fbpx

SEO para Youtube: aprenda a otimizar seu canal

A estratégia de usar SEO para Youtube, com intuito de otimizar os seus vídeos, se tornou imprescindível para quem pensa em crescer na plataforma de maneira orgânica. Ser notável nas redes é a meta de todos que trabalham com internet e almejam que seu conteúdo seja visto cada vez mais, trazendo satisfação profissional e pessoal. Portanto, o SEO para Youtube se tornou uma grande ferramenta para facilitar os objetivos daqueles que pensam fora da caixinha e tem vontade de trabalhar para si, sem depender de outras pessoas para produzir matérias novas.

As ferramentas de SEO para Youtube se tornaram uma forma simples e potencializada que ajuda a entregar o conteúdo de seu canal para mais pessoas. Entretanto, devemos entender quais são as melhores maneiras para fazer o SEO, a seguir separamos as melhores dicas para que você otimize seu conteúdo do Youtube para SEO:

Otimize seu conteúdo do Youtube utilizando SEO. | Foto: Freepik.

Otimizar seu canal com SEO para Youtube não é uma tarefa fácil, mas não exige tanto esforço, são funcionalidades simples, que qualquer pessoa consegue fazer com prática. Para entender melhor, você deve saber quais são as melhores técnicas de acordo com o seu conteúdo.

O que é SEO para Youtube?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (Ferramenta para otimização de mecanismos de busca), ou seja, é uma junção de técnicas que tem o intuito de posicionar bem o conteúdo desejado, gerando maior visitação ao material de forma orgânica.

Agora que você sabe o que é SEO para Youtube, vamos te mostrar as 5 melhores técnicas para potencializar o seu canal na plataforma:

5 Melhores técnicas de SEO para Youtube

Confira quais são:

1. Palavras-chaves

Assim como em qualquer plataforma de pesquisa, o Youtube também necessita de palavras-chaves bem definidas para facilitar as pesquisas e potencializar o conteúdo. Pode parecer uma função simples, mas, muitas vezes, passa batido e é feita de qualquer jeito pelo dono do canal. Essas palavras-chaves ajustam as pesquisas feitas por diversas pessoas no mundo e, mesmo que elas não procurem seu canal, com a palavra-chave seu vídeo aparecerá na busca.

Em grande parte, as palavras-chaves são usadas em títulos de vídeos, descrições e tags, portanto, devem ser colocadas palavras que tenham uma coerência com o conteúdo que você está adicionando na plataforma, caso contrário, pode diminuir seu número de visualizações. É imprescindível que você entenda perfeitamente qual é o seu conteúdo e quais palavras-chaves estão de acordo com aquilo que está no seu canal, pois essas ações criam uma identidade para o seu canal no Youtube.

Por exemplo: Se você tem um canal sobre futebol, não adianta colocar palavras-chaves sobre receitas caseiras de bolo, certo? Isso faz total diferença na hora de potencializar o SEO do seu canal do Youtube. Outra pequena dica, observe os canais concorrentes ou que fazem conteúdo semelhante, pois eles podem estar fazendo algo com técnicas de SEO que você pode achar interessante para o seu canal.

2. Boas Thumbnails atraem público

Investir em boas thumbnails é uma ótima técnica de SEO para Youtube, ao ver uma capa de vídeo bem feita, o usuário tende a entender que o canal é mais profissional. O Youtube sempre coloca alguma parte do vídeo como thumbnail, de forma automática, mas isso não é legal para o seu canal, pois isso demonstra falta de interesse em fazer um conteúdo elaborado para a plataforma.

É díficil dizer que você nunca clicou em um vídeo só de ver a thumbnail e achar que aquele vídeo seria uma coisa incrível, né? Os outros devem pensar exatamente a mesma coisa das suas thumbnails. É sempre bom entender quais capas de vídeo estão em alta e saber como replicar aquilo de maneira personalizada para o seu canal.

3. Boas descrições são necessárias

Descrições bem feitas são chamadas para o vídeo e, novamente, traz profissionalismo ao seu canal. Ser simples, objetivo e direto são características importantes para ter uma boa descrição. Detalhe bem o que seu vídeo quer passar para chamar mais atenção do usuário do Youtube, as informações escritas devem informar e engajar todo o seu conteúdo na plataforma de maneira simples. As informações da descrição são ótimas para trazer o público que procurou palavras-chave em sua busca dentro da plataforma ou fora dela.

4. Compartilhamento

Distribuir seu conteúdo para outros lugares é tão importante quanto fazê-lo. Colocar linkagens que levem às redes sociais ou textos de blogs são bons para que você seja visto mais vezes. Uma técnica SEO para youtubers bastante usada é adicionar seu vídeo em diversas playlist do seu canal, para que as pessoas que estão visitando o seu canal siga vendo seus vídeos de forma automática por conta das playlist. Isso aumenta bastante o engajamento do seu canal, mas não se esqueça de divulgar em diversas plataformas, não se limite apenas ao Youtube.

5. Títulos para vídeos no YouTube

Fazer títulos para vídeos no Youtube pode parecer tarefa fácil, mas é bem mais difícil fazer isso de forma correta e que engaje o público. O título do vídeo é o aspecto mais importante para quem está criando e para quem está usando a plataforma. Lembra das palavras-chaves? Pois então, elas são importantes técnicas de SEO para Youtube neste ponto, ao saber quais palavras são buscadas e de que modo elas se encaixam no seu canal, você deve adicioná-las ao seu título. Com um bom título formulado, é bem provável que o Youtube veja potencial no seu conteúdo e entregue ele para mais usuários da plataforma.

Para quem se interessa por SEO para Youtube, o Método Sirius é perfeito para você que pensa em ganhar reconhecimento de forma rápida. Eles disponibilizam diversas lives e conteúdos que te ajudam a entender como crescer na internet.

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *