso, essas pessoas interagem entre si, o que facilita a empresa compreender se tais feedbacks são únicos, ou seja, uma ou outras pessoas acham aquilo, ou se é algo que vários concordam.

Os feedbacks ajudam uma empresa a melhorar seus produtos, sua performance no YouTube e a crescer como um negócio online.

4. Novas possibilidade de marketing

Por ser uma plataforma para conteúdo audiovisual, o YouTube permite que seu negócio online explore novos métodos de marketing. Sendo assim, é possível utilizar imagens diversas, discursos mais eficientes, trilha sonora e narração para convencer o público de algo. É mais fácil para explicar algo, apresentar uma ideia, mostrar objetivos, entre outros pontos.

Por isso, é fundamental que sua equipe de marketing esteja atenta às novidades do mercado audiovisual, para que possa levar para seus conteúdos e campanhas.

5. Economia

Ao contrário de muitas plataformas de anúncios, o YouTube é gratuito. Ou seja, sua empresa não pagará nada para publicar na plataforma e divulgar seu negócio online. Ele permite que o criador apresente diversos tipos de conteúdo, crie laços com o público, faça campanhas publicitárias e muito mais, sem pagar nada. Com isso, pequenas e grandes empresas podem se beneficiar dentro do YouTube, economizando dinheiro com marketing.

Integre o YouTube às redes sociais

O YouTube é uma grande plataforma para a divulgação de conteúdos, pois recebe milhões de pessoas por dia. Ela, no entanto, não é a única forma de divulgação de seu conteúdo e nem deve ser.

Atualmente, as redes sociais são o ambiente mais propício para a divulgação de produtos e marcas e, por isso, é fundamental que você integre o YouTube às redes. Ou seja, divulgue seu canal, adicione vídeos ou complemento deles nas redes sociais, faça conteúdos exclusivos e leve as pessoas até seu canal no YouTube Brasil.

Com isso, a possibilidade de um maior número de inscritos e de novos clientes aumenta, uma vez que sua divulgação sai do YouTube e vai para grandes redes, onde muitas pessoas buscam por novidades em diversos nichos diferentes.

Um conselho é pesquisar qual a melhor rede para seu nicho. Por exemplo, o Instagram, nos últimos anos, tornou-se ideal para nichos de moda e beleza, principalmente com sua opção de mercado.

Lembre-se, contudo, que não é necessário investir apenas nas redes sociais mais favoráveis ao seu nicho. Busque atrair novos tipos de consumidores, que irão agregar em sua marca. Então, invista nas maiores redes sociais. Agora que você compreendeu a importância do YouTube Brasil para seu negócio online, está na hora de criar seu próprio canal. Mas, se você deseja ir além e se tornar referência nas redes sociais, nós temos a solução. Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila, você aprende como criar conteúdos eficientes, como determinar seu público-alvo, quais as melhores funcionalidades das redes e muito mais. O objetivo é fazer com que seu negócio seja referência no mercado. Gostou? Então, saiba tudo sobre o Método Sirius da Ser Notável!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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