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Especialista em negócios digitais: como funciona a profissão do futuro?

Os negócios digitais são processos que utilizam a tecnologia para agregar novos valores às estratégias de monetização existentes no mercado, experiências dos usuários e as capacidades internas que dão suporte a suas principais operações. Nesse sentido, esse conceito vem mudando ao longo do tempo e, assim, abrangendo tanto empresas que apenas existiam no ambiente digital como aquelas mais tradicionais, que estão em processo de transformação a partir das ferramentas digitais. É por causa dessa evolução que surge um novo profissional nesse segmento: o especialista em negócios digitais.

Atualmente, a maioria das pessoas estão gastando mais dinheiro no mundo digital, assim, essa transformação possibilitou o surgimento de um novo mercado e, consequentemente, fez com que as empresas passassem a olhar para fontes online de receitas e canais digitais. Desse modo, o desenvolvimento desta economia tem feito com que a população fique mais familiarizada com produtos e serviços digitais, o que tem levado as empresas a buscarem por novas vantagens competitivas no espaço digital.

A seguir, saiba o que são negócios digitais e entenda melhor como funciona o trabalho de um especialista em negócios digitais.

Ser notável no mercado de negócios digitais torna-se importante na atualidade. Saiba sobre o especialista em negócios digitais. | Foto: Pixabay.

O que são negócios digitais?

Existem diversos pontos de vista de especialistas do segmento sobre a definição exata de negócio digital. Nesse sentido, Gartner diz que se trata da criação de novas cadeias de oportunidades e valores de negócio que as empresas tradicionais não podem oferecer. Por isso, a McKinsey, empresa de consultoria americana, enfatiza:  “O digital deve ser visto menos como uma coisa e mais como uma maneira de fazer as coisas”. Assim, a maioria das companhias online se encaixam em uma ou ambas visões: elas se concentram no desenvolvimento de valores para novas fronteiras de seu Core Business, ou seja, utilizam a tecnologia e as ferramentas digitais para impulsionar as receitas, o crescimento e desempenho de maneira até então impossíveis com os modelos tradicionais.

Por isso, pode ser vantajoso para as empresas reverem os aspectos comuns dos negócios digitais e compará-los com os seus próprios processos de gerenciamento. Estas são algumas das tendências que diferenciam o ambiente digital das empresas tradicionais e fazem parte do currículo do especialista em negócios digitais:

Tecnologia

A utilização de ferramentas online pode servir para: reunir dados, reduzir custos e prover uma melhor experiência para o cliente. Desse modo, negócios digitais focam nos benefícios competitivos conseguidos a partir da tecnologia, diminuindo a sobrecarga ou fornecendo um novo valor aos seus clientes.

Incorporação

Agrupar informações e dados de transformação digital e cultural que ela possa requerer. Em outras palavras, a implementação e gerenciamento de serviços digitais pode demandar um desenvolvimento e reestruturação organizacional, especialmente pela criação de novas funcionalidades. Entender como a participação do TI está cada vez mais presente nas decisões estratégicas.

Conhecimento de novos modelos

Saber quais são os novos processos disponíveis no mercado é importante para o sucesso do negócio, além de serem importantes para posicionarem a experiência do cliente no centro da estratégia digital. Nesse sentido, frequentemente, as pessoas estão dispostas a gastar mais, caso tenham um atendimento excepcional, tornando-se um diferencial importante na economia digital. Além disso, modelos de negócios que focam na satisfação do seu público irão se direcionar para os serviços e produtos digitais, uma vez que o ambiente online é cada vez mais atraente.

Agora, no próximo tópico, confira qual a diferença entre negócios digitais e e-business, conceitos do dia a dia do especialista em negócios digitais:

Diferença de negócios digitais e e-business

É comum que as pessoas confundam negócios digitais e e-business, porém, essas duas estratégias de mercado são diferentes. O e-business normalmente não altera modelos de negócios já existentes, apenas utiliza a tecnologia para desenvolvê-lo com maior eficiência e diminuir redundâncias. Assim, consegue possibilitar que usuários preencham um formulário online de solicitação de cartão de crédito, por exemplo, reduzindo as ineficiências que o atendimento de requerimento em papel poderia causar, mas não fornece uma experiência nova ou diferente.

Desse modo, muitos aspectos de negócios digitais coincidem com o conceito de transformação digital, que tem o foco centrado no usuário, para orientar a aplicação das ferramentas digitais em processos operacionais e modelos de negócios. Em outras palavras, negócio digital é o objetivo final, e a transformação online é o processo que os empreendedores passam para chegar lá. Devido a necessidade de o negócio digital necessitar de alterações organizacionais profundas, o trabalho que precisa ser realizado pode rapidamente tornar-se inviável. Por isso, identificar prioridades e objetivos irá claramente auxiliar as empresas a aproveitar ao máximo os conselhos e as melhores práticas digitais disponíveis no mercado atualmente.

Os negócios digitais estão sendo alternativas de empresas tradicionais para se destacarem  no segmento. | Foto: Pixabay.

Se o objetivo da sua empresa é ser notável e buscar cada vez mais aumentar a monetização dos seus processos, o interessante é buscar por profissionais que estejam adaptados às mudanças exigidas no mercado digital, ou seja, especialista em negócios digitais. Assim, aumentam as oportunidades de sucesso da empresa.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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